Clique e assine por apenas 5,90/mês

Os 10 carros mais beberrões testados por QUATRO RODAS em 2018

Fizemos um ranking com os modelos que registraram os maiores consumos entre os que passaram por nossas páginas neste ano; esportivos alemães são maioria

Por Thais Villaça - Atualizado em 27 dez 2018, 13h18 - Publicado em 27 dez 2018, 09h04

Eficiência é um dos temas mais discutidos atualmente pela indústria automotiva. Os carros estão ficando cada vez mais econômicos, combinando tecnologias inovadoras para deixar as idas ao posto de combustível mais espaçadas.

Isso é tão verdade que mesmo modelos de caráter esportivo, cuja preocupação ambiental e econômica inexiste, estão ficando menos “gastões”. Ao formular a lista dos dez carros mais beberrões testados por QUATRO RODAS em 2018, por exemplo, constatamos que nenhum ficou abaixo de 7 km/l.

Confira a lista e atenção: vale reforçar que esta é uma retrospectiva específica deste ano, por isso só estão presentes modelos testados entre janeiro e dezembro. Modelos testados em anos anteriores não foram considerados.

9º e 10º Porsche 718 Boxster GTS e Volvo XC60 T5 R-Design – 8,66 km/l

Clássico esportivo conta com motor de 365 cv de potência Leo Sposito/Quatro Rodas
SUV traz sistema de condução semiautônoma
Combinação entre peso de 1.926 kg e motor 2.0 de 254 cv resulta em alto consumo Christian Castanho/Quatro Rodas

Empate entre um esportivo clássico e um SUV médio: Porsche 718 Boxster GTS e Volvo XC60 T5 na versão R-Design, ambos com média de 8,66 km/l. O impressionante desempenho do 2.5 turbo de 365 cv do alemão só é prejudicado pelo alto consumo. Com 1.926 kg e motor 2.0 de 254 cv, o sueco também entra na lista.

8º Jaguar F-Type P300 – 8,4 km/l

Promessa era de grande eficiência antes do lançamento do F-Type Divulgação/Jaguar

Com os 300 cv de potência gerados por seu motor 2.0, o Jaguar F-Type P300 também entrou na relação dos carros menos econômicos testados em 2018. Antes do lançamento, porém, a marca afirmava que uma das novidades do modelo era sua grande eficiência. Os números dizem outra coisa, com consumo de 8,4 km/l.

6º e 7º Audi RS 3 Sedan e Audi RS Q3 – 8,3 km/l

Audi RS 3 Sedan
É o segundo modelo na lista equipado com o elogiado 2.5 cinco cilindros de 400 cv Christian Castanho/Quatro Rodas
Audi RS Q3
SUV também tem motor 2.5, mas em versão mais defasada de 340 cv Marco de Bari

Mais um empate, desta vez com carros da mesma marca, mas categorias completamente diferentes – apesar de serem dois modelos preparados pela divisão esportiva RS. Os Audi RS 3 Sedan e RS Q3 trazem sob o capô o 2.5 turbo de cinco cilindros, mas o sedã tem 400 cv e o SUV, 340 cv. Independentemente de categoria, ambos bebem bem: fazem 8,3 km/l.

5o Toyota Camry V6 – 8,2 km/l

Sedã é o único modelo de origem japonesa a entrar na lista Christian Castanho/Quatro Rodas

Único representante das marcas japonesas na lista, o Toyota Camry é equipado com um V6 3.5 com 310 cv de potência, mesmo que os concorrentes entrem na onda do downsizing. Apesar de moderno, o motor é aspirado, e a ausência do turbo compromete o consumo, que ficou em 8,2 km/l.

Continua após a publicidade

4o Mercedes-Benz S 560 – 7,9 km/l

Motor V8 tem desempenho à altura, mas cobra seu preço Christian Castanho/Quatro Rodas

Motores V8 são notórios por diversos aspectos positivos, mas o alto consumo sempre acaba sendo um problema. Com um V8 4.0 biturbo de 469 cv, o Mercedes-Benz S 560 tem desempenho condizente com o requinte entregue no modelo, mas cobra seu preço na bomba de combustível, fazendo 7,9 km/l.

3BMW X3 M40i – 7,8 km/l

Alto desempenho e alto consumo marcam a versão de topo do X3 Leo Sposito/Quatro Rodas

O mesmo raciocínio do S 560 se aplica à versão topo de linha do SUV BMW X3 M40i. Alto luxo, alto desempenho, alto consumo. O motor 3.0 turbo entrega 360 cv e um prazer enorme ao dirigir, mas o registro no teste instrumentado foi de apenas 7,8 km/l.

2o  Mercedes-AMG E 63 Sedan – 7,4 km/l

Mercedes-Benz Actros e Mercedes-AMG e 63 S
O surpreendente Mercedes-Benz E 63 S Christian Castanho/Quatro Rodas

Para rodar apenas 7,4 km com um litro de gasolina, o carro precisa ser fora de série. E é isso que a Mercedes-AMG entrega com o E 63 Sedan. Tanto que o colocamos ao lado de um caminhão para fazer a matéria da qual tiramos os números de teste – não por desempenho, claro, mas pela tecnologia embarcada. Com seu V8 4.0 de 612 cv, porém, ocupou a vice-liderança do nosso ranking de carro mais gastões.

1o Ford Mustang GT – 7,1 km/l

Mustang leva o título de carro mais gastão testado em 2018 Christian Castanho/Quatro Rodas

O icônico Ford Mustang tem desempenho brilhante, porém recebeu o troféu de carro mais beberrão de 2018, rodando 7,1 km/l. Mas com um V-oitão de 466 cv de potência sob o capô que emite um belo ronco, a conta no posto talvez seja a última coisa na mente do motorista.

Os menos econômicos (com gasolina)

Posição Modelo Consumo Urbano (km/l)
Ford Mustang 7,1
Mercedes-AMG E 63 Sedan 7,4
BMW X3 M40i 7,8
Mercedes-Benz S 560 7,9
Toyota Camry V6 8,2
Audi RS 3 8,3
Audi RS Q3 8,3
Jaguar F-Type P300 8,4
Porsche 718 GTS 8,66
Volvo XC60 T5 8,66

 

Continua após a publicidade
Publicidade