Novos tempos: Jaguar terá F-Type 2.0 e SUV elétrico no Brasil

Versão de entrada do esportivo terá motor turbo com start-stop para reduzir o consumo de combustível

Versão inicial do F-Type 2.0 se chamará P300

Versão inicial do F-Type 2.0 se chamará P300 (Divulgação/Jaguar)

Durante o lançamento do E-Pace, modelo mais barato da Jaguar no Brasil, a fabricante confirmou a chegada do elétrico I-Pace e do novo F-Type ao país, junto com uma inédita versão com motor quatro cilindros 2.0.

O propulsor da família Ingenium já é usado em outros modelos do grupo, como o Land Rover Evoque, Jaguar XE e o próprio E-Pace. No F-Type ele será calibrado para gerar 300 cv, suficientes para que o cupê – segundo a fabricante – acelere de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

A vantagem do propulsor, o primeiro desenvolvido pela própria Jaguar Land Rover, é a maior eficiência energética e menor consumo de combustível.

Escapamento central único é a maior diferença visual do F-Type 2.0 para as outras versões

Escapamento central único é a maior diferença visual do F-Type 2.0 para as outras versões (Divulgação/Jaguar)

Esse valor é somente um décimo de segundo mais lento que o valor divulgado pela Jaguar para o F-Type V6 de 340 cv (5,3 s). A diferença tímida acontece porque, apesar de ter 40 cv a menos, o motor 2.0 é mais leve, permitindo à versão de entrada emagrecer 52 kg.

As saídas centrais do ar-condicionado ficam escondidas quando a climatização é desligada

As saídas centrais do ar-condicionado ficam escondidas quando a climatização é desligada (Divulgação/Jaguar)

O propulsor mais leve também melhorou o equilíbrio de massas no F-Type, que em outras versões precisa lidar com o enorme peso do motor dianteiro e com a traseira mais leve.

Faróis totalmente em LEDs são a maior novidade externa do novo F-Type

Faróis totalmente em LEDs são a maior novidade externa do novo F-Type (Divulgação/Jaguar)

A fabricante também teve um cuidado especial com o sistema de escape do carro, projetado para emitir um ronco à altura do F-Type. Normalmente motores de baixa cilindrada têm um som mais abafado, e a presença do turbo acaba limitando ainda mais sons graves.

Novo sistema multimídia permite até integração com câmeras GoPro

Novo sistema multimídia permite até integração com câmeras GoPro (Divulgação/Jaguar)

O F-Type 2.0 chegará ao mercado este ano para ser a nova versão de entrada do esportivo, que no Brasil parte de R$ 537.793 com o motor V6 3.0 de 380 cv.

A novidade virá acompanhada da primeira reestilização do modelo. As mudanças discretas incluem faróis totalmente em LEDs, novos para-choques e a inclusão de um sistema multimídia mais moderno.

Elétrico para milionários

O I-Pace é o primeiro veículo totalmente elétrico da Jaguar Land Rover

O I-Pace é o primeiro veículo totalmente elétrico da Jaguar Land Rover (Divulgação/Jaguar)

A fabricante aproveitou a oportunidade para confirmar também a venda do I-Pace no Brasil. O primeiro carro elétrico da história da Jaguar Land Rover tem lançamento estimado entre o final de 2018 e início de 2019.

O perfil baixo da carroceria aproveita a distribuição de peso dividida por igual entre os eixos

O perfil baixo da carroceria aproveita a distribuição de peso dividida por igual entre os eixos (Divulgação/Jaguar)

O SUV é equipado com dois motores elétricos cuja potência combinada é de 400 cv. O mais impressionante, no entanto, são os 71 mkgf de torque entregues de forma quase instantânea.

O interior do I-Pace conta com elementos exclusivos e trocou o comando do câmbio por botões no console central

O interior do I-Pace conta com elementos exclusivos e trocou o comando do câmbio por botões no console central (Divulgação/Jaguar)

Isso permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos – mais rápido que o F-Type V6 de 380 cv (4,9 segundos). Segundo a Jaguar, a autonomia das baterias é de 480 km, sendo que 80% da carga pode ser obtida após 40 minutos em um recarregador rápido.

A empresa afirmou que não há previsão de preços para o modelo, mas adiantou que o modelo deve se equiparar ao Range Rover. Atualmente o modelo topo de linha da Land Rover parte de R$ 567.400.

Uma possível isenção fiscal por parte do Rota 2030 pode reduzir o preço do modelo, mas a Jaguar não conta com isso. “Não podemos ficar esperando a decisão do governo. Logo depois que colocamos o I-Pace em nosso site, já apareceram clientes interessados no modelo”, afirmou Vinícios Frata, gerente de produtos da Jaguar Land Rover do Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s