Novo Toyota Prius C é hatch híbrido que pode te salvar em um apagão
O Aqua, como é chamado no Japão, conta com nova bateria duas vezes mais potente, garantindo uma autonomia de quase 38 km/l
A segunda geração do Toyota Prius C será lançada exclusivamente para o Japão, onde é chamado de Aqua. Além de uma nova bateria que dá suporte ao sistema híbrido, o novo hatch da Toyota também traz novidades que foram feitas pensando nesse mercado, mas que seriam de grande ajuda em qualquer parte do mundo.
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Começando pela mecânica, onde o Toyota Aqua (vamos chamá-lo assim por conveniência) terá motor 1.5 aspirado da família Dynamic Force trabalhando junto com um motor elétrico. Mas a estrela do conjunto é a nova bateria de níquel-hidrogênio de alta potência, que chega a ser até duas vezes mais eficiente que sua antecessora, segundo a Toyota.
A nova célula permite que o híbrido registre consumo médio de até 37,8 km/l. Isso porque a nova bateria possibilita que o veículo atinja velocidades maiores antes de acionar o motor a combustão. Além disso, a nova plataforma TNGA-B também ajuda a melhorar a eficiência de combustível em cerca de 20%.
Todas as versões do novo Aqua, exceto a mais básica, terão o modo Confort Pedal, que nada mais é do que um freio regenerativo com atuação mais intensa, como a presente em carros puramente elétricos. Ele não só diminui a frequência com que o motorista precisa recorrer ao pedal de freio, como deixa o carro mais responsivo e regenera a energia da bateria mais rápido.
Pensando em uma forma de auxiliar os japoneses em situações de desastre natural, por exemplo, o veículo conta com uma tomada AC de 100V com 1500W de potência, que pode fornecer energia. Este recurso, normalmente associado a EVs puros, não chega a abastecer uma casa inteira como ocorre com a Ford F-150 Lightning, mas permitirá que o Aqua alimente aparelhos elétricos durante um blackout.
A opção de tração nas quatro rodas, pela primeira vez implementada na família Prius, também ajudará o motorista a conduzir nas estradas com neve durante o inverno.
Dentro da cabine, a principal evolução está na distância entre eixos 5 cm maior, o que garante um pouco mais de espaço para quem viaja atrás. Os bancos da frente têm ajustes elétricos e são revestidos com couro sintético, e a central multimídia tem tela touchscreen de 10,5 polegadas.
Na parte de segurança, o Aqua conta com a mais recente edição do Toyota Safety Sense, que agora também ajuda a prevenir colisões que ocorrem ao dobrar esquinas em cruzamentos. Além disso, também equipam o carro controle de cruzeiro, assistente de permanência de faixa e controlador de aceleração repentina.
O Aqua também estreia o Toyota Teammate Advanced Park em um modelo compacto da marca. Esse assistente de estacionamento assume controle total do veículo na hora de estacionar e ainda é capaz de identificar objetos que estão na frente ou atrás do carro.
Ao todo, o Toyota Aqua tem quatro versões, todas com opção de tração dianteira ou integral. Os preços variam entre $1.980.000 ienes (cerca de US$ 18.000 ou R$ 94.500) e $2.598.000 ienes (US$ 23.600 ou R$ 123.900).
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