Lamborghini revela o Urus, SUV superesportivo de 650 cv
Movido por um motor V8 4.0 biturbo, utilitário (!!) vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos
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A Lamborghini finalmente apresentou o Urus. O segundo utilitário esportivo da história da marca (o primeiro foi o LM002) nasceu como carro-conceito no Salão de Pequim de 2012.
Desde então, a marca liberou vários teasers e poucas informações até confirmar (em 2013) seu lançamento para o fim de 2017.
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Eis que o final de 2017 chegou e o Urus definitivo finalmente dá as caras. É movido por um V8 4.0 biturbo – uma evolução do conjunto de oito cilindros em V utilizado em modelos da Audi e Bentley.
Futuramente, haverá uma versão híbrida do SUV.
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Com 650 cv e 86,7 mkgf de torque máximo, o Urus acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e precisa de 12,8 segundos para ir de 0 a 200 km/h, segundo a Lamborghini. A velocidade máxima informada pela fabricante é de 305 km/h.
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A potência é levada às rodas por uma transmissão automática de oito velocidades controlada de forma eletro-hidráulica.
A divisão de torque entre os eixos é de 40/60, sendo que é possível transferir até 70% do torque para as rodas dianteiras e 87% para as rodas de trás.
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São oferecidos seis modos pré-programados de condução: Strada, Sport, Corsa, Neve, Terra e Sabbia. Os três primeiros são voltados para pisos asfaltados, seja em estradas (Strada) ou pistas (Corsa).
Os outros três alteram a altura livre do solo e realizam outras modificações para trafegar na neve, terra ou areia (Sabbia). Há ainda um sétimo modo personalizável chamado Ego.
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As linhas do Urus são obviamente inspiradas nos superesportivos da Lamborghini. Mesmo assim, o SUV é alto e imponente, medindo 5,11 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 1,64 metro de altura.
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A distância entre-eixos de 3,03 metros é maior do que os 2,90 metros do Cayenne e os 2,99 metros do Q7, indicando que o Urus deve ser mais espaçoso do que estes modelos. Seu peso é menor do que os 2.200 kg do Cayenne Turbo.
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O Urus é construído sob a plataforma MLB Evo, compartilhada com alguns utilitários esportivos do Grupo Volkswagen, como os novos Porsche Cayenne, Audi Q7 e Bentley Bentayga.
A cabine do SUV é bem acabada para um veículo de luxo, mas aproveita peças de modelos Audi, como o volante e controles de ar-condicionado.
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Chama a atenção o fato do Urus adotar a primeira geração do painel digital da empresa, ao invés de sua versão mais moderna, utilizada em modelos bem mais simples, como o recém-lançado Volkswagen Polo.
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Durante o lançamento do hatch, executivos da VW destacaram que o painel digital do Polo, (chamado de Active Info Display) é uma evolução do Virtual Cockpit da Audi – este usado pelo Urus.
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A empresa alemã diz que a maior diferença é a opção de colocar imagens, como o mapa do GPS, integralmente na tela de TFT. Nos Audi – e, possivelmente, no Urus -, itens como velocímetro e conta-giros estão sempre aparentes.