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Novo Ford Focus é apresentado pela primeira vez

Hatch continuará com o câmbio Powershift, mas seu futuro no Brasil é incerto

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 9 jan 2018, 15h43 - Publicado em 22 dez 2017, 18h21
Ford Focus 2019 camuflado
Imagem divulgada pela Ford mostra o novo Focus com a carroceria definitiva escondida por adesivos Divulgação/Ford

A boa notícia: a Ford divulgou a primeira imagem oficial do novo Ford Focus, que será lançada no ano que vem.

A má notícia: a quarta geração do hatch médio ainda aparece com camuflagem colorida. Tudo porque sua primeira aparição em público será durante o Salão de Genebra, em março.

  • Pelo menos a camuflagem permitem ver as novas linhas do Focus. A grade hexagonal está mantida, mas em posição mais baixa e os faróis assumiram formato triangular. Os faróis de neblina foram colocados em posição mais elevada

    O capô ganha vincos mais pronunciados e o para-brisa mais vertical dá a impressão de que o capô está mais longo do que antes. A linha de cintura deixou de ser reta para acompanhar o para-lama traseiro mais encorpado.

    Efeito de luz e sombra realçam os volumes na lateral da carroceria
    Projeção mostra como deverá ficar a traseira do novo Focus Projeção Du Oliveira/Quatro Rodas

    Essas mudanças também foram feitas pensando em otimizar a aerodinâmica do hatch.

    O futuro Focus será mais bem equipado, com itens como a central SYNC 3, instalada acima das saídas de ar-condicionado centrais. Em outras palavras, seguirá o estilo do EcoSport e do Ka 2019.

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    Outros novos equipamentos são o alerta de mudança involuntária de faixa e os faróis full-led.

    Novo Ford Focus
    Capô que parece mais longo é uma das características mais marcantes da quarta geração do Focus Du Oliveira/Quatro Rodas

    Na Europa, o novo Ford Focus será oferecido com o motor 1.0 3 cil. EcoBoost e com o novo 1.5 EcoBoost, também de três cilindros, além de um 2.0 aspirado.

    Vale dizer que o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas será mantido.

    Futuro incerto no Brasil

    A Ford ainda não decidiu o que fazer com o Focus fabricado na Argentina. No Brasil, hatches médios são as novas vítimas dos SUVs compactos e perdem participação ano após ano.

    Contudo, são as vendas do modelo na Argentina que justificam sua produção local atualmente.

    O que já está certo é que o hatch médio não receberá o motor 1.5 3 cil. TiVCT de 137 cv, nem o câmbio automático de seis marchas. Ambos estrearam no EcoSport 2018 em substituição ao motor 1.6 sigma e ao câmbio Powershift.

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