Novo Ford Focus é apresentado pela primeira vez
Hatch continuará com o câmbio Powershift, mas seu futuro no Brasil é incerto
A boa notícia: a Ford divulgou a primeira imagem oficial do novo Ford Focus, que será lançada no ano que vem.
A má notícia: a quarta geração do hatch médio ainda aparece com camuflagem colorida. Tudo porque sua primeira aparição em público será durante o Salão de Genebra, em março.
Pelo menos a camuflagem permitem ver as novas linhas do Focus. A grade hexagonal está mantida, mas em posição mais baixa e os faróis assumiram formato triangular. Os faróis de neblina foram colocados em posição mais elevada
O capô ganha vincos mais pronunciados e o para-brisa mais vertical dá a impressão de que o capô está mais longo do que antes. A linha de cintura deixou de ser reta para acompanhar o para-lama traseiro mais encorpado.
Essas mudanças também foram feitas pensando em otimizar a aerodinâmica do hatch.
O futuro Focus será mais bem equipado, com itens como a central SYNC 3, instalada acima das saídas de ar-condicionado centrais. Em outras palavras, seguirá o estilo do EcoSport e do Ka 2019.
Outros novos equipamentos são o alerta de mudança involuntária de faixa e os faróis full-led.
Na Europa, o novo Ford Focus será oferecido com o motor 1.0 3 cil. EcoBoost e com o novo 1.5 EcoBoost, também de três cilindros, além de um 2.0 aspirado.
Vale dizer que o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas será mantido.
Futuro incerto no Brasil
A Ford ainda não decidiu o que fazer com o Focus fabricado na Argentina. No Brasil, hatches médios são as novas vítimas dos SUVs compactos e perdem participação ano após ano.
Contudo, são as vendas do modelo na Argentina que justificam sua produção local atualmente.
O que já está certo é que o hatch médio não receberá o motor 1.5 3 cil. TiVCT de 137 cv, nem o câmbio automático de seis marchas. Ambos estrearam no EcoSport 2018 em substituição ao motor 1.6 sigma e ao câmbio Powershift.