Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Fiat Progetto 363: veja fotos, informações e mais sobre o SUV do BBB

Presentinho para o vencedor do Big Brother Brasil 21, o novo SUV da Fiat teve seu visual revelado. QUATRO RODAS preparou um guia para conhecê-lo a fundo

Por Eduardo Passos Atualizado em 4 Maio 2021, 21h59 - Publicado em 4 Maio 2021, 15h32
Fiat Progetto 363
Eis o novo SUV da Fiat, provisoriamente batizado de Progetto 363 Divulgação/Fiat

Após muito suspense, a Fiat finalmente apresentou seu novo carro. O Progetto 363 ainda não tem nome definitivo, mas esse é um dos únicos mistérios que faltam a respeito do seu SUV, convidado surpresa no último almoço dos brothers durante o último dia do BBB.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Em relação ao nome oficial, a marca anunciou que fará uma enquete online para ecolher entre os nomes Fiat Tuo, Fiat Domo e Fiat Pulse. O resultado do nome mais votado será revelado nos próximos dias.

Mas você pode dar sua opinião aqui também:

Serão alguns meses até que tudo seja definido e, finalmente, o modelo chegue às lojas. Enquanto isso, QUATRO RODAS reuniu todas as informações que sabemos para que você se mantenha por dentro do novo carro. 

Design do Fiat Progetto 363

Visão traseira do novo Fiat Progetto 363
Visão traseira do novo Fiat Progetto 363 Divulgação/Fiat

O Progetto 363 inaugura uma inédita plataforma veicular batizada de MLA. Segundo a marca, a nova plataforma produzida em Betim (MG), aumenta os níveis de performance, robustez e conforto e vai elevar ainda mais os resultados de segurança dos novos produtos, e permite a adoção de novos sistemas.

Mas a Fiat ainda não detalhou como isso pode ter mudado tanto o carro e suas dimensões a ponto de não considerá-lo um SUV do Argo.

  • O SUV compacto da Fiat optou, naturalmente, por seguir a linha do irmão hatch, reaproveitando detalhes como as portas e mantendo mesma ordem de grandeza em suas dimensões. Para diferenciá-los, entretanto, o projeto 363 ganhou dianteira e traseira exclusivas além de maior vão livre, entre outros detalhes.

    Fiat Progetto 363 Detalhes Farol
    Faróis são full-led e DRLs se destacam na parte superior da peça, logo abaixo do friso metálico que atravessa a dianteira Divulgação/Fiat

    Ao longo dos testes de rua, o para-choques dianteiro sempre se destacou, principalmente pelos grandes nichos dos faróis de neblina. Ao mesmo tempo, detalhes como a grade frontal, frisos e faróis principais full-led (com DRLs) expressaram clara inspiração da nova Fiat Strada no resultado final. Obviamente os protótipos rodavam camuflados em vias públicas, mas o 363 volta e meia surgia com dose extra de disfarce no capô, alimentando especulações certeiras.

    No fim das contas, o carro confirmou a informação de que o capô seria recuado, ao estilo do Renault Fluence, com a porção dianteira inferior se projetando em relação à tampa. Doses extras de estilo também vieram pela altura maior (afinal de contas, é um SUV) e uso de leds e mais tons de pintura ao longo do veículo.

    Motores e desempenho do Progetto 363

    Motor-GSE-T3-1.0-Turbo 2
    Três vistas do novo motor 1.0 GSE Turbo, chamado de T3 Divulgação/Fiat

    A dianteira também atraiu olhares por conta, justamente, do que não se vê. O Fiat Progetto 363 estreará o motor GSE T3, um 1.0 turbo com três cilindro e 12V.

    Continua após a publicidade

    A unidade de potência ganhou até uma linha exclusiva de produção em Betim (MG), ao lado do 1.3 turbo T4, usado na nova Fiat Toro, novo Jeep Compass e no futuro Jeep Grand Commander.

  • Conforme apurado por QUATRO RODAS, espere 128 cv (gasolina) ou 131 cv (etanol) de potência e 21 kgfm de torque nos modelos equipados com a unidade 1.0. A transmissão será automática, com um novo câmbio CVT fabricado pela Aisin.

    O segredo do desempenho recorde passa por engenhosidades como cabeçote redesenhado e, além de quatro válvulas por cilindro, a presença do sistema MultiAir de terceira geração comandando de modo variável as peças.

    Por fim, há injeção direta que bicos que otimizam o spray de combustível na câmara de combustão e turbo de baixa inércia, com o compressor (caixa fria) mais próximo do coletor de admissão a fim de acelerar a resposta do motor. Cereja do bolo, o turbo tem menos lag e maior controle hidrodinâmico graças ao coletor de escape integrado ao cabeçote e novo wastegate eletrônico.

    O novo 1.0, entretanto, não será a única opção do projeto, uma vez que os modelos de entrada contarão com transmissão manual de cinco marchas e o mesmo 1.3 aspirado de 109 cv do Argo. O câmbio automático será opcional nesses casos.

    Interior do Progetto 363

    Jeep Compass 2022 80 anos (2)
    Com exceção de detalhes na saída de ar e no console central (onde haverá, por exemplo, alavanca do freio de mão), Fiat 363 seguirá o Jeep Compass no estilo interno divulgação/Jeep

    Por dentro, o SUV será como um modelo de entrada do novo estilo que começa a predominar na dupla Fiat e Jeep. Além do volante já apresentado, há vários pontos em comum com o novo Compass 2022, como o friso cromado que atravessa o painel.

    Volante Fiat 363
    Volante do carro já havia sido apresentado reprodução/Fiat

    O Progetto 363 também oferecerá a nova central multimídia Uconnect 5, com novo hardware capaz de torná-la mais ágil e responsiva, com touchscreen de 8,4’’ ou 10,1’’ de qualidade parecida com smartphones. Além das duas opções de tela da central, haverá painel de instrumentos análogico ou a mesma versão digital do Compass intermediário, com 7,5’’.

  • O destaque, entretanto, fica por conta da capacidade de conectividade do carro, aproveitando a exaltada parceria da finada FCA (hoje absorvida pela holding Stellantis) com Tim e Amazon.

    Fruto disso, o Progetto 363 se conectará por conta própria à rede 4G brasileira e será capaz de criar um hotspot Wi-Fi aos ocupantes. A função é completada pela capacidade do carro em funcionar como um gigante cartão de crédito, pagando itens como pedágio, abastecimento e drive-thrus através da carteira virtual Fiat Cart. Em parceria com a Visa, não há necessidade de nenhuma ação do condutor, a não ser confirmar a transação pela central.

    Preço do Progetto 363

    Novo Fiat Progetto 363 lateral
    Há mais um concorrente na guerra dos SUVs compactos Globoplay/Reprodução

    As versões mais baratas do Projeto 363 terão preço inicial na faixa dos R$ 80.000, superando os R$ 100.000 mas sem adentrar o terreno do SUV cupê que a Fiat prepara 2022, provisoriamente chamado de projeto 376.

    A estratégia será o inverso da adotada pela VW com Nivus e T-Cross: em vez de o SUV cupê ser mais barato, ele será mais caro na linha Fiat. O 376 terá preço ao redor dos R$ 120.000. Também será maior: espere entre-eixos ao redor dos 2,60 m (o 363 mantém os 2,52 m do Argo), pois não pode se aproximar tanto dos 2,64 m do Jeep Compass.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

    Continua após a publicidade
    Publicidade