Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo SUV da Fiat será revelado em partes e terá “função cartão de crédito”

Websérie interativa será responsável por revelar novos detalhes do Progetto 363 — provável estreante da parceria entre Fiat, Tim e Amazon

Por Eduardo Passos Atualizado em 22 mar 2021, 17h50 - Publicado em 5 mar 2021, 17h21
Suv do argo
Novo SUV da Fiat usará plataforma do Argo e será dado ao vencedor do BBB 21 Du Oliveira/Quatro Rodas

Cada vez mais perto de ser anunciado, o novo SUV da Fiat ganhou um site especial para revelar, aos poucos, seus detalhes ao público. Tratado pela fabricante italiana como Progetto 363, o utilitário será exibido aos poucos, com participação popular.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

Para isso, o 363 estrelará uma websérie própria, com cinco episódios. Ao longo de cada capítulo, serão revelados detalhes estéticos, técnicos e tecnológicos. A ordem de cada item, entretanto, fica a cargo dos visitantes, que têm enquete à disposição.

Marcado para 13 de março, o primeiro episódio tem quatro possibilidades de tema: “Segurança + Robustez”, “Performance”, “Conectividade” e “Design”. Além disso, a Fiat promete revelar outros detalhes em ações no Big Brother Brasil 21, cuja final também deve marcar a apresentação do carro, que será dado como prêmio ao campeão do reality.

Conectividade

FCA recorreu ao 4G da Tim para implantar seu novo serviço de conectividade
FCA recorreu ao 4G da Tim para implantar seu novo serviço de conectividade Leo Lara/Fiat

Um dos episódios mais aguardados diz respeito às funções tecnológicas do Progetto 363, já que o carro deve estrear a parceria entre Fiat e Tim no mundo de Internet das Coisas.

Além do suporte a Android Auto e Apple Carplay, o carro trará chip eSIM embarcado, capaz de centralizar informações e se comunicar, via 4G, com o mundo externo. Ao mesmo tempo, a Amazon oferecerá plataforma para tratamento de dados e assistência ao motorista.

Desse modo, por exemplo, será possível visitar um drive-thru da rede McDonald’s sem nem sequer colocar a mão no bolso, com a cobrança feita diretamente em uma carteira virtual vinculada ao carro e ao motorista. O mesmo deve valer para pedágios, estacionamentos e outros serviços, transformando o SUV em um grande cartão de crédito com rodas, com apoio da operadora Visa.

Fiat Cart ganhou um "+" no nome e até mesmo elementos gráficos, mas não há certeza quanto à aprovação da marca
Fiat Cart ganhou um “+” no nome e até mesmo elementos gráficos, mas não há certeza quanto à aprovação da marca Arte/Quatro Rodas

O sistema de pagamentos da Fiat já está quase pronto, mas vêm encarando problemas por conta de seu nome. Inicialmente batizado de “Cart”, o serviço foi contestado por outras empresas de nome semelhante e a Stellantis precisou mudá-lo para “Cart +”. O registro definitivo, entretanto, carece de julgamento.

Impasse parecido é sobre o batismo do carro, que até agora traz seu código de fábrica no RG: ainda que a Fiat tenha entrado com pedidos de registro dos nomes “Revo”, “Pulse”, “Tuo”, “Nord” e “Domo”, alguns desses já estão em uso, sugerindo uma estratégia de despiste dos italianos.

Continua após a publicidade
Idealizado por estudantes da Bahia, o Fiat Tuo não é exatamente um SUV
Idealizado por estudantes da Bahia, o Fiat Tuo não é exatamente um SUV Reprodução/Internet

Curiosamente, um concurso de design apoiado pela própria Fiat em 2020 teve a apresentação do fictício Fiat Tuo que, na verdade, se tratava de um serviço de aluguel de carros por assinatura.

Questionados por QUATRO RODAS, os estudantes baianos idealizadores do projeto e do nome negaram que a montadora tenha solicitado autorização para aproveitá-lo.

O que já se sabe

FIAT PROJETO 363
Progetto 363 vem circulando cada vez mais pelas ruas brasileiras Thiago Dantas/Quatro Rodas

Concorrente do Volkswagen Nivus, o novo SUV compacto da Fiat já roda camuflado em testes públicos e dá, aos poucos, maiores detalhes do seu visual.

Pensando justamente na concorrência, o modelo será equipado com câmera frontal, provavelmente destinada a recursos como assistente de estacionamento — além de usos futuros pela parceria com Tim e Amazon, como gravação do percurso no trânsito.

Sob o capô, o novo carro marcará a estreia do motor 1.0 12V GSE Turbo da família Firefly. Com injeção direta, ele terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm. A transmissão será sempre automática do tipo CVT. 

As versões mais baratas, enquanto isso, receberão o motor 1.3 8V Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm com opção extra de câmbio manual de cinco marchas.

Prazo apertado

Com final marcada para 4 de maio, o Big Brother Brasil marcará uma espécie de pré-estreia do modelo, dado que a Fiat pretende iniciar suas vendas apenas em meados do segundo semestre.

Um dos motivos para o atraso é a grave escassez de matéria-prima na indústria automotiva, principalmente em relação a chips e componentes eletrônicos. No caso do Progetto 363, a situação se torna ainda mais delicada por conta de sua eletrônica embarcada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade