Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo Bronco Raptor tem 405 cv e supera qualquer Ford no fora-de-estrada

"Melhor Ford off-road de todos", novo Bronco Raptor eleva preparo a níveis extremos e usa motor 3.0 biturbo que estará na próxima geração da Ranger

Por Eduardo Passos Atualizado em 24 jan 2022, 14h10 - Publicado em 24 jan 2022, 14h05

Juntando o que tem de melhor em termos de off-road e esportividade, a Ford abriu a semana apresentando o novo Ford Bronco Raptor. Muito além da estética com um quê de Mad Max, o “superjipe” da Ford ainda traz motor exclusivo e mecânica profundamente modificada.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A fabricante não tem dúvidas de que o Bronco Raptor é seu melhor veículo para off-road extremo, e não à toa sua inspiração foi a Ultra4 — competição fora-de-estrada que inclui escalada de paredões e condições de fazer inveja a qualquer rali. 

Motor 3.0 da nova Ranger

Preproduction model with available equipment shown. Available Summer 2022
Motor 3.0 biturbo será usado na próxima geração da Ranger Raptor e traz intercooler e admissão dimensionados para temperaturas extremas Divulgação/Ford

O novo Bronco é o terceiro Ford Raptor, fazendo companhia às versões extremas da F-150 e da Ranger. Ao contrário das picapes, entretanto, o jipe traz motor 3.0 Ecoboost biturbo — que será usado na nova geração da picape média —, capaz de exceder os 405 cv mas ainda sem dados oficiais de performance.

Novo eixo traseiro maximiza o contato dos pneus com o solo
Novo eixo traseiro semiflutuante maximiza o contato dos pneus com o solo Divulgação/Ford

O bloco do motor V6 é feito de ferro vermicular, que reduz o peso e aumenta a durabilidade. A transmissão automática de 10 marchas foi feita com a bênção da Ford Performance, que também ajudou na criação do escape do Bronco Raptor.

Em fibra de vidro e poliéster, capô tem entradas de ar para maximizar o arrefecimento do motor
Em fibra de vidro e poliéster, capô tem entradas de ar para maximizar o arrefecimento do motor Divulgação/Ford

Além de dutos do mesmo comprimento, há sistema de válvulas ativas que permite o motor roncar em quatro timbres e volumes diferentes, conforme os modos de condução Normal, Sport, Quiet (silencioso) e Baja.

Mesmo sem o teto, Bronco Raptor mantém barra na coluna B para preservar rigidez torcional
Mesmo sem o teto e portas, Bronco Raptor mantém barras nas coluna B e C para preservar rigidez torcional Divulgação/Ford

Como potência não é tudo no barro, o carro ganhou reforço nas colunas B e C, que aumentaram a rigidez torcional da carroceria em 50%. A mecânica é protegida por escudos de alta resistência, semelhante ao aço especial usado na construção do novo Bronco.

Mais largo do que nunca

Suspensão tem 33 cm de curso — 60% a mais que o Bronco convencional
Suspensão tem 33 cm de curso — 60% a mais que o Bronco convencional Divulgação/Ford

Evidentemente mais largos, os novos eixos do Bronco Raptor alargaram sua bitola em 22 cm. Eles são obviamente mais robustos, assim como o novo cardã e a caixa de transferência que, na reduzida, tem relação de 67,7:1.

Continua após a publicidade

Todo o exterior é feito de peças resistentes a choques
Todo o exterior é feito de peças resistentes a impactos. Portas são removíveis Divulgação/Ford

O conjunto de suspensão elevou o vão livre do Ford a cerca de 33 cm, utilizando sistema de amortecimento ativo da Fox para se ajustar conforme o terreno centenas de vezes por segundo.

Rodas podem utilizar beadlocks para murchar pneus sem que esses destalonem
Rodas podem utilizar beadlocks para murchar pneus sem que esses destalonem Divulgação/Ford

Os pneus todo-terreno foram feitos sob medida pela BFGoodrich, e as rodas de aro 17 têm suporte a beadlocks, caso seja necessário esvaziar o conjunto para escaladas extremas.

Interior luxuoso ao gosto do freguês

Painel do Ford Bronco Raptor
Painel do Ford Bronco Raptor Divulgação/Ford

Segundo o gerente de design do projeto, o interior Bronco Raptor foi feito com base “no que sabemos que um jipeiro extremo quer em um veículo desse”. Isso inclui, pelo jeito, quadro de instrumentos de 12’’ e volante exclusivo, com comandos específicos para trilhas junto aos botões tradicionais.

Botões inferiores controlam ajuste de suspensão e funções
Botões inferiores controlam ajuste de suspensão e funções “trilheiras” Divulgação/Ford

O modelo sai de fábrica com bancos que envolvem bem os ocupantes e trazem cobertura vinílica para limpeza mais fácil — estratégia semelhante à do chão do jipe, que é emborrachada e pode ser lavada sem riscos.

Acabamento é luxuoso mas preparado para ambientes hostis
Acabamento é luxuoso mas preparado para ambientes hostis Divulgação/Ford

Ao contrário de outros modelos, a Ford usou a sua nova central multimídia de 12’’ na horizontal. Ela serve para exibir a visão 360º formada pelas câmeras externas e comandar a música no sistema de som premium da Bang & Olufsen.

Caixas de roda e para-lamas são exclusivos da linha Raptor
Para-lamas, maçanetas e suporte de estepe são exclusivos da linha Raptor Divulgação/Ford
Compartilhe essa matéria via:

Para controlar a ansiedade de quem já quer um Ford Bronco Raptor, a marca prepara uma fila de espera mista, que dará preferência àqueles que tem pedidos atrasados do modelo normal. Mas a espera não será muito longa: o “melhor off-road” da Azul Oval chegará às lojas no meio do ano, ainda sem preço divulgado.

Modo Baja altera calibração do motor para reduzir o lag do turbo e maximizar corridas pelo deserto
Modo Baja altera calibração do motor para reduzir o lag do turbo e maximizar corridas pelo deserto Divulgação/Ford

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês