Donos de Edge e Fusion sofrem com água no motor. Ford sabia do problema
Entrada de água no motor afeta um lote de motores de Edge e Fusion em todo o mundo e, sabendo do problema, Ford ainda cobrou clientes
![Fumaça branca pelo escapamento é principal sintoma do problema](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Fusion-169.jpg?quality=70&strip=info&w=963&h=542&crop=1)
São inúmeros os benefícios ao utilizar o mesmo motor em vários modelos vendidos em diferentes partes do mundo, como ocorre com propulsor 2.0 EcoBoost de 248 cavalos, utilizado no Brasil pelo Edge, Fusion, Bronco Sport e, futuramente, a nova Maverick.
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Mas no caso do lote 910, identificado por uma etiqueta localizada próximo ao reservatório do líquido de arrefecimento, na lateral da tampa do cabeçote do motor, o problema é que os veículos fundem o 2.0 com quilometragens variadas — problema corrente no Brasil e no mundo. Ou seja, a falha pode ocorrer com veículos pouco ou muito rodados, como revela os membros do grupo de WhatsApp com mais de 50 participantes que relatam problemas com o motor.
Entre os proprietários está o engenheiro e administrador de empresas Marcelo Roberto de Araújo, de Ponta Grossa (PR), dono de um Fusion SEL 2.0 EcoBoost 2018. “Percebi a falha ao notar uma fumaça branca que saía do escapamento, seguida da perda de potência do veículo com redução no nível do líquido de arrefecimento presente no reservatório.
![Image Marcelo Araújo foi cobrado R$ 20.000 pela troca do motor de seu Fusion:](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Image.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na concessionária me apresentaram o orçamento de R$ 32 mil pela substituição completa do motor sem nenhuma justificativa,” conta Marcelo. Não obter uma solução por parte das concessionárias é comum, como relata o representante comercial Nadjamy Amarante, de João Pessoa (PB), dono de um Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2017. “Meu carro está parado na concessionária desde o dia 11 de novembro e preciso dele para trabalhar. Simplesmente pedem para esperar mas não me dizem nada do que está acontecendo,” conta Nadjamy.
![FordFusionTitanium2019-2 Traseira perdeu o friso cromado que ligava as duas lanternas](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/fordfusiontitanium2019-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na rede de concessionárias Ford o problema é conhecido, como revela o Boletim Técnico de Serviço 20-2066, distribuído para as concessionárias brasileiras em 10 de junho do ano passado e em 19 de dezembro de 2019 para as concessionárias norte-americanas.
No informativo, a montadora alerta para o problema que “alguns veículos Edge 2015-2018 e Fusion/Escape/Kuga 2017-2019, equipados com motor 2.0L EcoBoost, podem apresentar baixo nível de líquido de arrefecimento, fumaça branca pelo escape e/ou condição de funcionamento irregular com ou sem luz de advertência de mau funcionamento (MIL) acesa”.
Como solução para a falha, recomenda-se seguir “as etapas do procedimento de serviço para substituir o conjunto do motor completo”, diz o boletim. Para entender a causa do problema, consultamos o engenheiro mecânico, mecatrônico e perito judicial André Antônio Dantas, de São Paulo (SP), que alerta para a falha de fabricação.
![PHOTO-2021-12-08-14-19-47 Identificação do lote 910, alvo do problema ao redor do mundo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/PHOTO-2021-12-08-14-19-47.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O problema com os motores Ecoboost do lote 910 são de falhas de fabricação, uma vez que há a mesma reclamação em todos os mercados onde é comercializado. Até onde se observam os relatos, houve uma modificação nos canais de arrefecimento do bloco situados entre os cilindros, o que deixou as paredes frágeis, gerando trincas e permitindo que o fluido de arrefecimento vaze para dentro dos cilindros, causando falhas de funcionamento e de arrefecimento que podem levar à quebra do motor,” explica André.
![Image (2) Danos na junta do cabeçote são os prováveis culpados da entrada de água no cilindro](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Image-2.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Questionada sobre a falha, a Ford disse que, após análise de cada um dos casos, haverá contato com os proprietários em busca de solução. Resposta da Ford na íntegra:
“Após a análise de cada caso, identificamos os chassis correspondentes. Nosso time de pós-vendas entrará em contato com os clientes para solução do tema.”
O povo reclama
“Após voltar de uma viagem percebi o carro soltando muita fumaça pelo escapamento e com a luz da injeção acesa. Ao levar o carro para a concessionária me passaram o diagnóstico da água do arrefecimento no segundo cilindro e que seria necessário a troca do conjunto completo do motor”. Edinei Pereira, empresário, Curitiba (PR), dono de um Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2017.
“A água do líquido de arrefecimento estava sumindo e quando o motor estava frio eu percebia uma grande quantidade de fumaça branca saindo pelo escapamento. Ao apresentar todas as evidências do problema encontrado no lote 910, eles decidiram trocar o motor. No total, fiquei 40 dias sem carro para o problema ser resolvido. ”Maurício Souza da Silva, médico, Rio de Janeiro (RJ), dono de um Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2018.
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![capa_752_insta-1 capa](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/capa_752_insta-1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)