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Rivian R1T: Ford embolsa US$ 8 bi com sucesso de rival da F-150 elétrica

Após investir em startup, Ford lucra com sucesso da Rivian R1T — uma das maiores rivais do principal lançamento elétrico e que fez disparar ações da marca

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 jan 2022, 19h12 - Publicado em 21 jan 2022, 18h09

Ao mesmo tempo que investe pesado na F-150 Lightning, a Ford também investe em uma das maiores rivais, literalmente. A tradicional montadora havia colocado cerca de US$ 800 milhões na novata Rivian, e multiplicou por dez essa aposta.

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Os dados foram publicados em balanço financeiro recente da Ford, que tem a Rivian R1T como uma das maiores ameaças à F-150 elétrica. Jogando em duas frentes, a Azul Oval agora tem cerca de US$ 8 bilhões para embolsar, dada a imensa valorização das ações da Rivian com o sucesso instantâneo de seu primeiro modelo.

A Rivian R1T

Modelo excede as 3 toneladas, sobe paredões e vai de 0 a 100 km/h em tempo de superesportivo
Modelo excede as 3 toneladas, sobe paredões e vai de 0 a 100 km/h em tempo de superesportivo (Divulgação/Rivian)

Apresentada em 2018, a Rivian R1T é uma das caminhonetes grandes elétricas que vêm, aos poucos, dominando o segmento mais lucrativo do mercado americano. Aproveitando o atraso da Tesla Cybertruck, a empresa californiana começou as entregas do modelo no final de 2021, conquistando prêmios da imprensa local.

Com dois motores em cada eixo, a picape é capaz de entregar aproximadamente 843 cv e 132,5 kgfm. Não surpreende que mesmo pesando 3.100 kg, a gigante vá de 0 a 100 km/h em cerca de 3 s.

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Feita para chegar e permanecer no mato, a R1T usa as baterias para alimentar qualquer tipo de objeto elétrico
Feita para chegar e permanecer no mato, a R1T usa as baterias para alimentar qualquer tipo de objeto elétrico (Divulgação/Rivian)

Muito desse peso vem das baterias de até 135 kWh, que garantem alcance de até 500 km com uma única carga. No ano que vem, um pacote de 180 kWh estenderá o alcance para 640 km.

Modelo tem comprimento de Hilux, largura de Ram 1500 e peso de Hyundai HR carregado
Modelo tem comprimento de Hilux, largura de Ram 1500 e peso de Ram 2500 (Divulgação/Rivian)

Com um motor alimentando cada roda, as combinações de tração são amplas e dispensam caixa de transferência ou qualquer outro mecanismo de transmissão. Em modo off-road, a picape altera em questão de milissegundos a tração enviada a cada roda, ao mesmo tempo que a suspensão ativa ajusta sua rigidez e elevação.

Gear Tunnel: nicho de ponta a ponta serve para guardar skis, varas de pesca e qualquer outro objeto comprido sem usar a caçamba
Gear Tunnel: nicho de ponta a ponta serve para guardar skis, varas de pesca e qualquer outro objeto comprido sem usar a caçamba (Divulgação/Rivian)

Só para o barro são quatro modos. Um deles é o Off-Road Rock Crawl, feito para subir pedras e obstáculos aparentemente impossíveis. Também há o Off-Road Rally, com vetorização de torque trabalhando intensamente, e o Off-Road Drift, no qual o controle de tração é reduzido e as rodas recebem tração desigual conforme a manobra, a fim de fazer a R1T sair de frente ou traseira.

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Suspensão adaptativa lida com todo tipo de terreno
Suspensão adaptativa lida com todo tipo de terreno (Divulgação/Rivian)

Conforto de SUV na estrada

Pensando nas viagens cotidianas, a Rivian — que recebeu investimentos da Amazon para criar um veículo elétrico de entregas — preparou um interior que parece um “grande móvel de madeira”. Isso significa que o painel é repleto de madeira à moda do novo luxo, sem verniz ou lixamento e com imperfeições em alto relevo. Tudo ecologicamente correto, assim como o couro vegano dos assentos.

Interior é luxuoso mas discreto, inspirado no design minimalista de casas modernas
Interior é luxuoso mas discreto, inspirado no design minimalista de casas modernas (Divulgação/Rivian)

Além da cabine dupla e da caçamba, há um imenso porta-objetos entre as duas partes, que atravessa a carroceria de ponta a ponta e forma, literalmente, um túnel, feito para objetos como skis, varas de pesca e outros acessórios compridos. Ao todo, há 1.755 l de capacidade, incluindo o porta-malas sob o capô.

Obviamente não falta automação veicular, com 10 câmeras, 12 sensores ultrassônicos e quatro radares alimentando o sistema que dirige a picape em rodovias, a estaciona sozinho e prevê acidentes.

Estilo Tesla: até os comandos de ar-condicionado são feitos pela central multimídia
Estilo Tesla: até os comandos de ar-condicionado são feitos pela central multimídia (Divulgação/Rivian)

Não surpreende que o investimento da Ford tenha dado certo. Com o bônus do “bilhete premiado” na mão, quem teve a brilhante ideia poderá adquirir unidades de sobra da Rivian R1T, que está à venda entre US$ 67.500 e US$ 73.000.

Alto-falantes do carro são removíveis
Alto-falantes do carro são removíveis (Divulgação/Rivian)

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A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
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