Novo Bronco Raptor tem 405 cv e supera qualquer Ford no fora-de-estrada
"Melhor Ford off-road de todos", novo Bronco Raptor eleva preparo a níveis extremos e usa motor 3.0 biturbo que estará na próxima geração da Ranger
![Assinatura luminosa do novo Ford Bronco Raptor é tons de âmbar](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_06.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Juntando o que tem de melhor em termos de off-road e esportividade, a Ford abriu a semana apresentando o novo Ford Bronco Raptor. Muito além da estética com um quê de Mad Max, o “superjipe” da Ford ainda traz motor exclusivo e mecânica profundamente modificada.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A fabricante não tem dúvidas de que o Bronco Raptor é seu melhor veículo para off-road extremo, e não à toa sua inspiração foi a Ultra4 — competição fora-de-estrada que inclui escalada de paredões e condições de fazer inveja a qualquer rali.
Motor 3.0 da nova Ranger
![2022 Bronco Raptor Exterior Preproduction model with available equipment shown. Available Summer 2022](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_details_02.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo Bronco é o terceiro Ford Raptor, fazendo companhia às versões extremas da F-150 e da Ranger. Ao contrário das picapes, entretanto, o jipe traz motor 3.0 Ecoboost biturbo — que será usado na nova geração da picape média —, capaz de exceder os 405 cv mas ainda sem dados oficiais de performance.
![2022 Ford Bronco Raptor Novo eixo traseiro maximiza o contato dos pneus com o solo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_20.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O bloco do motor V6 é feito de ferro vermicular, que reduz o peso e aumenta a durabilidade. A transmissão automática de 10 marchas foi feita com a bênção da Ford Performance, que também ajudou na criação do escape do Bronco Raptor.
![2022 Bronco Raptor Exterior Em fibra de vidro e poliéster, capô tem entradas de ar para maximizar o arrefecimento do motor](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_details_04.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além de dutos do mesmo comprimento, há sistema de válvulas ativas que permite o motor roncar em quatro timbres e volumes diferentes, conforme os modos de condução Normal, Sport, Quiet (silencioso) e Baja.
![2022 Ford Bronco Raptor Mesmo sem o teto, Bronco Raptor mantém barra na coluna B para preservar rigidez torcional](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_21.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como potência não é tudo no barro, o carro ganhou reforço nas colunas B e C, que aumentaram a rigidez torcional da carroceria em 50%. A mecânica é protegida por escudos de alta resistência, semelhante ao aço especial usado na construção do novo Bronco.
Mais largo do que nunca
![2022 Bronco Raptor Exterior Suspensão tem 33 cm de curso — 60% a mais que o Bronco convencional](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_details_10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Evidentemente mais largos, os novos eixos do Bronco Raptor alargaram sua bitola em 22 cm. Eles são obviamente mais robustos, assim como o novo cardã e a caixa de transferência que, na reduzida, tem relação de 67,7:1.
![2022 Ford Bronco Raptor Todo o exterior é feito de peças resistentes a choques](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_16-e1643043847312.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O conjunto de suspensão elevou o vão livre do Ford a cerca de 33 cm, utilizando sistema de amortecimento ativo da Fox para se ajustar conforme o terreno centenas de vezes por segundo.
![2022 Bronco Raptor Exterior Rodas podem utilizar beadlocks para murchar pneus sem que esses destalonem](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_details_08.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os pneus todo-terreno foram feitos sob medida pela BFGoodrich, e as rodas de aro 17 têm suporte a beadlocks, caso seja necessário esvaziar o conjunto para escaladas extremas.
Interior luxuoso ao gosto do freguês
![2022 Bronco Raptor Interior – Black Onyx Painel do Ford Bronco Raptor](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_-Black-Onyx_01.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Segundo o gerente de design do projeto, o interior Bronco Raptor foi feito com base “no que sabemos que um jipeiro extremo quer em um veículo desse”. Isso inclui, pelo jeito, quadro de instrumentos de 12’’ e volante exclusivo, com comandos específicos para trilhas junto aos botões tradicionais.
![2022 Bronco Raptor Interior – Rhapsody Blue Botões inferiores controlam ajuste de suspensão e funções](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_-Rhapsody-Blue_01.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O modelo sai de fábrica com bancos que envolvem bem os ocupantes e trazem cobertura vinílica para limpeza mais fácil — estratégia semelhante à do chão do jipe, que é emborrachada e pode ser lavada sem riscos.
![2022 Bronco Raptor Interior – Black Onyx Acabamento é luxuoso mas preparado para ambientes hostis](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_-Black-Onyx_03.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ao contrário de outros modelos, a Ford usou a sua nova central multimídia de 12’’ na horizontal. Ela serve para exibir a visão 360º formada pelas câmeras externas e comandar a música no sistema de som premium da Bang & Olufsen.
![2022 Ford Bronco Raptor Caixas de roda e para-lamas são exclusivos da linha Raptor](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_14.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para controlar a ansiedade de quem já quer um Ford Bronco Raptor, a marca prepara uma fila de espera mista, que dará preferência àqueles que tem pedidos atrasados do modelo normal. Mas a espera não será muito longa: o “melhor off-road” da Azul Oval chegará às lojas no meio do ano, ainda sem preço divulgado.
![2022 Ford Bronco Raptor Modo Baja altera calibração do motor para reduzir o lag do turbo e maximizar corridas pelo deserto](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-Ford-Bronco-Raptor_12-e1643043796212.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
![Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (2) Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Quatro-Rodas-753-janeiro-2022-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)