Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Mercedes-AMG GT 63 SE Performance tem tecnologia de F1 e mais de 800 cv

Primeiro híbrido esportivo da Mercedes-AMG chega em 2023 e já é um dos mais potentes feitos pela marca alemã

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 1 fev 2022, 15h14 - Publicado em 2 set 2021, 09h56
Mercedes-AMG GT 63 E Performance Lands With 831 HP
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A Mercedes chutou o balde e apresentou uma versão ainda mais potente do AMG GT de quatro portas. O GT 63 SE Performance é o primeiro híbrido entre seus carros de rua criado, basicamente, para correr ainda mais.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Com 842 cv e impressionantes 142 kgfm, o cupê de quatro portas só não é mais potente que o superesportivo Project One (com motor de Fórmula 1). A origem desses números está tanto no motor V8 4.0 biturbo quanto no motor elétrico instalado no eixo traseiro, integrado a uma transmissão de duas velocidades com trocas feitas eletronicamente e um diferencial eletrônico traseiro de deslizamento limitado.

Mesmo sendo um híbrido plug-in, não espere ótimos números de autonomia do GT SE Performance 63. Segundo a Mercedes, todo o sistema elétrico foi pensado para elevar o desempenho ao máximo. É por isso que tem modestos 12 km de autonomia elétrica. Mesmo assim, seu consumo médio de combustível é de 11,6 km/l, bom para um veículo com essa proposta e tão potente.

Continua após a publicidade

Mas o que importa é isso: ele vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em menos de 10 s. Já a velocidade máxima é de 316 km/h.

Mercedes-AMG GT 63 E Performance Lands With 831 HP
Como se não bastasse a potência do V8, o cupê tem também um gerador de partida acionado por correia com 14 cv. (Divulgação/Mercedes-Benz)

Quem também brilha é a bateria de alta performance e 6,1 kwh. Ela entrega uma potência contínua de 70 kWh e chega ao pico de 150 kWh. A bateria tem ainda um carregador de 3,7 kw integrado, inspirado na tecnologia dos carros de Fórmula 1, e projetado para deixar a recuperação da energia mais rápida.

Mercedes-AMG GT 63 E Performance Lands With 831 HP
A Mercedes confirmou um tempo de 0 a 100 km/h de “apenas” 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h abaixo dos 10. Já a velocidade máxima é de 316 km/h. (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Outra característica interessante sobre a bateria está no seu sistema de resfriamento. Um líquido de refrigeração de alta qualidade corre junto com outro não condutor, resfriando todas as 560 células individualmente e garantindo que elas sempre trabalhem na temperatura ideal de 45° C. Ao todo, 14 litros de fluidos percorrem continuamente o sistema.

Para lidar com um carro tão grande e rápido, a AMG equipou o GT Performance 63 com freios cerâmicos, com discos dianteiros de 420 mm e pinças de seis pistões. Na traseira, os discos são de 308 mm e as pinças têm um pistão. De fábrica, todas as versões virão com o AMG Ride Control, que ajusta a suspensão em três modos: Sport, Sport Plus e Control. A suspensão é a ar multicâmara com controle de nível automático.

Mercedes-AMG GT 63 E Performance Lands With 831 HP
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Ao todo, o motorista terá acesso a sete modos diferentes de condução: Elétrico, Confort, Sport, Sport+, Race, Individual e Slippery. Esse último, que pode ser traduzido como escorregadio, é ideal para dias chuvosos com asfalto molhado. Nele, a potência do motor é reduzida e a curva de torque fica plana, além disso, todos os ajustes da direção elétrica e do freio regenerativo são desativados para facilitar a pilotagem no piso com pouca aderência.

Continua após a publicidade

Para o design exterior, a Mercedes seguiu a linha do modelo padrão. Os spoilers dianteiros estão mais parecidos com os do AMG GT de duas portas, enquanto na traseira o que se destaca é o emblema de identificação e a entrada para o carregamento plug-in.

Mercedes-AMG GT 63 E Performance Lands With 831 HP
Em seu primeiro híbrido plug-in, a Mercedes-AMG não poupou esforços e fez um dos mais potentes carros da história da marca (Divulgação/Mercedes-Benz)

As saídas de ar ficaram um pouco maiores e estão voltadas para o centro do carro. Já as novas rodas de liga leve são aro 20 e 21 com duas opções de cores. Para a lataria, são quatro acabamentos com pintura fosca, cinco metálicos e dois não metálicos. A Mercedes também destaca os pacotes de personalização AMG Night Package II e a combinação do Night Package e Carbon Package, que dão mais estilo ao cupê.

Mercedes-AMG GT 63 E Performance
O interior totalmente em couro com as opções de cor marrom sienna, vermelho clássico, azul iate, branco profundo e cinza neva. (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Na cabine, destaque para o sistema multimídia MBUX. No painel central é possível checar o funcionamento do sistema elétrico, o consumo de energia, torque e as temperaturas da bateria e do motor elétrico. Na tela central, gráficos mostram o fluxo de potência de todo o sistema de acionamento, rpm, torque, entre outros números. Há ainda uma tela opcional para os passageiros do banco de trás, que transmite informações como torque e potência do motor elétrico.

Mercedes-AMG GT 63 E Performance
Os modos de direção são escolhidos através de um botão giratório e cada um tem uma cor personalizada (Divulgação/Mercedes-Benz)

O GT 63 SE Performance só começa a ser vendido em 2023 e o preço inicial ainda não foi divulgado. Para o marketing, a empresa tenta uma estratégia interessante. O rapper e produtor musical americano, will.i.am, integrante do grupo Black Eyed Peas, foi escolhido como embaixador e apresentou o carro ao lado do piloto Lewis Hammilton durante o evento de lançamento.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Quatro Rodas

Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
Clique e Assine
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.