Mégane R.S ganha versão de despedida que marca o fim da Renault Sport
Versão Ultime tem detalhes visuais que homenageiam a divisão esportiva e mantém motor 1.8 turbo de 300 cv do Mégane R.S Trophy
Em maio de 2021 a Renault anunciou que estaria passando o bastão da sua divisão esportiva para a Alpine. Porém, o comunicado veio bem ‘seco’, sem nenhum modelo de despedida ou série especial.
Agora, mais de um ano depois da mudança de gestão, a montadora francesa anuncia, enfim, o último modelo a ostentar o logo da Renault Sport. Quem ganhou essa honra foi um dos mais emblemáticos carros da marca: O Renault Mégane R.S, que ganha a sua versão definitiva e limitada, Ultime.
Ela é baseada na atual versão Trophy e repete suas especificações. O motor é o mesmo 1.8 turbo de 4 cilindros de 300 cv e 42,80 kgfm. A transmissão poderá ser manual de seis marchas ou automática de sete, essa que terá dupla embreagem EDC, mas apenas para o mercado europeu.
O esportivo ainda terá diferencial mecânico Torsen, freios Brembo, suspensão dianteira com pivôs independentes, o chassi rebaixado, e sistema 4CONTROL esterçamento das quatro rodas, tudo isso para fazê-lo ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 s, de acordo com a Renault.
Por dentro, há vários equipamentos da versão que ele substituirá, como a tela de 9,3’’ com sistema Hi-Fi Bose, painel de instrumentos digital de 10’’, telemetria embarcada do R.S. Monitor, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras 360° para as manobras. Há ainda a possibilidade de incluir teto solar e head-up display à lista.
Se nas especificações não há novidades, o visual pode te deixar mais empolgado. O Ultime ganhou uma série de grafismos em formas de losango, que se espalham pelo capô, portas e teto – se o cliente não optar pelo teto solar.
Na porta direita, junto dos novos decalques, há o número 1976, ano de criação da Renault Sport. O acabamento é em preto fosco para todas as quatro opções de cor da carroceria. O preto aparece também em outros locais, como rodas (incluindo os parafusos), maçanetas, para-choques, difusor traseiro, logos, para-lamas e molduras do vidro.
Os losangos aparecem como adornos na cabine. Os bancos são esportivos do tipo concha e têm acabamento em Alcantara. Claro que, como uma boa versão limitada, o Ultime tem uma placa de identificação, que está localizada próxima a alavanca de câmbio e traz a assinatura do piloto de testes e desenvolvimento do Mégane R.S, Laurent Hurgon, autor dos recordes do modelo nos circuitos de Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.
Limitado em apenas 1.976 – outra homenagem à divisão esportiva – o Mégane R.S Ultime começará a ser vendido no segundo trimestre deste ano, substituindo o Mégane R.S padrão e o Trophy no catálogo da Renault. Sua apresentação oficial acontecerá no Japão, no próximo dia 13, durante o Tokyo Auto Show. Preços e mercados que receberão o esportivo deverão ser divulgados posteriormente.