Lamando GTS é sedã esportivo chinês com mecânica de GTI e preço de Virtus
Sedã maior que um Jetta ganha linha 2026 com motores mais potentes e até uma versão esportiva GTS

A gama de sedãs da Volkswagen à venda na China é enorme e um deles acaba de ser atualizado. Trata-se do Volkswagen Lamando L, fabricado pela joint venture SAIC-VW, e que estreia com uma versão esportiva inédita.
Enquanto as versões convencionais têm novos para-choque dianteiro, grade frontal e elementos cromados na frente e atrás, além de nova base para o para-choque traseiro, o VW Lamando GTS tem elementos exclusivos. Os cromados dão lugar a elementos pretos, a grade muda e há duas saídas de escape. As rodas pretas de aro 19 completam o visual.

O Lamando GTS também é levemente maior: tem 4,79 m de comprimento (1 cm extra), enquanto mantém os 1,83 m de largura, 1,47 m de altura e 2,73 m de entre-eixos – são 5 cm a mais na comparação com o Jetta GLI vendido no Brasil.

O grande destaque da versão GTS está na mecânica. É a única versão com o motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, que era usado no último Golf GTI vendido no Brasil. Este motor está combinado ao câmbio DSG DQ381, com dupla embreagem úmida e sete marchas. A tração é dianteira e a velocidade máxima declarada é de 240 km/h.

As demais versões do VW Lamando L também têm evolução na mecânica. Sai o motor 1.4 TSI de 150 cv, amplamente usado no Brasil, e estreia o 1.5 TSI de 160 cv com os mesmos 25,5 kgfm. Seu câmbio é o DSG DQ200 de sete marchas e a velocidade máxima é de 200 km/h.

O sedã, que na verdade é tratado oficialmente como um liftback, ainda tem mudanças na cabine. Mudaram as telas, que agora tem 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos e 12,9″ para a central multimídia. Esse novo aparelho usa um chip Snapdragon 8155 de alto desempenho e é complementado por um assistente de voz com inteligência artificial (Wenxin e DeepSeek) próprio para o mercado chinês.

Há controle de cruzeiro adaptativo com um conjunto estendido de assistentes eletrônicos, incluindo um sistema avançado de estacionamento automático.

A estreia do novo Volkswagen Lamando acontecerá em agosto, durante o Salão do Automóvel de Chengdu. Os carros de antes desta reestilização custam entre US$ 19.500 e US$ 26.500, ou seja, não passam do equivalente a R$ 148.500 – é praticamente o preço dos VW Virtus mais caros no Brasil.