JAC terá sedã elétrico com mais de 600 km de autonomia no Brasil em 2022
Sedã elétrico é vendido na China como JAC iC5, tem motor de 193 cv e promete até 660 km de autonomia
Apostando no crescimento do mercado de carros elétricos, a JAC Motors tem em sua gama SUVs, hatch, picape, van e até caminhão que abriram mão dos motores a combustão. Em 2022, também terá um sedã elétrico.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O modelo em questão é o JAC iC5, também vendido na China como Si Hao E50A, mas ainda sem nome definido para o Brasil. Na prática, seria posicionado entre os sedãs médios e grandes por conta do porte, ainda que tecnicamente seja um fastback: o vidro traseiro abre junto com a tampa do porta-malas.
O iC5 é derivado do JAC J7, o sucessor do JAC J5 vendido no Brasil, e foi o primeiro carro lançado pela JAC após iniciar parceria com a Volkswagen – agora sua proprietária.
Se a versão a combustão tem motor 1.5 turbo de 148 cv e 21,3 kgfm com possibilidade de ter sistema híbrido leve de 48V, o elétrico recebe motor de 193 cv e 34,7 kgfm. De acordo com a fabricante, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 7,6 s.
No visual, o que difere ambos é o para-choque frontal: o elétrico troca a grade pela portinhola que dá acesso às tomadas de recarga. Os faróis estreitos não mudam, assim como a traseira, que tem barra iluminada interligando as lanternas nos dois carros.
Na cabine, o elétrico tem quadro de instrumentos digital e tela vertical que permite acesso às funções do carro, comanda o ar-condicionado e também os sistemas multimídia.
Porte acima da média
Chama atenção as dimensões do JAC iC5. São 4,76 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 2,76 m, dimensões maiores que as de sedãs médios como Toyota Corolla e Honda Civic, mas ainda é menor que um Toyota Camry ou Honda Accord. O porta-malas tem bons 540 litros de capacidade.
O entre eixos mais longo que o normal permitiu a instalação de um pacote de baterias de 64,5kWh, maior que a de um Chevrolet Bolt (60 kWh). A autonomia é de 530 km em ciclo NEDC. A fabricante ainda divulga um alcance máximo de 660 km, desde que o motorista mantenha os 60 km/h.
Pelo planejamento original da fabricante, o sedã elétrico estrearia no Brasil ainda em 2021, mas seu lançamento ficou para 2022. Na China, seus preços variam entre 23.230 e 27.260 dólares, o equivalente a R$ 141.993 na versão mais cara ao câmbio atual.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital