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Irã poderá ter Renault Kwid nacional e com cara de ‘mini-Renegade’

As duas maiores fabricantes do Irã, IKCO e Saipa, tentam nacionalizar suas próprias versões do Renault Kwid após sanções econômicas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 set 2023, 10h48
Saipa Kwid
 (Automobile Farsi/Reprodução)
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A indústria automotiva do Irã sobrevive de forma curiosa. As duas fabricantes locais, IKCO (Iran Khodro) e Saipa, dominam as vendas e sobrevivem há décadas produzindo projetos antigos de fabricantes sul-coreanas, chinesas e, principalmente, franceses.

Basta lembrar que a IKCO ainda fabrica o mesmo Peugeot 405 que saiu de linha na Europa em 1997 e a Saipa retomou a produção da primeira geração do Renault Logan. Agora, as duas fabricantes estão unidas para tentar fabricar o Renault Kwid no Irã.

ikco-k112
(Khodro Bank/Reprodução)

Sim, tentar. A Renault pretendia fabricar o Kwid no Irã, mas abandonou o projeto no meio do caminho devido às sanções impostas ao país. Agora os iranianos estão concluindo a localização por conta própria. Tanto a IKCO quanto a Saipa já mostraram propostas de como serão suas respectivas versões do Kwid.

ikco-k112
(Khodro Bank/Reprodução)
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A Iran Khodro ainda não definiu um nome, chama o subcompacto de IKCO K112. Seu protótipo foi apresentado em estágio mais avançado, com carroceria real e maquete do interior. Sua frente é completamente diferente do Renault, com a grade com um dente na base, faróis em duas peças e para-choques e lanternas exclusivos.

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O painel, ainda abrutalhado, preservou as saídas de ar redondas nas laterais e o volante, mas é diferente a ponto de os comandos dos vidros elétricos ficarem ao lado da alavanca do câmbio.

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ikco-k112
(Khodro Bank/Reprodução)

O projeto da Saipa, porém, foi apresentado ainda com um mocape bastante rústico. Mas o mais surpreendente é a inspiração no Jeep Renegade na dianteira, com capô mais alto, faróis redondos envolvidos pela moldura da grade e até o para-choque inspirado no SUV. Difícil é dizer de onde veio a inspiração para as lanternas redondas.

IKCO-Saipa-Economy-Car-K112
(asbe-bokhar/Reprodução)
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Pelo menos o protótipo deixa claro que os designers da Saipa não pretendem modificar a carroceria em si, que terá as linhas das portas e teto preservados. Pode ser uma forma de facilitar o compartilhamento de peças com a IKCO.

A iniciativa das duas fabricantes iranianas também inclui nacionalizar o motor três cilindros 1.0 a gasolina, mas com potência entre 70 e 75 cv, combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

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Saipa Kwid
(Automobile Farsi/Reprodução)

Ainda não há data de lançamento definida, mas a IKCO anunciou que exportará seus carros para a Rússia (que também sofre sanções, por conta da Guerra da Ucrânia) a partir do final de 2023 e o IKCO K112 está entre os modelos que serão exportados.

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