Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Irã poderá ter Renault Kwid nacional e com cara de ‘mini-Renegade’

As duas maiores fabricantes do Irã, IKCO e Saipa, tentam nacionalizar suas próprias versões do Renault Kwid após sanções econômicas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 set 2023, 10h48
Saipa Kwid
 (Automobile Farsi/Reprodução)
Continua após publicidade

A indústria automotiva do Irã sobrevive de forma curiosa. As duas fabricantes locais, IKCO (Iran Khodro) e Saipa, dominam as vendas e sobrevivem há décadas produzindo projetos antigos de fabricantes sul-coreanas, chinesas e, principalmente, franceses.

Basta lembrar que a IKCO ainda fabrica o mesmo Peugeot 405 que saiu de linha na Europa em 1997 e a Saipa retomou a produção da primeira geração do Renault Logan. Agora, as duas fabricantes estão unidas para tentar fabricar o Renault Kwid no Irã.

ikco-k112
(Khodro Bank/Reprodução)

Sim, tentar. A Renault pretendia fabricar o Kwid no Irã, mas abandonou o projeto no meio do caminho devido às sanções impostas ao país. Agora os iranianos estão concluindo a localização por conta própria. Tanto a IKCO quanto a Saipa já mostraram propostas de como serão suas respectivas versões do Kwid.

ikco-k112
(Khodro Bank/Reprodução)

A Iran Khodro ainda não definiu um nome, chama o subcompacto de IKCO K112. Seu protótipo foi apresentado em estágio mais avançado, com carroceria real e maquete do interior. Sua frente é completamente diferente do Renault, com a grade com um dente na base, faróis em duas peças e para-choques e lanternas exclusivos.

Compartilhe essa matéria via:

O painel, ainda abrutalhado, preservou as saídas de ar redondas nas laterais e o volante, mas é diferente a ponto de os comandos dos vidros elétricos ficarem ao lado da alavanca do câmbio.

ikco-k112
(Khodro Bank/Reprodução)

O projeto da Saipa, porém, foi apresentado ainda com um mocape bastante rústico. Mas o mais surpreendente é a inspiração no Jeep Renegade na dianteira, com capô mais alto, faróis redondos envolvidos pela moldura da grade e até o para-choque inspirado no SUV. Difícil é dizer de onde veio a inspiração para as lanternas redondas.

Continua após a publicidade
IKCO-Saipa-Economy-Car-K112
(asbe-bokhar/Reprodução)

Pelo menos o protótipo deixa claro que os designers da Saipa não pretendem modificar a carroceria em si, que terá as linhas das portas e teto preservados. Pode ser uma forma de facilitar o compartilhamento de peças com a IKCO.

A iniciativa das duas fabricantes iranianas também inclui nacionalizar o motor três cilindros 1.0 a gasolina, mas com potência entre 70 e 75 cv, combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

Saipa Kwid
(Automobile Farsi/Reprodução)

Ainda não há data de lançamento definida, mas a IKCO anunciou que exportará seus carros para a Rússia (que também sofre sanções, por conta da Guerra da Ucrânia) a partir do final de 2023 e o IKCO K112 está entre os modelos que serão exportados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.