Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

GM ainda pode lançar Astra e Vectra no Brasil… como carros de brinquedo

Nomes que fizeram fama no país jamais poderão ser utilizados novamente pelo fabricante, pelo menos não em escala real

Por Gabriel Aguiar, Rodrigo Ribeiro
15 out 2019, 07h00 • Atualizado em 15 out 2019, 07h00
  • Astra
    Nomes como Astra, Vectra e Corsa estimulam a nostalgia dos fãs (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A Chevrolet fez história ao vender modelos como Astra, Corsa, Meriva, Omega, Vectra e Zafira no Brasil entre os anos 90 e 2000. Só que a marca nunca mais poderá usar esses nomes por aqui.

    O motivo pelo qual todos esses batismos ficaram para os livros de história (ou edições guardadas de QUATRO RODAS) é que agora pertencem ao grupo PSA, atual dona da Opel.

    opel-corsa-2020 (5)
    Nova geração do Corsa conseguiu seguir uma linha de estilo independente do 208 (Divulgação/Opel)

    Consulta feita por QUATRO RODAS constatou que todos os registros dos nomes desses modelos no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) estão em nome da Opel Automobile GMBH, vendida no início de 2017 aos franceses.

    Só que, curiosamente, os registros “Chevrolet Astra” e “Chevrolet Vectra” ainda existem, mas não na categoria “veículos automotores”, mas sim nas de brinquedos ou roupas. Ou seja: novos Astra ou Vectra vendidos aqui pela GM, só em miniatura.

    Continua após a publicidade

    Já nomes como Corsa, Omega e Zafira sequer possuem essa alternativa.

    c40ab039-opel-zafira-life-3
    Furgão de passageiros aproveita o nome da minivan Zafira, que fez sucesso no Brasil (Divulgação/Opel)

    Ao longo dos quase 90 anos sob comando General Motors, o fabricante europeu forneceu uma série de modelos ao país: do Opala a todos os citados lá em cima.

    Desde então, a Chevrolet brasileira apostou por bases mais simples e de outras origens, como a GSV (Cobalt e Spin), desenvolvida em parceria com os coreanos da Daewoo, e GEM (Onix e Onix Plus), criada com os chineses da SAIC.

    Continua após a publicidade
    Concorrentes do VW Gol
    Corsa é o maior expoente de vendas dos Opel com insígnia Chevrolet no Brasil (divulgação)

    Enquanto isso, a Opel passou a utilizar a mesma plataforma de modelos Peugeot e Citroën.

    Exemplo dessas mudanças é que o Corsa é um 208 e a Zafira é um Citroën Jumpy rebatizado. Já os SUVs Crossland X e Grandland X têm alma de 2008 e 3008.

    opel_crossland_x_turbo_-7
    SUV Crossland X, com base PSA, substituiu a Meriva na Europa (Divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Apesar dos registros de patente por aqui, é pouco provável que a Opel retorne ao Brasil – dessa vez como marca própria, ao invés de “emprestar” seus carros à Chevrolet.

    Segundo apuração do repórter Henrique Rodriguez durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, o grupo PSA pretende fortalecer as marcas já atuantes no país.

    Prova disso é o investimento recém-anunciado pela empresa para produzir na fábrica de Porto Real (RJ) novos modelos de entrada com plataforma modular.

    Peugeot 208 2020
    Novo Peugeot 208 chegará ao Brasil em 2020 (Divulgação/Peugeot)
    Continua após a publicidade

    Com lançamento previsto para 2021, a família – chamada internamente smart car – deverá ter três representantes: um hatch, um sedã compacto e um SUV.

    Ainda não há definição de qual marca será utilizada pelos novatos, que podem chegar às lojas com emblema Citroën para não brigar com os novos 208 e 2008.

    O hatch compacto da Peugeot já estreará na primeira metade do próximo ano e será igual ao modelo vendido na Europa. Só que a produção será na Argentina.

    Sendo assim, restará aos brasileiros ceder à licença poética (outra vez) e aceitar que, o mais próximo que teremos do Corsa por aqui, terá outra marca na grade (ou estará nas prateleiras das lojas de brinquedos).

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.