Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Puma ST é o SUV compacto esportivo que gostaríamos de ter no Brasil

Modelo é tão pequeno quanto um EcoSport, mas é mais refinado e recebeu a mesma mecânica do Fiesta ST

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 set 2020, 07h00
2021-Ford-Puma-ST-European-spec-2
(Divulgação/Ford)

Imagine um Ford EcoSport, mas não com o motor 1.5 de três cilindros aspirado de 137 cv e sim com a versão turbo dele gerando 200 cv. O Ford Puma ST é praticamente isso.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Ainda que não seja maior, o Puma é posicionado como uma alternativa premium ao EcoSport na Europa. A inédita versão ST tem exatamente o mesmo conjunto mecânico do Fiesta ST, o motor 1.5 EcoBoost de 200 cv a 6.000 rpm e 32,6 kgfm (3 kgfm a mais que o Fiesta) entre 2.500 e 3.500 rpm. Este motor, inclusive, está cotado para o Brasil.

2021-Ford-Puma-ST-European-spec-43
(Divulgação/Ford)

O câmbio, sempre manual de seis marchas tem relação de diferencial final mais curta e contribui para o zero a 100 km/h em parcos 6,7 segundos. A velocidade máxima é de 220 km/h.

Continua após a publicidade

A Ford Performance ainda trabalhou o escape para deixar mais nítida a pegada esportiva do Puma, mas o ronco ficou 1 decibel mais baixo que o do Fiesta ST de propósito. Barra estabilizadora e amortecedores exclusivos foram designados, assim como o eixo de torção traseiro 40% mais rígido que o do fiesta.

2021-Ford-Puma-ST-European-spec-38
(Divulgação/Ford)

O diferencial dianteiro tem deslizamento limitado e vetorização do torque. O pacote também inclui rodas aro 19 calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S com desenvolvimento especial para o Ford Puma e que promete respostas da direção 25% mais rápidas e frenagens 17% melhores.

2021-Ford-Puma-ST-European-spec-26
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

A eletrônica cuida dos modos de condução do Puma ST: Normal, Eco, Sport e Track. Além disso, o controle de estabilidade tem três modos de intervenção, normal, com intervenção limitada e desligado. Controle de largada também está incluso.

2021-Ford-Puma-ST-European-spec-19
(Divulgação/Ford)

O visual não foge muito ao de um Puma ST-Line, mas inclui splitter dianteiro integrado ao para-choque, um grande spoiler traseiro e uma peça que simula extrator no para-choque traseiro. A grade tem desenho exclusivo para permitir melhor resfriamento do motor e teto, capa dos espelhos e spoiler são pintados de preto.

2021-Ford-Puma-ST-European-spec-20
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Por dentro, a novidade fica por conta dos bancos Recaro aquecidos, do volante de base plana e da personalização da alavanca de câmbio, das soleiras e do tapete. Ainda tem carregamento sem fio de celulares, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de luminosidade e chuva e central multimídia Sync3 com tela de oito polegadas.

2021-Ford-Puma-ST-European-spec-25
(Divulgação/Ford)

Quer um defeito do Ford Puma ST? Ele custa 28.495 libras no Reino Unido, ou exatamente R$ 200.000 ao câmbio atual. Bem, é quase o mesmo preço do Ford Territory por aqui

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 737 60 anos (2)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.