Clique e assine com até 75% de desconto

Ford revela novo Fiesta ST com motor de três cilindros com 200 cv

Hot hatch tem itens como seletor de modos de condução e tecnologia de desativação de cilindros

Por Vitor Matsubara Atualizado em 24 fev 2017, 13h03 - Publicado em 24 fev 2017, 13h01

A Ford revelou a nova geração do Fiesta ST, poucos dias antes de sua apresentação oficial no Salão de Genebra. A grande novidade está debaixo do capô: sai o 1.6 de quatro cilindros, entra um novo 1.5 de três cilindros (ambos com turbo e injeção direta).

Enquanto o 1.6 anterior produzia 182 cv e 24,5 mkgf, o novo 1.5 EcoBoost de três cilindros chega a 200 cv e torque máximo de 29,6 mkgf. Curiosamente, os números são idênticos aos obtidos pelo Fiesta ST200, versão mais forte do ST da geração anterior.

Lanternas agora são divididas pela tampa do porta-malas
Lanternas agora são divididas pela tampa do porta-malas divulgação/Ford
Design segue as linhas da nova geração do Fiesta
Design segue as linhas da nova geração do Fiesta divulgação/Ford

O novo ST acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, 0,2 segundo mais rápido do que seu antecessor. De acordo com a Ford, o carro será o primeiro veículo tricilíndrico equipado com a tecnologia de desativação de cilindros, reduzindo o consumo de combustível e diminuindo a emissão de poluentes.

Pela primeira vez na história no compacto, o Fiesta ST sairá de fábrica com um seletor de três modos de condução (Normal, Sport e Track), que altera as respostas de motor, ronco do escape, direção, suspensão e controles eletrônicos de acordo com o desejo do motorista.

O câmbio é manual de seis marchas, e a tração dianteira tem o recurso do Torque Vectoring Control, que reduz a tendência ao substerço e as saídas de frente ao tracionar (o chamado esterçamento por torque) ao aplicar a força dos freios na roda do lado interno da curva.

Volante com base achatada tem o logotipo ST
Volante com base achatada tem o logotipo ST divulgação/Quatro Rodas

O interior tem volante com base achatada e bancos Recaro revestidos de camurça. O sistema de áudio tem a grife Bang & Olufsen e integra a terceira geração do SYNC, com tela de oito polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

Bancos esportivos são feitos pela Recaro
Bancos esportivos são feitos pela Recaro divulgação/Quatro Rodas
Hatch tem câmbio manual de seis marchas
Hatch tem câmbio manual de seis marchas divulgação
  • Continua após a publicidade
    Publicidade