Flagra: Ford EcoSport de nova geração surge usando Ka “bombado” como mula

Terceira geração do SUV compacto faz parte de ofensiva da marca para voltar a crescer no país. Planos incluem outros três utilitários

Mula com carroceria do Ka serve para o desenvolvimento do novo EcoSport

Mula com carroceria do Ka serve para o desenvolvimento do novo EcoSport (Fernando Calza/Quatro Rodas)

O estágio do desenvolvimento da nova geração do Ford EcoSport está avançando.

O leitor Fernando Calza fotografou uma das mulas de teste do SUV compacto circulando na rodovia que dá acesso à pista de testes da Ford em Tatuí (SP).

“Mulas” são protótipos que utilizam a carroceria de outros carros adaptadas às dimensões (pelo menos comprimento e largura) do veículo novo.

Trata-se da primeira aparição da terceira geração do modelo no país. O protótipo flagrado usa a carroceria do Ka, mas tem altura maior e bitolas consideravelmente mais altas e largas.

E usar o Ford Ka nesta função faz todo o sentido. O projeto BX755, que dará origem ao novo EcoSport, está sendo tocado usando a mesma plataforma B2E da geração atual do modelo e também do Ka.

Vale observar que o novo EcoSport usará uma versão bem modificada da base B2E do Ka. Quase não haverá peças em comum entre eles, apenas pontos de apoio por onde a carroceria corre na linha de montagem.

Painel do Ford Puma europeu já exibe o quadro de instrumentos digital que estará no EcoSport

Painel do Ford Puma europeu já exibe o quadro de instrumentos digital que estará no EcoSport (Divulgação/Ford)

Contudo, como já está definido desde o início do projeto que o estepe ficará dentro do carro, é mais fácil usar o Ka como mula. O aumento do entre-eixos e a redução da altura total do modelo são outras das premissas do projeto.

O objetivo é aumentar o espaço interno e garantir linhas mais dinâmicas ao SUV compacto. E não ter estepe pendurado na traseira ajuda nessa missão.

Por dentro, uma das novidades será o quadro de instrumentos digital, como o do Puma europeu.

Tanto o Ka como o EcoSport são fabricados em Camaçari (BA), complexo que está responsável pela nova geração do EcoSport. O lançamento está previsto para 2021, já como linha 2022.

O Territory terá motor turbo flex e câmbio CVT no Brasil

O Territory terá motor turbo flex e câmbio CVT no Brasil (Divulgação/Ford)

Até lá, a Ford terá outros SUVs na loja. O primeiro na fila de lançamento é o Territory, que chegará importado da China no ano que vem com motor 1.5 turbo de origem Mitsubishi convertido para flex.

“Baby Bronco” foi revelado a acionistas da Ford

“Baby Bronco” foi revelado a acionistas da Ford (Divulgação/Ford)

Outro que também está na fila é o “baby-Bronco”, também conhecido como “Maverick”, “Bronco Sport” e “Bronco Adventurer”.

Trata-se de um SUV médio com design inspirado na nova geração do Bronco. Seus principais motores serão os 1.5 e 2.0 EcoBoost.

Versão híbrida do Escape tem 202 cv

Versão híbrida do Escape tem 202 cv (Divulgação/Ford)

O terceiro é o Escape, SUV braseado na plataforma do Focus, que chegará ao Brasil apenas em versão híbrida. Ela já foi apresentada, mas só começará a ser vendida nos Estados Unidos nos próximos meses.

Une o motor 2.5 de ciclo Atkinson a gasolina (como o do Fusion Hybrid) com dois motores elétricos, resultando em potência combinada de 202 cv.

 

Com os planos da Ford para encerrar a produção do Fusion em 2021, o Escape poderá se tornar seu principal híbrido no Brasil.

Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s