Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ford EcoSport sai de linha no mundo inteiro sem deixar sucessor

Além de Brasil e Índia, o SUV também deixou de ser produzido em fábrica na Romênia; unidade será responsável pelo novo Puma elétrico

Por Guilherme Fontana Atualizado em 16 mar 2022, 11h54 - Publicado em 15 mar 2022, 15h33

No início de 2021, quando a Ford anunciou o fechamento de fábricas no Brasil, o mercado brasileiro foi o primeiro a se despedir do EcoSport. Depois, foi a vez da Índia, que também encerrou atividades produtivas e, com elas, deixou de produzir o modelo. Agora, com o fim de sua produção na Romênia, o SUV compacto sai de linha globalmente e não deixa sucessor.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90

A fábrica romena de Craiova foi responsável, desde 2017, pelas unidades do Ford EcoSport destinado ao continente europeu. O modelo, porém, já não ia tão bem nas lojas: em 2021 foram vendidas aproximadamente 31.000 unidades do modelo, segundo o site italiano Quattroroute.

Para efeito de comparação, o Ford Puma que é igualmente pequeno, baseado na mesma plataforma, mas é mais equipado e caro, teve mais de 130.000 exemplares vendidos no mesmo período.

Ford EcoSport
Pneu pendurado na traseira sempre foi a marca do Ford EcoSport Divulgação/Ford

A decisão pelo fim definitivo do Ford EcoSport não foi baseada apenas na queda de suas vendas. Isso apenas acelerou outros planos da empresa para iniciar a produção da versão elétrica do Puma na Romênia. Assim, diferentemente de Brasil e Índia, a fábrica de Craiova terá suas atividades não apenas mantidas, mas também modernizadas.

Compartilhe essa matéria via:

O Puma totalmente elétrico ainda está em desenvolvimento e deverá ser apresentado dentro de dois anos. Suas especificações ainda são desconhecidas, mas já se sabe que ele não será produzido sobre a plataforma MEB da Volkswagen, como poderia indicar o acordo firmado em 2018 entre Ford e Volkswagen.

Continua após a publicidade

Ford EcoSport
Versão sem o estepe externo chegou à Europa, aos Estados Unidos e, posteriormente, ao Brasil Divulgação/Ford

Sem sucessor

Genuinamente brasileiro e o precursor dos SUVs compactos, o Ford EcoSport foi apresentado no Brasil em 2003, feito a partir do Fiesta de terceira geração. O estilo de “jipinho”, com direito a estepe pendurado na traseira e tração 4×4, cativou o mercado e o modelo teve altos números de vendas durante anos – até a chegada de seu primeiro concorrente direto, o Renault Duster.

Ford Ecosport, modelo 2006.
Ford Ecosport tinha preço inicial ao redor dos R$ 30.000 Marco de Bari/Quatro Rodas

Ainda destinado exclusivamente ao mercado local, o EcoSport passou por sua primeira remodelação em 2008. Quatro anos depois a segunda geração do modelo é apresentada e, assim, o SUV passa a ser exportado e produzido em outros países. Por fim, passou por uma reestilização, cujo visual durou até o seu fim.

O modelo chegou a ter um sucessor considerado e testado no Brasil usando um Ka como mula – a previsão de lançamento era para 2021. Os planos globais de reorganização da Ford, porém, fizeram com que o desenvolvimento da terceira geração do EcoSport fosse cancelado definitivamente, fazendo com que ele saísse de linha sem deixar um sucessor.

Mula com carroceria do Ka, suspensão elevada e bitola mais larga indicavam o desenvolvimento de um novo EcoSport
Mula com carroceria do Ka, suspensão elevada e bitola mais larga indicavam o desenvolvimento de um novo EcoSport Fernando Calza/Quatro Rodas

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês