Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como no Brasil, Ford fechará fábricas de veículos e motores na Índia

Entre as justificativas estão o prejuízo de US$ 2 bilhões em 10 anos e a baixa participação nas vendas de veículos de passeio

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 set 2021, 12h09
Ford EcoSport
Depois do Brasil, EcoSport também sairá de linha na Índia (Quatro Rodas/Ford)

A Ford anunciou nesta quinta-feira (9) que deixará de produzir veículos e motores na Índia, repetindo a estratégia adotada no início deste ano no Brasil. Assim, também como no mercado brasileiro, a fabricante passa a ser importadora no indiano. Uma das justificativas para a decisão está no acúmulo de perdas operacionais de mais de US$ 2 bilhões nos últimos 10 anos no país.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Segundo a empresa, a primeira unidade a encerrar as atividades será a de Sanand, que produz o Figo (Ka, no Brasil), no quarto trimestre deste ano. A fábrica de Chennai, responsável por produzir o EcoSport exportado para a Argentina e o SUV Endeavour, será desativada em 2022. Cerca de 4.000 funcionários deverão ser afetados, excluindo fornecedores e comércios no entorno das fábricas, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Continua após a publicidade
Ford Figo
Também produzido por lá, o Ford Ka é batizado pelos indianos como Figo (Divulgação/Ford)

“Apesar de nossos esforços, não fomos capazes de encontrar um caminho sustentável para a lucratividade de longo prazo”, disse Anurag Mehrotra, chefe da Ford Índia, referindo-se aos menos de 2% de participação no mercado de veículos de passeio, dominado pelas fabricantes asiáticas. 

“A decisão foi reforçada por anos de perdas acumuladas, excesso de capacidade persistente da indústria e falta de crescimento esperado no mercado de automóveis da Índia”, completou Mehrotra. 

Continua após a publicidade
Ford Figo Sedan
Ford Figo Sedan (Divulgação/Ford)

A empresa apontou ainda que, antes da decisão de encerrar as atividades produtivas locais, considerou alternativas como parcerias e compartilhamento de plataformas. A possibilidade de venda de suas fábricas ainda está em análise e a marca garante os contratos de exportação antes de fechar as portas.

Como no Brasil, a Ford Índia passará a ser uma importadora de veículos. Ou seja, continuará no país oferecendo suporte aos revendedores e aos clientes, e comercializando modelos importados, o que poderá afetar diretamente o posicionamento de preços dos veículos, como ocorreu por aqui.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa quatro rodas 748 agosto 2021

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.