Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ford fechará fábricas no Brasil e EcoSport e Ka saem de linha

Produção nas fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) param imediatamente, mas Troller terá produção até o fim de 2021

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 jan 2021, 20h58 - Publicado em 11 jan 2021, 16h37
Fábrica Ford
(Divulgação/Ford)

A Ford está se transformando em importadora no Brasil. A fabricante norte-americana anunciou nesta tarde no Brasil que encerrará a produção de automóveis e motores no Brasil ao longo de 2021 com o fechamento das fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE).

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Enquanto Taubaté produz motores e transmissões, Camaçari produz o SUV compacto EcoSport e o compacto Ka nas versões hatch e sedã. Na fábrica da Troller, o jipe T4 e sua versão automática, TX4.

Continua após a publicidade

A produção dos Ford será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller, por sua vez, continuará operando até o quarto trimestre de 2021.

Fábrica Ford
Produção do Ka e do EcoSport foi encerrada imediatamente (Divulgação/Ford)

Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. De acordo com a fabricante, as operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.

Continua após a publicidade

Em 2019 a Ford encerrou a produção do hatch Fiesta e também de seus caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e o terreno foi vendido para uma construtora.

Essa movimentação, de acordo com a Ford, fará com que a marca atenda consumidores da América do Sul com “um portfólio empolgante de veículos conectados, e cada vez mais eletrificados, incluindo SUVs, picapes e veículos comerciais, provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados”. Em outras palavras, a Ford atuará como importadora no Brasil.

Continua após a publicidade
Fábrica Troller
Produção da Troller no Ceará para no fim de 2021 (Divulgação/Ford)

“A Ford mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul”, diz a empresa em nota. O Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo serão mantidos.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

Continua após a publicidade

A Ford tem cerca de 5.000 funcionários no Brasil e disse que irá trabalhar em estreita colaboração com sindicatos para chegar a um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção.

Fábrica Ford
(Fábrica Ford/Ford)

Essa movimentação faz parte de uma reestruturação global de US$ 11 bilhões. No Brasil, são aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021. Aproximadamente US$ 1,6 bilhão será relacionado ao impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos.

Continua após a publicidade

Os valores remanescentes de aproximadamente US$ 2,5 bilhões impactarão diretamente o caixa e estão, em sua maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.