Clique e assine com até 75% de desconto

Ford e VW trabalham juntas em SUVs baseados nas novas Amarok e Ranger

Modelos seriam desenvolvidos junto com as novas gerações das picapes para concorrer com Toyota SW4 e Chevrolet TrailBlazer

Por Henrique Rodriguez 16 jan 2020, 10h46
Imagem vazada revela as linhas da nova Ford Ranger Wheels/Internet

O acordo de cooperação firmado entre Ford e Volkswagen em 2018 está evoluindo, inclusive nas operações das duas empresas na América do Sul.

As duas fabricantes já trabalham em conjunto no chamado “Projeto Cyclone“. Mas o que daria origem apenas às novas gerações das picapes Ranger e Amarok com base em uma mesma plataforma também pode dar origem a dois SUVs irmãos.

Amarok SUV
A Volkswagen chegou a cogitar um SUV derivado da Amarok há alguns anos Theophilus Chin/Internet

É o que revela o Autoblog Argentina, que obteve a informação junto a fornecedores das duas fabricantes. Conta-se que os contratos de fornecimento têm previsão para o desenvolvimento de dois SUVs.

Com sete lugares e mais curtos que as picapes equivalentes, os dois SUVs teriam a carroceria montada sobre um chassi comum e a mesma mecânica da picape. São dois concorrentes em potencial para os Toyota SW4, Chevrolet TrailBlazer e Mitsubishi Pajero Sport.

O Ford Everest, SUV derivado da Ranger, foi lançado em 2003 e renovado em 2015 Divulgação/Ford

Isso não é inédito para a Ford Ranger, que deu origem ao Everest, vendido em mercados da Ásia, África e Oceania. Mas para a Amarok é. A Volkswagen chegou a trabalhar no desenvolvimento de um SUV derivado da Amarok, mas desistiu graças às normas de emissões europeias e a baixa rentabilidade para vendê-lo em outros continentes.

  • Agora, com a divisão de obrigações entre as duas fabricantes o projeto tem chance de sair do papel.

    Os modelos derivados do Projeto Cyclone inclusive já têm código interno. A Ranger é conhecida entre os fornecedores como P703, a Amarok J73 e os SUVs compartilham o código U704.

    Continua após a publicidade
    Publicidade