Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Chinesa transforma SUV em picape que carrega menos peso do que um Onix

Ela quer ser uma picape e um SUV ao mesmo tempo, mas acaba não sendo nenhum dos dois

Por Guilherme Fontana 25 fev 2022, 00h04

As picapes, além dos SUVs, ganharam espaço no mercado global nos últimos anos. Assim, para garantirem uma fatia do sucesso, as marcas vivem em busca de diferenciais em um segmento, de certa maneira, limitado. O problema é que algumas passam do ponto, como a chinesa VGV VX7.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Tudo começa com a intenção da desconhecida fabricante VGV em ter um misto de SUV com picape, para mesclar os dois segmentos em alta. Sem ficar satisfeita com a receita da Fiat Toro e da Renault Oroch, com monobloco e dirigibilidade de SUV, criou a picape VX7. Tudo que conseguiu foi se tornar uma forte concorrente da bizarra Yuancheng FX.

VGV VX7
Picape chinesa manteve a mesma porta do SUV de base e tem uma caçamba com laterais altas e angulosas VGV/Divulgação

Ela manteve não apenas o mesmo entre-eixos de 2,80 metros do SUV VGV U75, no qual é baseada, como também toda a carroceria até as portas traseiras. As exclusividades aparecem dali em diante, mas são bem duvidosas, como o ângulo formado pelas laterais da caçamba.

Compartilhe essa matéria via:
VGV VX7
Além de chamativas lanternas, a tampa traseira é inclinada autohome.cn/Reprodução

E não acabou: repare também na inclinação da tampa traseira, sem contar as lanternas, com uma grande faixa que atravessa a traseira de um lado a outro. O formato do vidro traseiro também foge totalmente do convencional em uma picape, por aquilo ali ser uma porta.

Continua após a publicidade

VGV VX7
Caçamba tem bom tamanho, mas capacidade de carga limitada; vidro traseiro foge do convencional VGV/Divulgação

A caçamba, além do acesso à cabine ao fundo, tem mais dois compartimentos no piso para levar pequenos objetos. Há, também, um degrau dobrável que pode ser destacado da tampa traseira. O problema está na baixa capacidade de carga de apenas 330 kg, praticamente a metade oferecida por uma Fiat Strada (650 kg) e menos do que pode levar um Chevrolet Onix (375 kg, o que é pouco).

VGV VX7
Interior tem proposta luxuosa com grandes telas e acabamento caramelo VGV/Divulgação

O interior da VX7 é exatamente o mesmo do SUV U75, com elementos que remetem aos Mercedes-Benz, como a grande tela central (10,1 polegadas) de efeito flutuante. O quadro de instrumentos é digital, representado por uma tela de 10,25 polegadas.

Como não poderia deixar de ser, o conjunto mecânico também vem do SUV. O motor é um 2.0 turbo a gasolina com 224 cv, acompanhado de um câmbio automático de oito marchas e tração dianteira. A velocidade máxima é de 196 km/h, mas a marca não divulgou o tempo que ela leva para acelerar de 0 a 100 km/h.

VGV VX7
Da parte superior da tampa traseira sai um degrau retrátil para facilitar o acesso à caçamba VGV/Divulgação

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas

 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês