Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Onix 2022: tudo sobre preços, versões, motor, consumo e mais

Hatch e sedã Onix Plus compartilham os mesmos motores, transmissões, versões e equipamentos, e até os custos de revisão

Por Eduardo Passos Atualizado em 19 abr 2021, 21h54 - Publicado em 14 abr 2021, 04h00
Visual tem apelo esportivo com spoiler dianteiro e grade preta
Não houve grandes mudanças no Onix entre as linhas 2021 e 2022 Fernando Pires/Quatro Rodas

“Quando o trabalho é bem feito a inveja é pesada”. Talvez seja o que passe pela cabeça dos executivos da Chevrolet neste exato momento, vendo a produção do Onix suspensa.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Após meses de liderança absoluta no ranking de vendas, o modelo precisou ter sua fabricação vitimada pela escassez de suprimentos e agravamento da pandemia para, enfim, ceder a majestade à Fiat Strada.

A GM, entretanto, garante que é um problema temporário e, por isso, preparamos tudo que você precisará saber na hora de adquirir o modelo em suas variantes hatch e sedã.

Em sua linha 2022, o Onix e o Onix Plus ousaram pouco, já que as mudanças profundas vieram no anos anteriores. Mesmo assim, a família representa o processo de aperfeiçoamento da GM desde a época do Celta e Agile. Os erros cometidos serviram de lição para a Chevrolet, a cada ano que passa, buscar refinar seu carro-chefe, atendendo o que entende como anseios do mercado.

Onix Plus Premier 1.0 12V Turbo 2019/2020 faz parte da frota do Longa Duração de QUATRO RODAS
Onix Plus Premier 1.0 12V Turbo 2019/2020 faz parte da frota do Longa Duração de QUATRO RODAS Fernando Pires/Quatro Rodas

O Onix 2022 se destaca por seu design e acabamento adequado ao preço, sempre competitivo mesmo com reajustes. Além disso, a ampla gama de versões e opcionais favorece que o consumidor com poder aquisitivo mais limitado possa equilibrar com precisão suas necessidades e orçamento.

Motores do Chevrolet Onix 2022

Motor 1.0 Turbo gera 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque (com etanol)
Motor 1.0 Turbo gera 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque (com etanol) Christian Castanho/Quatro Rodas

Tudo é válido na hora de manter o preço competitivo. Por isso, a Chevrolet segue optando por apenas um motor em toda a família Onix, incluindo o Onix Plus. Ele tem versão aspirada e turbo. 

Trata-se do Ecotec 1.0, com três cilindros em linha e 12 válvulas, com bloco de alumínio, correia dentada imersa em óleo a fim de reduzir ruídos e uma série de outras medidas que tornaram-no bem aceito no mercado.

  • Na versão aspirada, o 1.0 gera 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque. Essa variante, entretanto, é exclusividade dos modelos de entrada, já que a maioria dos Onix e Onix Plus vendidos utiliza o 1.0 turbo, com 116 cv e 16,8 kgfm.

    O turbocompressor amplia significantemente o desempenho sem sacrificar o consumo, que chega a 17,0 km/l na estrada, com gasolina, com câmbio manual de seis marchas, segundo dados do Inmetro. Vale lembrar que ele tem injeção multiponto, não injeção direta.

    O modelo mais econômico, entretanto, é o Onix Plus 1.0 de 80 cv manual, que atinge 17,7 km/l na estrada e 14,3 km/l em regime urbano. O equivalente hatch marca 13,9 km/l e 16,7 km/l nas mesmas condições.

     Onix 2022: preços e versões

    Versão esportivada RS foi uma das novidades da Chevrolet para o Onix em 2020
    Versão esportivada RS foi uma das novidades da Chevrolet para o Onix em 2020 Fernando Pires/Quatro Rodas

    – Onix 1.0 2022 (R$ 63.430)

    – Onix LT 1.0 2022 (R$ 65.530)

    – Onix AT Turbo 2022 (R$ 68.390)

    – Onix LT Turbo 2022 (R$ 71.130)

    – Onix LTZ Turbo 2022 (R$ 74.690)

    – Onix RS Turbo 2022 (R$ 81.430)

    – Onix Premier Turbo 2022 (R$ 85.430)

     

    – Onix Plus LT 1.0 2022 (R$ 69.060)

    – Onix Plus AT Turbo 2022 (R$ 68.390)

    – Onix Plus LT Turbo 2022 (R$ 76.060)

    – Onix Plus LTZ Turbo 2022 (R$ 79.690)

    – Onix Plus Premier Turbo 2022 (R$ 89.930)

    – Onix Plus Premier Midnight Turbo 2022 (R$ 88.890)

    Principais itens de série e opcionais de cada versão do Onix 2022

    Chevrolet Onix 1.0 Turbo LTZ com câmbio manual
    Chevrolet Onix 1.0 Turbo LTZ com câmbio manual Fernando Pires/Quatro Rodas

    Onix 1.0 2022: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, quatro alto-falantes, controle eletrônico de estabilidade e tração, comandos de rádio no volante, rádio Bluetooth com entrada USB dupla, roda de de aço de aro 14″, sistema Isofix e Top Tether, ABS e EBD, assistência de frenagem de urgência, vidros e travas elétricas, direção elétrica progressiva.

    Onix LT 2022: todos os equipamentos da versão anterior mais alarme antifurto, banco do motorista com regulagem de altura, espelhos retrovisores elétricos e na cor do veículo (assim como as maçanetas), central multimídia Chevrolet MyLink com touchscreen de 8’’ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth dupla e roda de aço de aro 15″.

    Linha 2021 ganhou central de 8 polegadas, mas moldura tem mesmo tamanho
    Central de 8 polegadas está disponível desde a linha 2021 Fernando Pires/Quatro Rodas

    Pacote de opcionais (R$ 2.500): acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular,  câmera de ré, chave com sensor de aproximação, abertura das portas através de sensor de aproximação na chave, sistema de partida sem chave e roda de liga leve de aro 15’’.

    Onix AT Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix 1.0 2022 mais console central com descansa-braço e transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS).

    Onix LT Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix LT 1.0 mais roda de liga leve de aro 15’’.

    Partida por botão é um dos mimos mais sofisticados da categoria
    Partida por botão é um dos mimos mais sofisticados da categoria Fernando Pires/Quatro Rodas

    Opcionais (R$ 5.760): console central com descansa-braço, controle de velocidade de cruzeiro e transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS).

    Onix LTZ Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix LT Turbo 2022 mais acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, conjunto de seis alto-falantes, partida sem chave, faróis de neblina, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT e sensor de estacionamento traseiro.

    Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro
    Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

    Opcionais (R$ 5.740): controle de velocidade de cruzeiro, transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS) e volante esportivo com revestimento premium.

    Onix Premier Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e cinza “Mid Ash Gray, bancos híbridos (tecido e revestimento premium), faróis dianteiros do tipo projetor, friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, DRL em led, maçanetas internas cromadas, assistente OnStar com Wi-Fi integrado, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

    Conexão a bordo facilita vida do condutor
    Conexão a bordo facilita vida do condutor Christian Castanho/Quatro Rodas

    Opcionais (R$ 3.460): acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e marrom “Maple Sugar”, alerta de pontos cegos, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregamento de smartphone por indução, sistema de estacionamento automático Easy Park, lanternas em led, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.

    Grade dianteira tem emblema RS e tons de preto se destacam ao redor da carroceria do Onix RS
    Grade dianteira tem emblema RS e tons de preto se destacam ao redor da carroceria do Onix RS Fernando Pires/Quatro Rodas

    Onix RS Turbo 2022:  todos os equipamentos do Onix LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno na cor preto “Jet Black” com detalhes em vermelho e preto “High Gloss”, bancos com revestimento híbrido na cor preto “Jet Black” exclusivo da linha RS, espelhos retrovisores externos elétricos em “High Gloss”, faróis dianteiros tipo projetor com máscara negra, grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto, logomarca Chevrolet na cor preta, DRL em led, maçanetas internas cromadas, roda de liga leve aro 16″ com design exclusivo em High Gloss, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e aerofólio traseiro e teto pintado na cor preta.

    Principais itens de série e opcionais de cada versão do Onix Plus 2022

    Assim como no Onix RS, apenas o visual muda na versão Midnight
    Assim como no Onix RS, apenas o visual muda na versão Midnight Divulgação/Chevrolet

    Onix Plus LT 2022: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme antifurto, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, quatro alto-falantes, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, comandos de rádio no volante, Chevrolet MyLink com touchscreen de 8″ e suporte a Android Auto e Apple Carplay, roda de de aço de aro 15″, espelhos retrovisores externos elétricos e maçanetas na cor do veículo, sistema Isofix e Top Tether, ABS e EBD, assistência de frenagem de urgência, vidros e travas elétricas, direção elétrica progressiva.

    Câmbio manual tem seis marchas para o motorista selecionar
    Câmbio manual tem seis marchas para o motorista selecionar Fernando Pires/Quatro Rodas

    Opcionais (R$ 2.700): acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular,  câmera de ré, chave com sensor de aproximação, abertura das portas através de sensor de aproximação na chave, sistema de partida sem chave e roda de liga leve de aro 15’’.

    Onix Plus AT Turbo 2022: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, console central com descansa-braço, quatro alto-falantes, controle eletrônico de estabilidade e tração, comandos de rádio no volante, rádio bluetooth com entrada USB dupla, roda de de aço de aro 15″, sistema Isofix e Top Tether, ABS e EBD, assistência de frenagem de urgência, vidros e travas elétricas, direção elétrica progressiva.

    Bancos dianteiros inteiriços têm abas laterais e assentos curtos demais. Interior oferece combinação de cores em marrom
    Bancos dianteiros inteiriços têm abas laterais e assentos curtos demais. Interior oferece combinação de cores em marrom “Maple Sugar” nas versões de topo Christian Castanho/Quatro Rodas

    Onix Plus LT Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LT 2022 mais coluna de direção com regulagem em altura e profundidade.

    Opcionais (R$ 5.830): console central com descansa-braço, controlador de velocidade de cruzeiro e transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS).

    Onix Plus LTZ Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LT Turbo 2022 mais acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, seis alto-falantes, console central com descansa-braço, abertura das portas através de sensor de aproximação na chave, sistema de partida sem chave, faróis de neblina, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT, sensor de estacionamento traseiro.

    Vão para as pernas no sedã é um dos maiores
    Vão para as pernas no sedã é um dos maiores Fernando Pires/Quatro Rodas

    Opcionais (R$ 5.740): controlador de velocidade de cruzeiro, transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS) e volante esportivo com revestimento premium.

    Onix Plus Premier Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e cinza “Mid Ash Gray, bancos híbridos (tecido e revestimento premium), faróis dianteiros do tipo projetor, friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, DRL em led, maçanetas internas cromadas, assistente OnStar com Wi-Fi integrado, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

    Central multimídia conta com roteador de internet 4G e Wi-Fi embarcado
    Central multimídia conta com roteador de internet 4G e Wi-Fi embarcado Fernando Pires/Quatro Rodas

    Opcionais (R$ 3.330): acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e marrom “Maple Sugar”, alerta de pontos cegos, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregamento de smartphone por indução, sistema de estacionamento automático Easy Park, lanternas em led, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.

    Continua após a publicidade

    Onix Plus Premier Midnight Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno na cor preto “Jet Black” com detalhes em vermelho e preto “High Gloss”, bancos com revestimento híbrido na cor preto “Jet Black” exclusivo da linha Midnight, espelhos retrovisores externos elétricos em “High Gloss”, faróis dianteiros tipo projetor com máscara negra, grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto, logomarca Chevrolet na cor preta, DRL em led, maçanetas internas cromadas, roda de liga leve aro 16″ com design exclusivo em High Gloss, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e aerofólio traseiro e teto pintado na cor preta.

    Consumo do Chevrolet Onix 2022

    Carros idênticos, softwares e resultados diferentes
    Onix Plus de QUATRO RODAS está perto de seu desmonte Fernando Pires/Quatro Rodas

    Com basicamente a mesma mecânica de sua linha anterior, é possível obter o consumo do Chevrolet Onix a partir de versões anteriores. No caso do Onix Plus de QUATRO RODAS, por exemplo, os testes apontaram consumo, com gasolina, na casa de 11,8 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada).

    Apesar de maior e mais pesado, o sedã atinge melhor consumo por conta de sua aerodinâmica, uma vez que o terceiro volume otimiza o fluxo de ar enquanto a traseira mais reta da versão hatch gera turbulência na traseira.

    Preços das revisões do Chevrolet Onix 1.0 aspirado 2021

    – 10.000 km: R$ 372,00

    20.000 km: R$ 692,00

    30.000 km: R$ 580,00

    40.000 km: R$ 760,00

    50.000 km: R$ 556,00

    60.000 km: R$ 692,00

    70.000 km: R$ 532,00

    80.000 km: R$ 736,00

    90.000 km: R$ 672,00

    100.000 km: R$ 940,00

    Preços das revisões do Chevrolet Onix 1.0 turbo 2021

    Onix Plus na concessionária para trocar o filtro de ar do motor
    Equipe de QUATRO RODAS passou por situações degradáveis com a rede Chevrolet nestes 60.000 km de Onix Plus Leonardo Barboza/Quatro Rodas

    10.000 km: R$ 368,00

    20.000 km: R$ 688,00

    30.000 km: R$ 576,00

    40.000 km: R$ 756,00

    50.000 km: R$ 552,00

    60.000 km: R$ 688,00

    70.000 km: R$ 528,00

    80.000 km: R$ 732,00

    90.000 km: R$ 668,00

    100.000 km: R$ 976,00

    Preços das revisões do Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado 2021

    – 10.000 km: R$ 372,00

    – 20.000 km: R$ 692,00

    – 30.000 km: R$ 580,00

    – 40.000 km: R$ 760,00

    – 50.000 km: R$ 556,00

    – 60.000 km: R$ 692,00

    – 70.000 km: R$ 532,00

    – 80.000 km: R$ 736,00

    – 90.000 km: R$ 672,00

    – 100.000 km: R$ 940,00

    Preços das revisões do Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo 2021

    Linha de montagem da fábrica de Gravataí/RS
    Chevrolet promete retorno breve e triunfal ao “best seller” Onix Divulgação/Quatro Rodas

    – 10.000 km: R$ 368,00

    – 20.000 km: R$ 688,00

    – 30.000 km: R$ 576,00

    – 40.000 km: R$ 756,00

    – 50.000 km: R$ 552,00

    – 60.000 km: R$ 688,00

    – 70.000 km: R$ 528,00

    – 80.000 km: R$ 732,00

    – 90.000 km: R$ 668,00

    – 100.000 km: R$ 976,00

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    CAPA 743

    Continua após a publicidade
    Publicidade