Clique e assine com até 75% de desconto

BMW converte SUV X7 em picape, e ela é quase do tamanho de uma Classe X

X7 Pick-up Concept foi criada por aprendizes, mas não seria um absurdo se a marca resolvesse ingressar de vez no mercado das caçambas

Por Leonardo Felix 5 jul 2019, 11h08
BMW X7 Pick-up Concept Divulgação/BMW

Em 2011, a BMW fez uma piada de 1º de abril em que anunciava a criação de uma picape derivada do esportivo M3. Até um protótipo real do modelo foi criado.

À época, ter um utilitário com caçamba ostentando o logotipo da marca bávara realmente parecia um chiste digno de dia da mentira.

Pois em 2019, com a Mercedes-Benz já comercializando uma picape média montada sobre chassi, a Classe X, a fabricante voltou a flertar com o tema exibindo outra solução: a X7 Pick-up Concept.

Por causa da caçamba, comprimento é 10 cm maior que o do SUV X7 Divulgação/BMW

Derivado do SUV grandalhão X7, este estudo de picape foi criado por 12 aprendizes que participam do grupo de treinamento vocacional da companhia, ocorrido na sede de Munique, Alemanha.

A picape foi confeccionada em cima de um X7 de testes que originalmente seria destruído. Os aprendizes receberam o aval para retrabalhar os traços e tiveram ajuda de profissionais das divisões de protótipo e tecnologia da empresa.

Lanternas têm desenho exclusivo e são funcionais Divulgação/BMW

No fim, em apenas 10 meses criaram um veículo totalmente funcional, que atende a todos os requisitos legais para andar em vias públicas.

X7 Pick-up tem cabine dupla e até 2 metros de extensão da cabine Divulgação/BMW

Ok, os traços parecem um pouco estranhos, com transição aprupta entre cabine e caçamba, além de uma certa desproporção entre a linha de cintura desta e a do balanço dianteiro.

Fora que o vão livre do solo não condiz com um veículo dessa proposta.

Continua após a publicidade
Com a tampa aberta, é possível carregar até uma moto na caçamba Divulgação/BMW

Mas bem… Eles ainda são aprendizem. E o projeto não é de todo absurdo se observarmos as picapes monobloco modernas que vêm surgindo, como Fiat Toro e Volkswagen Tarok e Atlas Tanoak.

As dimensões da X7 Pick-up, aliás, estão no meio termo entre uma Toro e uma Mercedes Classe X. São 5,25 metros de comprimento (10 cm a mais que o SUV, graças à caçamba), 3,10 m de entre-eixos e 2 m de largura.

Caçamba usa um elegante revestimento de madeira – ou algum material que a imita Divulgação/BMW

O peso fica próximo a 2,2 toneladas, com alívio de 200 kg em relação ao X7 convencional (fruto da ausência de teto, coluna D e tampa de porta-malas).

Santantônio é integrado à cabine e possui barras de apoio para acessar a caçamba Divulgação/BMW

A portinhola da caçamba pode ser usada como apoio de carga e permite estender o comprimento do compartimento em 60 cm, de 1,40 para 2 metros. Isso permite, teoricamente, transportar até uma moto do porte de uma F 850 GS.

Aliás, a X7 Pick-up está sendo exibida justamente num evento motociclístico, a edição 2019 do BMW Motorrad Days.

  •  

     

    Segundo a fabricante alemã, o sonho dos estagiários que criaram o conceito é “dar uma volta no modelo de produção logo após seu lançamento mundial” e ir até as montanhas com ele. Será que conseguirão concretizá-lo?

    Continua após a publicidade
    Publicidade