Clique e assine por apenas 8,90/mês

BMW converte SUV X7 em picape, e ela é quase do tamanho de uma Classe X

X7 Pick-up Concept foi criada por aprendizes, mas não seria um absurdo se a marca resolvesse ingressar de vez no mercado das caçambas

Por Leonardo Felix - 5 jul 2019, 11h08
BMW X7 Pick-up Concept Divulgação/BMW

Em 2011, a BMW fez uma piada de 1º de abril em que anunciava a criação de uma picape derivada do esportivo M3. Até um protótipo real do modelo foi criado.

À época, ter um utilitário com caçamba ostentando o logotipo da marca bávara realmente parecia um chiste digno de dia da mentira.

Pois em 2019, com a Mercedes-Benz já comercializando uma picape média montada sobre chassi, a Classe X, a fabricante voltou a flertar com o tema exibindo outra solução: a X7 Pick-up Concept.

Por causa da caçamba, comprimento é 10 cm maior que o do SUV X7 Divulgação/BMW

Derivado do SUV grandalhão X7, este estudo de picape foi criado por 12 aprendizes que participam do grupo de treinamento vocacional da companhia, ocorrido na sede de Munique, Alemanha.

Continua após a publicidade

A picape foi confeccionada em cima de um X7 de testes que originalmente seria destruído. Os aprendizes receberam o aval para retrabalhar os traços e tiveram ajuda de profissionais das divisões de protótipo e tecnologia da empresa.

Lanternas têm desenho exclusivo e são funcionais Divulgação/BMW

No fim, em apenas 10 meses criaram um veículo totalmente funcional, que atende a todos os requisitos legais para andar em vias públicas.

X7 Pick-up tem cabine dupla e até 2 metros de extensão da cabine Divulgação/BMW

Ok, os traços parecem um pouco estranhos, com transição aprupta entre cabine e caçamba, além de uma certa desproporção entre a linha de cintura desta e a do balanço dianteiro.

Fora que o vão livre do solo não condiz com um veículo dessa proposta.

Continua após a publicidade
Com a tampa aberta, é possível carregar até uma moto na caçamba Divulgação/BMW

Mas bem… Eles ainda são aprendizem. E o projeto não é de todo absurdo se observarmos as picapes monobloco modernas que vêm surgindo, como Fiat Toro e Volkswagen Tarok e Atlas Tanoak.

As dimensões da X7 Pick-up, aliás, estão no meio termo entre uma Toro e uma Mercedes Classe X. São 5,25 metros de comprimento (10 cm a mais que o SUV, graças à caçamba), 3,10 m de entre-eixos e 2 m de largura.

Caçamba usa um elegante revestimento de madeira – ou algum material que a imita Divulgação/BMW

O peso fica próximo a 2,2 toneladas, com alívio de 200 kg em relação ao X7 convencional (fruto da ausência de teto, coluna D e tampa de porta-malas).

Santantônio é integrado à cabine e possui barras de apoio para acessar a caçamba Divulgação/BMW

A portinhola da caçamba pode ser usada como apoio de carga e permite estender o comprimento do compartimento em 60 cm, de 1,40 para 2 metros. Isso permite, teoricamente, transportar até uma moto do porte de uma F 850 GS.

Continua após a publicidade

Aliás, a X7 Pick-up está sendo exibida justamente num evento motociclístico, a edição 2019 do BMW Motorrad Days.

 

 

Segundo a fabricante alemã, o sonho dos estagiários que criaram o conceito é “dar uma volta no modelo de produção logo após seu lançamento mundial” e ir até as montanhas com ele. Será que conseguirão concretizá-lo?

Publicidade