Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW converte SUV X7 em picape, e ela é quase do tamanho de uma Classe X

X7 Pick-up Concept foi criada por aprendizes, mas não seria um absurdo se a marca resolvesse ingressar de vez no mercado das caçambas

Por Leonardo Felix
5 jul 2019, 11h08
BMW X7 Pick-up Concept
BMW X7 Pick-up Concept (Divulgação/BMW)

Em 2011, a BMW fez uma piada de 1º de abril em que anunciava a criação de uma picape derivada do esportivo M3. Até um protótipo real do modelo foi criado.

À época, ter um utilitário com caçamba ostentando o logotipo da marca bávara realmente parecia um chiste digno de dia da mentira.

Pois em 2019, com a Mercedes-Benz já comercializando uma picape média montada sobre chassi, a Classe X, a fabricante voltou a flertar com o tema exibindo outra solução: a X7 Pick-up Concept.

BMW X7 Pick-up Concept
Por causa da caçamba, comprimento é 10 cm maior que o do SUV X7 (Divulgação/BMW)

Derivado do SUV grandalhão X7, este estudo de picape foi criado por 12 aprendizes que participam do grupo de treinamento vocacional da companhia, ocorrido na sede de Munique, Alemanha.

Continua após a publicidade

A picape foi confeccionada em cima de um X7 de testes que originalmente seria destruído. Os aprendizes receberam o aval para retrabalhar os traços e tiveram ajuda de profissionais das divisões de protótipo e tecnologia da empresa.

BMW X7 Pick-up Concept
Lanternas têm desenho exclusivo e são funcionais (Divulgação/BMW)

No fim, em apenas 10 meses criaram um veículo totalmente funcional, que atende a todos os requisitos legais para andar em vias públicas.

BMW X7 Pick-up Concept
X7 Pick-up tem cabine dupla e até 2 metros de extensão da cabine (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Ok, os traços parecem um pouco estranhos, com transição aprupta entre cabine e caçamba, além de uma certa desproporção entre a linha de cintura desta e a do balanço dianteiro.

Fora que o vão livre do solo não condiz com um veículo dessa proposta.

BMW X7 Pick-up Concept
Com a tampa aberta, é possível carregar até uma moto na caçamba (Divulgação/BMW)

Mas bem… Eles ainda são aprendizem. E o projeto não é de todo absurdo se observarmos as picapes monobloco modernas que vêm surgindo, como Fiat Toro e Volkswagen Tarok e Atlas Tanoak.

Continua após a publicidade

As dimensões da X7 Pick-up, aliás, estão no meio termo entre uma Toro e uma Mercedes Classe X. São 5,25 metros de comprimento (10 cm a mais que o SUV, graças à caçamba), 3,10 m de entre-eixos e 2 m de largura.

BMW X7 Pick-up Concept
Caçamba usa um elegante revestimento de madeira – ou algum material que a imita (Divulgação/BMW)

O peso fica próximo a 2,2 toneladas, com alívio de 200 kg em relação ao X7 convencional (fruto da ausência de teto, coluna D e tampa de porta-malas).

BMW X7 Pick-up Concept
Santantônio é integrado à cabine e possui barras de apoio para acessar a caçamba (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

A portinhola da caçamba pode ser usada como apoio de carga e permite estender o comprimento do compartimento em 60 cm, de 1,40 para 2 metros. Isso permite, teoricamente, transportar até uma moto do porte de uma F 850 GS.

Aliás, a X7 Pick-up está sendo exibida justamente num evento motociclístico, a edição 2019 do BMW Motorrad Days.

 

 

Segundo a fabricante alemã, o sonho dos estagiários que criaram o conceito é “dar uma volta no modelo de produção logo após seu lançamento mundial” e ir até as montanhas com ele. Será que conseguirão concretizá-lo?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.