BMW converte SUV X7 em picape, e ela é quase do tamanho de uma Classe X
X7 Pick-up Concept foi criada por aprendizes, mas não seria um absurdo se a marca resolvesse ingressar de vez no mercado das caçambas
Em 2011, a BMW fez uma piada de 1º de abril em que anunciava a criação de uma picape derivada do esportivo M3. Até um protótipo real do modelo foi criado.
À época, ter um utilitário com caçamba ostentando o logotipo da marca bávara realmente parecia um chiste digno de dia da mentira.
Pois em 2019, com a Mercedes-Benz já comercializando uma picape média montada sobre chassi, a Classe X, a fabricante voltou a flertar com o tema exibindo outra solução: a X7 Pick-up Concept.
Derivado do SUV grandalhão X7, este estudo de picape foi criado por 12 aprendizes que participam do grupo de treinamento vocacional da companhia, ocorrido na sede de Munique, Alemanha.
A picape foi confeccionada em cima de um X7 de testes que originalmente seria destruído. Os aprendizes receberam o aval para retrabalhar os traços e tiveram ajuda de profissionais das divisões de protótipo e tecnologia da empresa.
No fim, em apenas 10 meses criaram um veículo totalmente funcional, que atende a todos os requisitos legais para andar em vias públicas.
Ok, os traços parecem um pouco estranhos, com transição aprupta entre cabine e caçamba, além de uma certa desproporção entre a linha de cintura desta e a do balanço dianteiro.
Fora que o vão livre do solo não condiz com um veículo dessa proposta.
Mas bem… Eles ainda são aprendizem. E o projeto não é de todo absurdo se observarmos as picapes monobloco modernas que vêm surgindo, como Fiat Toro e Volkswagen Tarok e Atlas Tanoak.
As dimensões da X7 Pick-up, aliás, estão no meio termo entre uma Toro e uma Mercedes Classe X. São 5,25 metros de comprimento (10 cm a mais que o SUV, graças à caçamba), 3,10 m de entre-eixos e 2 m de largura.
O peso fica próximo a 2,2 toneladas, com alívio de 200 kg em relação ao X7 convencional (fruto da ausência de teto, coluna D e tampa de porta-malas).
A portinhola da caçamba pode ser usada como apoio de carga e permite estender o comprimento do compartimento em 60 cm, de 1,40 para 2 metros. Isso permite, teoricamente, transportar até uma moto do porte de uma F 850 GS.
Aliás, a X7 Pick-up está sendo exibida justamente num evento motociclístico, a edição 2019 do BMW Motorrad Days.
Segundo a fabricante alemã, o sonho dos estagiários que criaram o conceito é “dar uma volta no modelo de produção logo após seu lançamento mundial” e ir até as montanhas com ele. Será que conseguirão concretizá-lo?