Melhor Compra 2016: carros novos até R$ 37.000
As indicações da QUATRO RODAS para carros zero quilômetro até R$ 37.000
1° – Volkswagen Take Up! 1.0 4 portas
Campeão no ano passado, o Up! traz para 2016 os mesmos atributos de antes: é um dos modelos mais econômicos, um dos mais seguros segundo a Latin NCAP e um dos mais baratos da categoria.
Mas agora ostenta um novo atributo: o de ser o melhor carro 1.0 já avaliado pelo Longa Duração. Desmontado no fim do ano passado, o hatch passou com louvor em nosso teste e mostrou robustez no decorrer dos 60.000 km rodados.
Sobre o estreante Mobi, segundo colocado na categoria, o Up! tem a vantagem de contar com um moderno e mais eficiente motor tricilíndrico. Em espaço interno, o Up! também sai na frente do novato, tanto pela cabine como pela capacidade do porta-malas, com 285 litros de volume interno (ante 215 litros do Fiat).
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O único porém está no preço. Para se nivelar ao Mobi em equipamentos, o Up! pede a compra do seu único pacote (com direção assistida eletricamente, ar-condicionado e banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura) de R$ 4.760. O problema é que essa manobra tiraria do Up! a chance de continuar brigando nesta categoria de base do Melhor Compra. Em outras palavras, vitória da segurança sobre o conforto.
Dinamicamente, o Up! também supera o segundo colocado. Ágil nas acelerações e retomadas e competente nas curvas, até na estrada ele oferece prazer ao dirigir.
Preço | R$ 36.750 |
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Desvalorização | 8,3% |
Seguro | R$ 1.166 |
Rede | 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | 10 (CESVI) |
Equipamentos | – |
Amortecedores dianteiros | R$ 553 |
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Pastilhas de freio | R$ 294 |
Kit de embreagem | R$ 754 |
Farol esquerdo | R$ 1.253 |
Para-choque dianteiro | R$ 671 |
Retrovisor esquerdo | R$ 171 |
TOTAL | R$ 3.696 |
10.000 km | R$ 260 |
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20.000 km | R$ 260 |
30.000 km | R$ 422 |
40.000 km | R$ 550 |
50.000 km | R$ 340 |
60.000 km | R$ 548 |
TOTAL | R$ 2.380 |
2° Fiat Mobi Easy On 1.0
Eis aqui o estreante Mobi. O menor automóvel da Fiat no Brasil era para ser também o mais barato da casa, mas o projeto ficou mais caro que o esperado e fez com que esse título continuasse sendo do Palio Fire. O Mobi Easy, vendido a R$ 31.900, é o modelo de entrada.
Como ele é um muito pelado, a versão que o colocou no Melhor Compra é a Easy On, de R$ 35.800, já com ar-condicionado, direção hidráulica e para-brisa com faixa degradê.
Assim como a picape Toro, o Mobi se beneficia do plano de manutenção Revisão sob Medida. É uma espécie de pré-pago: na compra do carro, você escolhe o pacote de revisões que melhor combina com o seu ritmo de uso e dilui o valor da manutenção nas parcelas do financiamento.
Preço | R$ 35.800 |
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Desvalorização | não disponível |
Seguro | R$ 1.487 |
Rede | 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não disponível |
Equipamentos | ar-condicionado, direção hidráulica |
Amortecedores dianteiros | R$ 635 |
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Pastilhas de freio | R$ 280 |
Kit de embreagem | R$ 424 |
Farol esquerdo | R$ 437 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.657 |
Retrovisor esquerdo | R$ 281 |
TOTAL | R$ 3.714 |
10.000 km | R$ 188 |
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20.000 km | R$ 388 |
30.000 km | R$ 584 |
40.000 km | R$ 536 |
50.000 km | R$ 364 |
60.000 km | R$ 1.156 |
TOTAL | R$ 3.216 |
3° – Chery Celer hatch 1.5
O entre-eixos do Celer é de 2,53 metros, 11 cm maior que o do Up! e 23 cm maior que o do Mobi. Seu porta-malas de 380 litros também é consideravelmente maior que o do Up! (285 litros) e do Mobi (215 litros). Também por conta do motor 1.5 de até 113 cv, teria total condição de estar entre os chamados compactos premium.
Mas seu preço baixo (R$ 34.990) permite a ele brigar por aqui. Na comparação com os rivais, traz equipamentos inexistentes como vidros, retrovisores e travas elétricos e sensor de estacionamento traseiro. E só não conquistou uma posição mais alta porque, na condição de ser um projeto chinês, ainda tem muito a provar ao consumidor no que diz respeito a durabilidade e, principalmente, segurança.
Em 2015, a Chery chegou a anunciar que, em 2016, cederia um Celer para o teste de impacto do Latin NCAP. Até agora, isso não aconteceu.
Preço | R$ 34.990 |
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Desvalorização | 12,9% |
Seguro | R$ 1.734 |
Rede | 105 (concessionárias) |
Reparabilidade | não divulgado |
Equipamentos | ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricos, sensor de estacionamento traseiro |
Amortecedores dianteiros | R$ 1.853 |
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Pastilhas de freio | R$ 260 |
Kit de embreagem | R$ 1.156 |
Farol esquerdo | R$ 1.175 |
Para-choque dianteiro | R$ 747 |
Retrovisor esquerdo | R$ 369 |
TOTAL | R$ 5.560 |
10.000 km | R$ 342 |
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20.000 km | R$ 672 |
30.000 km | R$ 545 |
40.000 km | R$ 660 |
50.000 km | R$ 380 |
60.000 km | R$ 1.289 |
TOTAL | R$ 3.888 |
4° – VW Gol Trendline 1.0 4 portas
A febre dos motores 1.0 de três cilindros chegou recentemente ao Gol, apesar de a VW já dispor dessa opção no Fox e Up! desde 2013. Seja como for, o pequeno EA211 deu novo fôlego ao antigo campeão de vendas. Mas não o suficiente para lhe devolver o trono.
Entre as virtudes estão o novo visual e uma desvalorização contida, de apenas 9%. O modelo oferece a manutenção mais barata da categoria, com os menores valores na cesta de peças e de revisões. Nossa simulação de seguro destacou o Gol como dono da melhor proposta. Por fim, o índice de reparabilidade baixo sugere que os reparos têm preços contidos.
Os problemas: com quatro portas, seu preço fica em R$ 37.100, cem reais acima do teto da categoria – com duas portas, o valor fica em R$ 35.100. E a lista de equipamentos de série traz direção hidráulica e vidros elétricos, mas exclui o ar-condicionado.
Preço | R$ 37.100 |
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Desvalorização | 9% |
Seguro | R$ 1.430 |
Rede | 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | 18 (CESVI) |
Equipamentos | direção hidráulica, vidros elétricos |
Amortecedores dianteiros | R$ 616 |
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Pastilhas de freio | R$ 130 |
Kit de embreagem | R$ 754 |
Farol esquerdo | R$ 525 |
Para-choque dianteiro | R$ 571 |
Retrovisor esquerdo | R$ 159 |
TOTAL | R$ 2.755 |
10.000 km | R$ 260 |
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20.000 km | R$ 260 |
30.000 km | R$ 460 |
40.000 km | R$ 538 |
50.000 km | R$ 367 |
60.000 km | R$ 631 |
TOTAL | R$ 2.516 |
5° Fiat Siena EL 1.0
Com a aposentadoria do Chevrolet Classic, o Fiat Siena EL 1.0 passa a ser uma das duas opções de sedã zero km abaixo dos R$ 37.000 – o outro é o Chery Celer 1.5 sedã, por R$ 35.990.
Há rumores de que o Siena deixará de ser fabricado em breve. É um projeto de 1997, com corpinho de 2000. E é exatamente a idade que o torna uma boa opção de compra. Um projeto tão amortizado, com seus custos de desenvolvimento pagos há bastante tempo, permite preços mais baixos. Isso vale para a compra e na hora de manter
Por R$ 36.800, é possível comprar um carro com bom porta-malas, apesar do interior apertado e da ausência de ar e direção hidráulica. Na comparação com o Celer, ele oferece menos equipamentos, mas tem um pós-venda mais abrangente, maior confiabilidade, revisões e peças mais baratas e menor desvalorização.
Preço | R$ 36.800 |
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Desvalorização | 10,9% |
Seguro | R$ 1.594 |
Rede | 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não disponível |
Equipamentos | – |
Amortecedores dianteiros | R$ 583 |
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Pastilhas de freio | R$ 140 |
Kit de embreagem | R$ 418 |
Farol esquerdo | R$ 568 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.152 |
Retrovisor esquerdo | R$ 419 |
TOTAL | R$ 3.280 |
10.000 km | R$ 188 |
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20.000 km | R$ 388 |
30.000 km | R$ 584 |
40.000 km | R$ 536 |
50.000 km | R$ 364 |
60.000 km | R$ 1.156 |
TOTAL | R$ 3.216 |
MANUAL DO FUTURO PROPRIETÁRIO
Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença:
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.
SEGURO – A cotação é fornecida pela corretora on-line Segurar.com, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.
REDE – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2015, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.
REPARABILIDADE – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.
EQUIPAMENTOS – Principais itens de série. Os itens airbag e ABS são obrigatórios por lei.
PEÇAS – Cesta com os componentes mais utilizados na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela C&F Consultoria Empresarial e montadoras.
REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.