Guia de compras: carros automáticos (de verdade) por até R$ 55.000
Na briga entre o recém-lançado Volkswagen Gol com Toyota Etios e Chevrolet Onix, qual opção tem melhor custo-benefício?
Já dá para comprar um Volkswagen Gol com motor 1.6 16V e câmbio automático – mesmo conjunto usado pelo Polo – por R$ 54.580.
A novidade é a segunda opção mais barata a garantir vida mansa ao pé esquerdo e uma das três disponíveis no mercado até R$ 55.000.
Mas um detalhe para explicar o “de verdade” no título: consideramos apenas transmissões automáticas convencionais – aquelas com conversor de torque.
Por isso não entram na conta modelos com câmbio automatizado, como Fiat Mobi 1.0 Drive GSR (R$ 46.990) e VW Move Up! 1.0 MSI I-Motion (R$ 53.690).
E na disputa do novato com os rivais Toyota Etios X 1.3 automático e Chevrolet Onix 1.4 Advantage, qual tem o melhor custo-benefício?
Volkswagen Gol 1.6 16V MSI automático – R$ 54.580
Muitos leitores de QUATRO RODAS ficaram indignados com o preço do hatch, mas é preciso levar em consideração todo o contexto.
O próprio Move Up! 1.0 MSI I-Motion – menor, menos potente e com câmbio automatizado – é só R$ 890 mais barato que a novidade.
Além disso, a versão (realmente) automática custa quase o mesmo que o finado Gol Rallye I-Motion lançado em 2013 por R$ 53.080.
De série há ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do banco do motorista, travas e vidros dianteiros elétricos.
Itens opcionais
Por R$ 3.000 dá para incluir o pacote Urban Completo, com chave canivete, vidros traseiros elétricos e direção com ajuste de altura.
No visual, o pacote também acrescenta rodas de liga leve aro 15, faróis de dupla parábola com máscara negra e faróis de neblina.
Há também duas opções com volante multifuncional, seis alto falantes, sistema multimídia e computador de bordo.
Comparada à mais barata, vendida a R$ 2.000, o pacote “Discover Media” tem navegador integrado e custa R$ 100 a mais.
Segurança
Esse é o verdadeiro calcanhar de Aquiles do Volkswagen, que ainda não recebeu os controles eletrônicos de estabilidade e de tração.
O Gol mantém o mesmo projeto de 2008, que conquistou três das cinco estrelas possíveis nos testes do Latin NCAP feitos em 2010.
Na época, o órgão criticou o deslocamento dos pedais. Melhoria de verdade só virá na próxima geração, prevista para chegar em 2020.
Motorização
O motor 1.6 16V MSI não é bem novidade: já foi usado por Fox, Gol, Golf, Polo, SpaceCross, SpaceFox e Virtus no mercado brasileiro.
Com 120 cv de potência e 16,8 mkgf de torque, o fabricante garante que a modelo precisa de 10,1 segundos para chegar aos 100 km/h.
O câmbio automático de seis marchas tem opção de modo Sport e trocas manuais na alavanca ou por borboletas atrás do volante.
O consumo divulgado é de 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina – 7,7 km/l e 9,6 km/l, respectivamente, com etanol.
Toyota Etios X 1.3 automático – R$ 53.810
Se você procura um carro com câmbio automático convencional, não há nenhuma opção mais em conta do que o hatch feito em Sorocaba (SP).
De série há ar-condicionado, chave canivete, quadro de instrumentos digital, além de direção, retrovisores, vidros e travas elétricos.
Itens opcionais
Não há opcional para o Etios e quem quiser incrementar a lista de equipamentos terá que apelar aos acessórios originais.
Nas concessionárias são oferecidos kits de alto-falantes, sensores de estacionamento, faróis de neblina, rádio e central multimídia.
Apesar dos preços de acessórios serem tabelados, a mão de obra não está inclusa no valor, o que pode variar conforme a revenda.
Segurança
Quando foi testado pelo Latin NCAP, em 2012, o menor modelo da Toyota conquistou quatro das cinco estrelas possíveis na prova.
Desde então, o Etios ganhou controles de tração e de estabilidade de série, assistente de partida em rampa e sistema de fixação Isofix.
Motorização
O motor 1.3 16V ganhou duplo comando de válvulas variável em 2016 e saltou de 90 cv para 98 cv – mais que os 96 cv do 1.5 de até então.
Com 13,1 mkgf de torque, o propulsor é praticamente o mesmo usado pela opção de entrada do Yaris (mais caro, com 101 cv e 12,9 mkgf).
Já o câmbio automático de quatro marchas é um (realmente) velho conhecido: é o mesmo usado pelas duas últimas gerações do Corolla.
Na nossa pista, o hatch chegou aos 100 km/h em 14 segundos. Já o consumo com gasolina foi de 13,4 km/l na cidade e de 16,2 km/l na estrada.
Chevrolet Onix 1.4 Advantage – R$ 55.290
A versão automática mais barata do Onix – e, consequentemente, da Chevrolet – foi lançada no início deste ano sem mudanças mecânicas.
Por isso mesmo, as principais diferenças em relação as configurações mais caras estão na lista de equipamentos e também no visual.
De série há ar-condicionado, direção e banco do motorista com ajustes de altura, além de rádio com leitor de MP3 e conexão por Bluetooth.
Também estão inclusos de fábrica computador de bordo, chave canivete, bem como direção, retrovisores e vidros dianteiros elétricos.
Itens opcionais
Não nenhum item ou pacote de opcionais disponíveis para o Onix Advantage, comercializado em configuração única pelas concessionárias.
Quem quiser rodas de liga leve, sensores de estacionamento e faróis de neblina, por exemplo, terá que apelar para acessórios (ou aftermarket).
Segurança
Como não há nenhum opcional, não haverá nenhum Onix – independentemente do preço – com controles de estabilidade e de tração.
Entre os itens de segurança, há Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.
O modelo tirou nota zero nos testes do Latin NCAP e, após receber reforços estruturais, foi reavaliado pelo órgão com nota três de proteção.
Motorização
Cinco das sete versões do hatch comercializadas atualmente dividem o mesmo motor 1.4 8V flex com 106 cv de potência e 13,9 mkgf de torque.
O câmbio automático tem o mesmo número de marchas da opção manual (seis) com opções de trocas manuais só por botões na alavanca.
Na nossa pista, o modelo levou 13,2 s para atingir 100 km/h, com consumo de 12,9 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, ambas com gasolina.