Como manter o freio-motor de automáticos em ladeiras, sem frear?

Mesmo sem usar o acelerador e o freio, o veículo automático permanecerá engrenado em descidas íngremes

Vai descer? Carro sempre engatado Vai descer? Carro sempre engatado

Vai descer? Carro sempre engatado (Reprodução/Internet)

Basta reduzir a marcha do câmbio, como é feito em um carro manual.

Nos modelos sem opção de trocas sequenciais isso é possível ao colocar a alavanca em modo L (de Low) ou nos números – ao selecionar o 3 ou D3, por exemplo, o carro irá trocar as marchas automaticamente até a terceira relação. Isso impede que ele avance para as próximas marchas e otimize o freio-motor. É possível obter um efeito similar acionando o modo Sport.

Outra alternativa é, nos veículos com essa opção, reduzir a marcha manualmente usando o modo sequencial, na própria alavanca ou nas borboletas do volante.

O freio-motor é possível mesmo nos carros equipados com o coasting, também chamado de “roda-livre”.

Esse sistema, que pode ter diferentes nomes de acordo com cada fabricante, permite aproveitar a energia cinética do carro em pisos planos ou declives leves, evitando reacelerações e o consequente aumento do consumo.

“Nesses veículos há diversos sensores que detectam desde a inclinação da carroceria até a posição da alavanca de câmbio. Caso o veículo aumente de velocidade ou o motorista acione o freio, automaticamente a transmissão volta a ser acoplada e muda a marcha para uma inferior, para oferecer freio-motor”, explica Lothar Werninghaus, consultor técnico da Audi.

Ou seja: em descidas íngremes o veículo sempre ficará “engrenado”, permitindo o freio-motor nessas situações.

Um ponto importante da chamada “roda-livre” é que ela não é exclusiva dos câmbios robotizados com uma ou duas embreagens. Novas tecnologias permitiram que as caixas automáticas convencionais também ofereçam o sistema.

A diferença é que, nos carros automáticos, a “roda-livre” não é a mesma coisa que o próprio motorista coloque a alavanca em neutro. Fazer isso, inclusive, danifica o conjunto ao prejudicar a lubrificação de suas partes móveis.

Comentários
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  1. Torres Praia

    D2, low, L, 3….coisa mais arcáica. Tá parecendo câmbio de hilux. Por iso que tenho ma Amarok

  2. Paulo Sanches

    Só Compra Amarok quem adora oficina ou só quer a picape para desfilar no shopping e mais , as dicas da QR estão perfeitas e se aplicam a qualquer veículo.