Guia de usados: Volkswagen Jetta (6ª geração)

Sóbrio e conservador, este pacato sedã médio faz BMW 320i, Audi A4 e Mercedes-Benz C 200 comerem poeira na versão 2.0 TSI

Visual do Jetta até 2015, quando ganhou novos faróis e grade

Visual do Jetta até 2015, quando ganhou novos faróis e grade (João Mantovani/Quatro Rodas)

Apresentado em 2011, o Jetta de sexta geração trouxe duas configurações: a sofisticada Highline (motor 2.0 turbo e suspensão traseira multilink) e a básica Comfortline (motor 2.0 de aspiração natural e suspensão traseira por eixo de torção).

A Highline é, de longe, a preferida do mercado. Com 200 cv e 28,5 mkgf a 1.700 rotações, o motor EA888 está acoplado à rápida transmissão sequencial DSG de dupla embreagem, com seis marchas e borboletas para trocas manuais no volante – o novo Jetta receberá câmbio de oito marchas.

Seu desempenho é imbatível no segmento: 0 a 100 km/h em 7,1 s e máxima de 238 km/h. Pisando leve é possível atingir médias superiores a 10 km/l na cidade e 14 na estrada.

De série, tem ar bizona, couro, ESP, seis airbags, rodas aro 17, sensores de farol e chuva, piloto automático, volante multifuncional, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro). Teto solar e banco do motorista elétrico eram opcionais.

Um Highline 2.0 TSI da primeira fornada já pode ser encontrado por menos de R$ 50.000. No modelo 2014, o motor EA888 de primeira geração (CCZA) foi substituído pelo de segunda (CPLA): a potência saltou para 211 cv graças à redução do atrito interno e revisão de itens eletrônicos. Reestilizado em 2015, o Jetta Highline ganhou ainda novos painel e volante.

São 510 litros de porta-malas e 2,65 metros de entre-eixos

São 510 litros de porta-malas e 2,65 metros de entre-eixos (João Mantovani/Quatro Rodas)

Bem mais civilizada, a Comfortline tinha o fraco motor EA113 , 2.0 com 8 válvulas. É a mais indicada para quem vê no Jetta só as virtudes de um bom sedã médio, como a distância entre-eixos de 2,65 metros e o porta-malas de 510 litros.

Apesar de flex, o EA113 rende só 116/120 cv, pouco para seus 1.346 kg. Está combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial de seis (Tiptronic). São facilmente encontrados por menos de R$ 40.000.

Mais interessantes são as versões Trendline (recém descontinuada) e Comfortline oferecidas a partir da linha 2016 com o motor EA211, o famoso 1.4 TSI que já equipava o Golf.

Movido apenas a gasolina, sua potência salta para bons 150 cv, mas o destaque é o torque máximo de 25,5 mkgf a 1.500 rpm. Em ambas as versões, o ESP é de série.

Um dos poucos defeitos do Jetta é o alto custo de manutenção na rede autorizada. Mas, após tantos anos no mercado, já é possível optar por oficinas independentes e peças de boa qualidade no mercado paralelo.

Bom espaço interno e o câmbio é sequencial DSG de dupla embreagem com seis marchas

Bom espaço interno e o câmbio é sequencial DSG de dupla embreagem com seis marchas (Arquivo/Quatro Rodas)

Onde o bicho pega

Caixa de direção: Ruídos anormais são provocados por folga excessiva nos mancais dos motores elétricos responsáveis pela assistência da direção. O problema costuma ser sanado com o simples reaperto dos parafusos de fixação.

Preparação: Nos 2.0 TSI, evite carro que sofreu remapeamento e mudança na pressão do turbo. Isso gera mais potência, mas pode comprometer a vida do motor.

Cabeçote: Atenção ao tensionador da corrente dos comandos: em caso extremo pode causar o choque entre válvulas e pistões. Outro problema em motor de
injeção direta é a carbonização das válvulas de admissão, devido à recirculação de gases provenientes da queima de gasolina com elevado teor de enxofre.

Câmbio: DSG A troca do óleo deve ser feita a cada 60.000 km ou na sexta revisão, o que ocorrer primeiro. Por ser um procedimento caro (R$ 1.700) muitos deixam de fazê-la.

Suspensão: Verifique buchas, batentes e bieletas, que costumam fazer barulho no final da vida útil. Ruídos na traseira costumam ser solucionados com o kit de molas 5C511115A fornecido pela rede.

Recalls: Foram cinco em carros produzidos entre 2010 e 2015. Eles envolvem galeria de combustível, eixo traseiro, airbag do motorista, comando de válvulas e cabeçote.

Veja também

A voz do dono

  • Nome: Aléssio Victor Prado
  • Idade: 37 anos
  • Profissão: advogado
  • Cidade: São Caetano do Sul (SP)

O que eu adoro – “Excelente para o dia a dia: espaçoso, prático e com diversos itens de segurança ativa e passiva. O conjunto de motor 2.0 turbo e câmbio DSG é excepcional em conforto e performance.”

O que eu odeio – “O acabamento interno deixa a desejar para um sedã médio, principalmente quando comparado ao Jetta antigo. Os valores cobrados por peças e serviços na rede autorizada são equivalentes ao de um sedã de luxo.”

PREÇO MÉDIO DOS USADOS (FIPE)

Modelo 2012 2013 2014 2015 2016
Comfortline 2.0 flex manual R$ 44.285 R$ 50.578 R$ 56.579
Comfortline 2.0 flex tiptronic R$ 46.402 R$ 51.860 R$ 56.944 R$ 65.538 R$ 73.711
Trendline 2.0 flex tiptronic R$ 61.294 R$ 65.797
Trendline 1.4 TSI manual gasolina R$ 66.151
Trendline 1.4 TSI tiptronic gasolina R$ 71.839
Comfortline 1.4 TSI tiptronic gasolina R$ 80.399
Highline 2.0 TSI  R$ 55.667 R$ 65.068 R$ 69.964 R$ 83.463 R$ 96.769

Preço das peças

Peças Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 2.590 R$ 1.800
Farol completo (cada um) R$ 1.859 R$ 1.739
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 503 R$ 430
Disco de freio (par dianteiro) R$ 980 R$ 459
Amortecedores R$ 2.630 R$ 2.574

 

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