Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Jetta é um baita sedã para comprar usado – sem o motor de Santana

Sóbrio e conservador, este pacato sedã médio faz BMW 320i, Audi A4 e Mercedes-Benz C 200 comerem poeira na versão 2.0 TSI

Por Felipe Bitu
Atualizado em 7 jan 2024, 12h21 - Publicado em 6 jan 2024, 20h48

VW Jetta

Apresentado em 2011, o Jetta de sexta geração trouxe duas configurações: a sofisticada Highline (motor 2.0 turbo e suspensão traseira multilink) e a básica Comfortline (motor 2.0 de aspiração natural e suspensão traseira por eixo de torção).

A Highline é, de longe, a preferida do mercado. Com 200 cv e 28,5 mkgf a 1.700 rotações, o motor EA888 está acoplado à rápida transmissão sequencial DSG de dupla embreagem, com seis marchas e borboletas para trocas manuais no volanteo novo Jetta receberá câmbio de oito marchas.

Jetta TSI, modelo 2011 da Volkswagen, durante teste comparativo da revista Quatr
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Seu desempenho é imbatível no segmento: 0 a 100 km/h em 7,1 s e máxima de 238 km/h. Pisando leve é possível atingir médias superiores a 10 km/l na cidade e 14 na estrada.

Interior do Jetta TSI
Interior do Jetta TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

 

De série, tem ar bizona, couro, ESP, seis airbags, rodas aro 17, sensores de farol e chuva, piloto automático, volante multifuncional, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro). Teto solar e banco do motorista elétrico eram opcionais.

Motor do Jetta 2.0 TSI
Motor do Jetta 2.0 TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Um Highline 2.0 TSI da primeira fornada já pode ser encontrado por menos de R$ 60.000. No modelo 2014, o motor EA888 de primeira geração (CCZA), conhecido por ser problemático, foi substituído pelo de segunda (CPLA): a potência saltou para 211 cv graças à redução do atrito interno e revisão de itens eletrônicos. Reestilizado em 2015, o Jetta Highline ganhou ainda novos painel e volante.

Continua após a publicidade
Banco dianteiro do Jetta TSI
Banco dianteiro do Jetta TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Bem mais civilizada, a Comfortline tinha o fraco motor EA113 , 2.0 com 8 válvulas. É a mais indicada para quem vê no Jetta só as virtudes de um bom sedã médio, como a distância entre-eixos de 2,65 metros e o porta-malas de 510 litros.

Carros que menos desvalorizam
Volkswagen Jetta Comfortline 2.0 (divulgação/Quatro Rodas)

Apesar de flex, o EA113 rende só 116/120 cv, pouco para seus 1.346 kg. Está combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial de seis (Tiptronic). São facilmente encontrados por menos de R$ 40.000.

Volkswagen Jetta 2.0 Comfortline
Motor 2.0 derivado do AP gerava apenas 120 cv, e com álcool (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mais interessantes são as versões Trendline 2.0 (descontinuadas em 2016) e Comfortline oferecidas a partir da linha 2016 com o motor EA211, o famoso 1.4 TSI que já equipava o Golf.

jetta
Visual do Jetta mudou em 2015, quando ganhou novos faróis e grade (João Mantovani/Quatro Rodas)

Movido apenas a gasolina, sua potência salta para bons 150 cv, mas o destaque é o torque máximo de 25,5 mkgf a 1.500 rpm. Em ambas as versões, o ESP é de série.

VW Jetta
Conjunto ótico foi atualizado, assim como a tampa do porta-malas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Um dos poucos defeitos do Jetta é o alto custo de manutenção na rede autorizada. Mas, após tantos anos no mercado, já é possível optar por oficinas independentes e peças de boa qualidade no mercado paralelo.

Continua após a publicidade

Problemas e defeitos do VW Jetta 

Jetta 2.0T 16V - ed. 7/2011
Câmbio automatizado DSG de dupla embreagem é o destaque mecânico do Jetta, mas requer atenção (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Caixa de direção: Ruídos anormais são provocados por folga excessiva nos mancais dos motores elétricos responsáveis pela assistência da direção. O problema costuma ser sanado com o simples reaperto dos parafusos de fixação.

Preparação: Nos 2.0 TSI, evite carro que sofreu remapeamento e mudança na pressão do turbo. Isso gera mais potência, mas pode comprometer a vida do motor.

Cabeçote: Atenção ao tensionador da corrente dos comandos: em caso extremo pode causar o choque entre válvulas e pistões. Outro problema em motor de
injeção direta é a carbonização das válvulas de admissão, devido à recirculação de gases provenientes da queima de gasolina com elevado teor de enxofre.

Câmbio: DSG A troca do óleo deve ser feita a cada 60.000 km ou na sexta revisão, o que ocorrer primeiro. Por ser um procedimento caro (R$ 1.700) muitos deixam de fazê-la.

Suspensão: Verifique buchas, batentes e bieletas, que costumam fazer barulho no final da vida útil. Ruídos na traseira costumam ser solucionados com o kit de molas 5C511115A fornecido pela rede.

Continua após a publicidade

Recalls: Foram cinco em carros produzidos entre 2010 e 2015. Eles envolvem galeria de combustível, eixo traseiro, airbag do motorista, comando de válvulas e cabeçote.

Volkswagen Jetta 2.0 Comfortline
Painel do Jetta Comfortline (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A voz do dono

  • Nome: Aléssio Victor Prado
  • Idade: 37 anos
  • Profissão: advogado
  • Cidade: São Caetano do Sul (SP)

O que eu adoro – “Excelente para o dia a dia: espaçoso, prático e com diversos itens de segurança ativa e passiva. O conjunto de motor 2.0 turbo e câmbio DSG é excepcional em conforto e performance.”

Bom espaço interno e o câmbio é sequencial DSG de dupla embreagem com seis marchas
Painel do Jetta Trendline (Arquivo/Quatro Rodas)

O que eu odeio – “O acabamento interno deixa a desejar para um sedã médio, principalmente quando comparado ao Jetta antigo. Os valores cobrados por peças e serviços na rede autorizada são equivalentes ao de um sedã de luxo.”

Volkswagen Jetta 2021
Volkswagen Jetta 2.0 TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Quanto vale um VW Jetta usado (KBB)

Versão do Jetta 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
Comfortline 2.0 flex manual
R$ 51.659
R$ 55.641 R$ 61.595
R$ 63.904
Comfortline 2.0 flex tiptronic
R$ 53.652
R$ 56.635 R$ 63.300
R$ 67.000
R$ 70.700
R$ 76.500
Trendline 2.0 flex tiptronic
R$ 65.565
R$ 70.000
Trendline 1.4 TSI manual gasolina R$ 69.000 R$ 74.000
Trendline 1.4 TSI tiptronic gasolina R$ 72.000 R$ 76.500
Comfortline 1.4 TSI tiptronic gasolina R$ 77.728 R$ 83.480
Highline 2.0 TSI 
R$ 58.900
R$ 69.000 R$ 72.259
R$ 76.016
R$ 83.759
R$ 90.667
R$ 97.621

VW Jetta

Preço das peças do VW Jetta

Peças Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 2.590 R$ 1.800
Farol completo (cada um) R$ 1.859 R$ 1.739
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 503 R$ 430
Disco de freio (par dianteiro) R$ 980 R$ 459
Amortecedores R$ 2.630 R$ 2.574

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.