Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Fluence usado é francês com motor japonês e custa R$ 35.000

Espaçoso, bem equipado e eficiente, ele reuniu as melhores virtudes das escolas de sedãs francesa e japonesa

Por Felipe Bitu
Atualizado em 29 dez 2023, 12h18 - Publicado em 29 dez 2023, 12h00
Renault Fluence
Preços partem de R$ 35.100 pela tabela KBB (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Apresentado em 2010, o Renault Fluence foi o sedã que consolidou a Renault no segmento dos sedãs médios, feito notável dada a pouca aceitação do antecessor, Mégane. Para isso foi preciso oferecer muitos itens de série, bom rendimento, espaço interno e um pouco mais de personalidade.

Parte desse sucesso se deve à miscigenação das culturas francesa e japonesa: sob o capô do Fluence estava o confiável motor Nissan flex 2.0 (do Sentra), de 140/143 cv. Os câmbios também vieram dele: manual de seis marchas ou CVT, com modo sequencial simulando seis marchas que o Nissan não tinha.

Renault Fluence
Com seu porta-malas de 530 litros, o Fluence servia bem às famílias (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Melhores versões do Renault Fluence

Começou com duas versões: a Dynamique tinha ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, ar bizona, computador de bordo, sensores de chuva e faróis, som com CD/MP3/Bluetooth e faróis de neblina.

enchente_29.jpg
Renault Fluence Dynamique (Acervo/Quatro Rodas)

Entre os opcionais, teto solar e bancos de couro. A Privilège adicionava bancos de couro, controle de estabilidade, GPS Tom-Tom, sensores de ré, piloto automático, rodas de aro 17, retrovisores com rebatimento elétrico, som Arkamys e câmbio CVT. Teto solar e faróis de xenônio eram opcionais.

Continua após a publicidade
Renault Fluence Dynamique
O GPS era de série apenas na versão mais cara, a Privilège (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O entre-eixos de 2,7 metros resultava em bom espaço atrás, que trazia difusores de ar. O bom porta-malas de 530 litros fazia dele um ótimo sedã familiar, mas o Fluence ganharia um toque esportivo em 2012: o Fluence GT rendia 180 cv com turbo e câmbio manual, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 8 s e atingir 220 km/h.

Renault Fluence GT
Pedais de alumínio e apliques piano black nas portas da versão GT e GT Line (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Era caracterizado pelas saias laterais, aerofólio traseiro e rodas de aro 17. Oferecido em três cores (preto, branco e vermelho), tinha volante de couro, câmbio manual de seis marchas e pedais de alumínio. Os itens de série eram os mesmos da versão Privilège, mais teto solar e xenônio.

Renault Fluence GT
Fluence traz bancos de couro preto com costura e logotipo GT vermelhos (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A reestilização veio em 2014, sob a nova identidade Renault, com logotipo maior sobre a grade, junto com o Fluence Dynamique Plus, com CVT, couro e central multimídia.

Renault Fluence
Renault Fluence atualizado para 2014 (Acervo/Quatro Rodas)

Descontinuado em 2015, o Renault Fluence GT cedeu o posto em 2016 ao GT Line, que era só um Dynamique com para-choques exclusivos, saias laterais e aerofólio. O mais curioso é que a versão esportiva de verdade hoje vale menos do que a GT Line no mercado.

Renault Fluence
Esta é a versão Dynamique. Na Privilège há leds nas lanternas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A partir de 2015, a gama de versões do Renault Fluence foi reduzindo ano após ano, até 2018: antes de sair de linha, restavam apenas as versões Dynamique Plus e Privilege.

Continua após a publicidade

O patinho feio é o Expression, de 2012, dedicado a taxistas e frotas de empresas. Não chega a ser um carro ruim, mas é limitado pelo motor Renault 1.6 16V de 110/115 cv e pelo câmbio manual de cinco marchas.

Problemas e defeitos do Renault Fluence

Renault Fluence
Seu motor 2.0 vinha do primo Nissan Sentra (Arquivo/Quatro Rodas)

Sonda lambda: Falhas na aceleração, marcha lenta oscilante e estouros no escape podem indicar problemas nas sondas lambda – uma antes e outra depois do catalisador. A avaria é quase sempre indicada no painel de instrumentos.

Ruídos internos: Problema abordado pela QUATRO RODAS em agosto de 2013, a principal causa é uma falha na solda da junção da coluna central com o assoalho, provocando estalos incômodos. Certifique-se de que o defeito já foi resolvido dentro do período de garantia.

Teto solar: Deve abrir e fechar de maneira suave e silenciosa para não forçar o sistema de acionamento elétrico. Trancos e estalos são provocados por sujeira nos trilhos ou falta de lubrificação. Procure também por sinais de oxidação na pintura e mofo na forração do teto, indícios claros de infiltração.

Continua após a publicidade

Suspensão: Vale a pena verificar o estado de buchas, bieletas e batentes dos amortecedores: uma revisão geral pode facilmente ultrapassar os R$ 3.000.

Rodas: Nas versões equipadas com rodas de aro 17, verifique em uma loja especializada se elas não estão empenadas. Dependendo do estado do conjunto, peça um desconto.

Renault Fluence
Bancos de couro eram opcionais na versão Dynamique (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Renault Fluence

A voz do dono de Fluence

Nome: Reginaldo Antonio dos Santos
Idade: 36 anos
Profissão: engenheiro mecânico
Cidade: Campinas (SP)

Continua após a publicidade

O que eu adoro

“Espaçoso, design sóbrio, motor 2.0 e câmbio CVT funcionam em perfeita harmonia. Faz 13 km/l na estrada e tem um comportamento dinâmico muito bom. O pós-venda também superou a expectativa.”

O que eu odeio

“A transmissão CVT às vezes demora um pouco para reagir ao kickdown e é um tanto barulhenta em altas velocidades. O acabamento já apresenta alguns rangidos no painel e coluna central.”

Renault Fluence Dynamique
Porta-malas leva 530 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Quanto valem os Renault Fluence usados (KBB)

Modelo 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
1.6 Expression Manual
R$ 37.500
R$ 39.500
R$ 42.500
R$ 43.900
2.0 Dynamique Manual R$ 35.100
R$ 39.115
R$ 37.900
R$ 43.000
R$ 47.567
R$ 51.959
 –
2.0 Dynamique CVT R$ 39.000
R$ 41.000
R$ 41.500
R$ 45.650
R$ 48.565
R$ 52.595
R$ 59.225
2.0 Dynamique Plus CVT
R$ 49.595
R$ 50.000
R$ 53.900
R$ 59.934
R$ 61.500
2.0 Privilege CVT R$ 39.500
R$ 40.500
R$ 46.250
R$ 47.719
R$ 59.500
R$ 60.000
R$ 68.000
R$ 75.900
2.0 GT Line
R$ 51.900
R$ 52.500
R$ 54.900
R$ 62.900
 –
2.0 GT
R$ 48.500
R$ 50.595
R$ 54.857
R$ 55.041

Preço das peças

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) 1.799 550
Farol (cada um) 2.515 1.700
Pastilhas de freio (par diant.) 418 340
Discos de freio (par diant.) 394 310
Amortecedores 2.130 1.790
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.