Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Barulhos no Fluence

Donos se queixam de barulhos, que seriam ocasionados por um defeito de solta na estrutura

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 22 mar 2018, 19h23 - Publicado em 25 set 2013, 00h31

auto-defesa auto-defesa

Para quem compra um sedã médio novo, faz toda diferença estar ao volante de um carro silencioso. Mas não é o que tem acontecido com uma parcela de proprietários do Renault Fluence, que reclamam de estalos metálicos perto do cinto de segurança. O dentista Sérgio Barbosa, de Jundiaí (SP), é um deles. Dono de um Dynamique 2011, ele explica que na revisão dos 10 000 km chegou a avisar os técnicos da concessionária sobre os ruídos que vinham da coluna central. “Fui orientado a esperar antes de eles fazerem o conserto, pois havia outro carro com o mesmo problema à espera de reparos havia mais de dez dias.”

Segundo informações de um mecânico de uma concessionária Renault que não quer se identificar, a causa do problema estaria na junção da coluna central com o assoalho do veículo. “Como essas duas peças não foram soldadas corretamente, as chapas de metal se movimentam e tocam uma na outra, produzindo o estalo”, diz o funcionário.

Sérgio ouviu da autorizada a mesma explicação. “Os técnicos me disseram que é uma falha de fábrica na solda na coluna. Para consertarem, o carro seria desmontado por dentro, soldado, repintado e depois remontado. E nem me ofereceram um veículo reserva para os dez dias que eu ficaria sem o carro.”

Ficar mais de uma semana sem o próprio automóvel é uma situação comum para quem tenta eliminar os estalos, como ocorreu com o administrador de empresas Patrick Kuhnen de Mattos, de Curitiba (PR), dono de um Dynamique 2012. “Já fiquei sem meu Fluence duas vezes só para descobrirem a causa de um barulho que o acompanha desde os 800 km e que aparece até no asfalto mais liso”, afirma ele.

Nem o conserto feito nas concessionárias tranquiliza os donos, como relata o Marcelo Baggio Neia, também de Curitiba, dono de outro Fluence Dynamique 2012. “Esse é meu segundo Fluence. O primeiro também apresentou a falha na estrutura, que desistiram de consertar. A revenda até me comprou o carro de volta. Somando as 12 vezes que eu o levei à autorizada, fiquei mais de 30 dias a pé”, diz ele.

O POVO RECLAMA

“Pediram 15 dias para acabar com o barulho nas colunas do carro. E na concessionária havia um modelo idêntico com o mesmo defeito sendo reparado.”

Continua após a publicidade

Ronaldo Santalucia, empresário, São José dos Campos (SP)

“Agora estou receoso de que exista um problema mais sério no carro além dos estalos.”

Jeroflin Agner, comerciante, Curitiba (PR)

RESPOSTA

A Renault afirma que, de quatro casos recebidos, três deles ainda estão em análise e que em um deles o problema de ruído já foi solucionado.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Continua após a publicidade
Publicidade