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VW Golf 7 usado ainda é muito bom, mas câmbio DSG dá dor de cabeça

Bonito, seguro, bem equipado e gostoso de dirigir: o hatch alemão continua sendo a referência no segmento dos médios

Por Felipe Bitu
21 abr 2023, 12h30
Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Os hatches médios podem até ter saído de moda, mas o VW Golf continua sendo uma ótima opção para quem busca um carro confortável, bem construído e com dirigibilidade suave e esportiva.

Importado da Alemanha em 2013, a sétima geração sacudiu o segmento nas versões Highline (1.4 de 140 cv) e GTI (2.0 de 220 cv), ambas turbinadas, com injeção direta e câmbio automatizado DSG de dupla embreagem (7 marchas na Highline e 6 na GTI).

 

Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
Aerofólio em cima, extrator embaixo: forma e função (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Mais barata, a Highline oferecia ainda um câmbio manual de 6 marchas. Destaque em todos era a suspensão traseira multilink, que melhorou muito a precisão e resposta dinâmica do Golf sem comprometer o conforto.

O generoso pacote de itens de série incluía ar bizona, ESP, freio de mão elétrico com Auto Hold e piloto automático.

Porta-malas comporta até 313 litros de bagagem
Porta-malas comporta até 313 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Com airbags frontais, laterais, de cortina e para joelhos do motorista, ele foi o primeiro a receber 5 estrelas (adultos e crianças) no Latin NCAP.

A Highline tinha três pacotes: Elegance (navegação, chave presencial e roda de aro 17), Exclusive (couro, xenônio e DRL de leds) e Premium (banco do motorista elétrico e detector de cansaço).

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Volkswagen Golf GTI
Extrator de ar do GTI abriga duas saídas de escape independentes e funcionais (Marco de Bari/Quatro Rodas)

 

 

Havia ainda teto solar para Highline e GTI. Meses depois, veio a versão Comfortline, com ar convencional e sem piloto nem DRL.

O primeiro downgrade do Golf foi na linha 2015, vinda do México: perdeu o freio elétrico. Em 2016, ele era fabricado no Brasil, com mais perdas.

Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
Qualidade geral da cabine aproxima o Golf os VW de luxo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A Comfortline ganhou o 1.6 MSI (recém descontinuado) flex e aspirado, de 110/120 cv, com perda sensível de torque. A Highline manteve o 1.4 TSI, que virou flex e subiu a 150 cv.

Câmbio com conversor de torque e freio de mão por alavanca: involuções da nacionalização
Câmbio com conversor de torque e freio de mão por alavanca: involuções da nacionalização (Christian Castanho)

Ambas perdiam o câmbio DSG e o multilink, substituídos por um automático convencional de 6 marchas e pelo eixo de torção. Só a GTI não mudou. Mas o acabamento interno do Golf continuou superior ao dos rivais.

Evite a Comfortline 1.6 MSI: a linha 2017 trouxe um 1.0 TSI mais potente e econômico, desde que o dono não se incomode com o câmbio manual de 6 marchas.

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Evite também a versão esportiva e híbrida GTE, importada apenas no final de 2019 como modelo 2020. A questão é que apenas 99 unidades foram importadas e, encalhadas nas lojas, cerca de 60 delas foram vendidas para locadoras. E agora estão encalhadas nas lojas de seminovos dessas locadoras.

A combinação do motor 1.4 turbo a gasolina de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e outro elétrico de 102 cv e 33,6 kgfm resulta em 204 cv e 35,7 kgfm. A bateria de íon-litio de 380V tem potência nominal de 8,8 kWh (6,9 kWh efetivo) e pode ser recarregada em até 3h45 em um carregador doméstico, incluso no carro. Em nosso teste fez até 40 km/l.

Usados: Golf (7ª geração)
Com 116/125 cv, o 1.0 TSI anda mais que o 1.6 MSI (João Mantovani/Quatro Rodas)

A única coisa que destoa no Golf é o atendimento da rede: abaixo do exigido pelo carro, como mostrou nosso teste de Longa Duração.


Principais defeitos do VW Golf 

Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
Câmbio automatizado DSG de dupla embreagem traz sete marchas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Transmissão – Apesar do ruído elevado, o câmbio DSG não tem problemas crônicos desde que não tenha sido submetido a mau uso. Na dúvida, consulte um especialista.

Pneus – Procure por bolhas nos modelos equipados com rodas de 17 polegadas. O desgaste irregular pode indicar problemas de alinhamento. Os Golf com suspensão multilink também exigem alinhamento do eixo traseiro.

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Teto solar – Verifique se ele abre e fecha suave e silenciosamente. Estalos e trancos são indícios de sujeira ou lubrificação incorreta no mecanismo dos trilhos. Sinais de oxidação e mofo no forro do teto indicam provável infiltração de água.

Mostradores têm leitura agradável
Mostradores têm leitura agradável (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Recall 1 – Uma falha na bomba de combustível dos modelos produzidos entre dezembro de 2013 e maio de 2014 pode fazer com que o motor não dê a partida ou desligue em movimento, com risco de acidente. O recall engloba as unidades com chassis de EW215493 a EW400754.

Recall 2 – No GTI foi constatada falha na vedação da galeria de combustível, defeito que pode provocar incêndio devido ao vazamento de combustível. A convocação abrange o modelo 2015 com chassis de FM031273 a FM049246.

Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
Quem viaja atrás tem saída de ar-condicionado dedicada (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A voz do dono

  • Nome: Gustavo Pulita
  • Idade: 37 anos
  • Profissão: gerente financeiro
  • Cidade: Caxias do Sul (RS)

O que eu adoro – “O acabamento é excepcional: o interior não faz barulho mesmo após anos de uso. Ótimo desempenho e uma dirigibilidade excelente: gostoso de dirigir, tem suspensão macia na medida certa e ótima em curvas.”

O que eu odeio – “A rede autorizada costuma não dar manutenção adequada, forçando o cliente a retornar várias vezes para resolver o mesmo problema. Sem dúvida é necessário mais treinamento específico sobre o produto.”

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Nós dissemos

Usados: Golf (7ª geração)

Fevereiro de 2016 – “Ao volante, o motor 1.6 não desaponta, apesar de não ter a mesma vitalidade do 1.4 TSI. Garante respostas imediatas ao acelerador e potência suficiente para ultrapassagens, mesmo em altas velocidades (…). Mas a sensação de menor agilidade se dá principalmente pela falta do turbo.”

 

PREÇO MÉDIO DOS VW GOLF USADOS (KBB)

Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Comfortline 1.4 TSI manual R$ 74.100 R$ 76.150
Comfortline 1.4 TSI DSG
R$ 76.000
R$ 79.300
Comfortline 1.6 MSI manual R$ 75.200
R$ 76.160
R$ 76.400
Comfortline 1.6 MSI automático
R$ 78.720
Comfortline 1.0 TSI manual
R$ 81.900
Comfortline 1.0 TSI automático
R$ 97.590
Highline 1.4 TSI DSG R$ 82.889
R$ 91.000
Highline 1.4 TSI automático R$ 94.000 R$ 114.000 R$ 126.398
Highline 1.4 TSI manual R$ 87.000 R$ 84.961 R$ 96.000 R$ 109.900
GTI 2.0 TSI DSG R$ 127.700
R$ 135.395
R$ 144.754
R$ 155.500
R$ 197.247
R$ 214.085
GTE 1.4 TSI DSG
R$ 209.000
Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
Logo VW invade o capô: DNA dos projetos mais novos da marca (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Preço das peças do VW Golf

Peças Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.526 R$ 2.800
Farol completo (cada um) R$ 1.763 R$ 1.500
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 696 R$ 210
Disco de freio (par dianteiro) R$ 3.184 R$ 420
Amortecedores R$ 5.260 R$ 2.400
Kit de embreagem R$ 3.184 R$ 4.000

Pense também em um…

Ford Focus (3ª geração):

Ford Focus 1.6S 2014
Ford Focus 1.6S de 3ª geração (Acervo/Quatro Rodas)

Apresentado em 2013, o Focus vem bem equipado desde as versões mais simples e tem suspensões com acerto mais rígido que o do Golf, além de uma direção mais firme e direta. Esse perfil mais esportivo combina bem com o motor 1.6 flex de 131/135 cv e melhor ainda com 2.0 de injeção direta, com 175/178 cv.

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