Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Renault Logan usado é um sedã compacto democrático e barato

Bom, bonito e barato, ele ainda se mantém competitivo frente a concorrentes cada vez mais atuais. E pode ser encontrado a partir de R$ 32.000

Por Por Felipe Bitu
Atualizado em 12 Maio 2023, 10h34 - Publicado em 8 Maio 2023, 11h09

Completamente reestilizado, o modelo 2014 do Renault Logan cativou o público que torceu o nariz para o estilo original apresentado em 2007. Quase dez anos depois, ele ainda conquista o público que não abre mão de espaço interno, robustez e baixo custo de manutenção.

O porte é uma de suas maiores virtudes: com 2,63 metros separando os dois eixos, ele oferece espaço e conforto adequado a quatro adultos, sem castigar o quinto ocupante. Seus 4,35 metros de comprimento e 1,73 metro de largura colaboram para o porta-malas com 510 litros.

A versão mais popular é a Expression, que até o modelo 2016 vinha com os motores D4D 1.0, 16V e 77/80 cv e K7M de 1,6 litro, 8 válvulas e 98/106 cv. Sua lista de equipamentos incluía ar-condicionado, direção assistida, alarme, vidros elétricos e travas e rádio com MP3.

Logan
Rodas de liga leve, de 18 polegadas, vêm somente nas versões mais caras (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Mais requintada, a Dynamique acrescentava banco traseiro rebatível bipartido, rodas de liga leve, faróis de neblina, limitador de velocidade e piloto automático. Nas duas versões o opcional mais valorizado é a central multimídia Media Nav, com tela de 7 polegadas sensível ao toque, navegador e interface Bluetooth.

Sempre vinculado aos motores de 1.6, o câmbio automatizado Easy’R é item que exige cuidado, porque requer mão de obra especializada: vale a pena considerá-lo se o sistema estiver funcionando perfeitamente e se houver um bom desconto, pois sua aceitação no mercado é baixa.

Compartilhe essa matéria via:

Quem busca eficiência deve priorizar os modelos 2017, que ficaram mais rápidos e econômicos com os motores SCE (Smart Control Efficiency). Todo em alumínio, o três-cilindros 1.0 com dois comandos variáveis tem 12 válvulas e rende 79/82 cv. O quatro-cilindros 1.6 tem comando de admissão variável, 16V e gera 115/118 cv. Em ambos a direção passou a contar com assistência eletro-hidráulica.

Continua após a publicidade
LOGAN
Renault Logan Dynamique 1.6 8V (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Faz questão de conforto? O modelo 2020 finalmente recebeu a opção do câmbio CVT com seis marchas simuladas nas versões Intense e Iconic, facilmente identificadas pela suspensão 4 cm mais alta. A ergonomia melhorou com bancos maiores e mais confortáveis e um novo volante com pegada mais agradável: a versão Zen sucedeu a Expression, sendo a única a oferecer os dois motores SCE.

Robusto e confortável, o Logan tornou-se um favorito entre os motoristas de aplicativo, motivo pelo qual é preciso muita atenção para identificar unidades com quilometragem muito elevada. O baixo custo de peças e mão de obra favorece seu histórico de manutenções.

Defeitos do Renault Logan

Cabeçote – Nos motores D4D de quatro cilindros que equiparam as versões Authentique e Expression até o modelo 2016, é preciso atenção especial com o estado da correia dentada. Baixo desempenho e alto consumo de combustível costumam ser sanados com a regulagem da folga de válvulas.

Continua após a publicidade

Câmbio Easy’R – Verifique se o sistema funciona sem trancos ou retenções de marchas. O problema mais comum é causado pelo desgaste natural do sistema de embreagem.

Suspensão – Batidas secas e vazamentos são sinais de amortecedores sem ação. Na dúvida, vale a pena consultar um reparador para analisar os componentes de desgaste natural como batentes, bieletas e buchas.

Freios – Discos e tambores podem estar empenados, especialmente em unidades com câmbio automatizado ou CVT. Os principais sintomas são trepidação no pedal de freio e oscilações durante a frenagem.

Acabamento interno – O interior apresenta grande quantidade de plástico rígido: verifique os difusores do sistema de ventilação. Nem todas as peças são fáceis de ser encontradas.

Continua após a publicidade

A voz do dono

Nome: Luiz R. Waltrick
Idade: 34 anos
Profissão: consultor de seguros
Cidade: Blumenau (SC)

O que eu adoro: 

“O baixo consumo e o reduzido valor das peças e mão de obra favorece a manutenção, essencial para quem viaja muito a trabalho. Espaçoso, confortável, com elevada altura do solo, encara qualquer terreno.”

O que eu odeio:

“Tive um Logan da geração anterior e afirmo que a suspensão era mais robusta: os amortecedores estão mais suaves, mas a durabilidade caiu bastante. O mesmo se aplica aos batentes, mais frágeis.”

Preços dos Renault Logan usados (KBB)

Tabela de preços logan
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Renault Logan

Peças Logan
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos

Reprodução QUATRO RODAS 649
(Reprodução/Quatro Rodas)

Novembro de 2013 –  “No novo Logan, a Renault tentou atender a todos, tratando de deixá-lo mais confortável, equipado e moderno. (…) os bancos ganharam uma espuma que permite uma modelagem que abraça e dá mais firmeza ao corpo. (…) Outra melhoria foi na suspensão, perceptivelmente mais confortável. O conjunto absorve bem as oscilações…”

Pense também em um…

Virtus
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

VW Virtus –  Sua principal virtude são os 2,65 m entre os eixos e os 4,48 m de comprimento, medidas que garantem um generoso espaço interno. A versão de maior sucesso é a Comfortline com motor 1.0 TSI (128/116 cv), câmbio automático de seis marchas e equipamentos como ESP, central multimídia e volante multifuncional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.