Menor Custo: estes são os carros mais baratos de manter no Brasil em 2022
No cenário atual, de carros, combustíveis e serviços cada vez mais caros, a sutileza dos números ajuda a escolher o melhor modelo para você
Os tempos estão difíceis para quem tem carro. São impostos, manutenção, seguro, combustível… Por essa razão, o que vem preocupando quem está atrás de um carro novo é quanto custa mantê-lo. E fazer pesquisa é o caminho. Mas não se preocupe. Nós já fizemos isso para você.
Quando se opta por um modelo, sem dúvida existem vários critérios que devem ser atendidos, como espaço interno, desempenho, tecnologia, liquidez, desvalorização, enfim, uma ampla gama de fatores que levam à compra.
Mas o custo de uso de um carro quase sempre é esquecido. E isso não acontece à toa. Não é uma tarefa simples coletar, compilar e entender todos os dados.
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E, no caso de um comparativo, ainda estabelecer bases justas para todos os concorrentes, dentro das condições possíveis. Assim, indicamos os carros que melhor equilibram gastos com combustível, seguro e manutenção. O valor de tabela serve, nesse caso, para o cálculo do seguro.
Alguém pode questionar o porquê de não entrarem os custos de documentação, mas estes variam em alíquota e taxas em todo o país e, se agregados ao custo de uso, não trariam um cenário preciso nesta avaliação. Por isso ficam de fora.
Escolhemos os cinco modelos mais vendidos em cada categoria apresentada aqui. As versões básicas de hatches e sedãs compactos estão equipadas com câmbio manual, sendo que o Virtus é exceção por não mais contar com a versão de entrada assim equipada.
Os SUV e as picapes são todos automáticos e estas são com tração nas quatro rodas e cabine dupla.
O valor de compra é o de tabela, vigente em São Paulo. O valor do seguro foi determinado por meio de um perfil fixo, criado para essa finalidade, utilizado em todos os carros.
Para o combustível, o valor médio em São Paulo no mês de março, segundo a ANP, é de R$ 6,592 para a gasolina e R$ 5,989 para o diesel S10.
Finalmente, o valor de consumo é o oficial do Inmetro, na tabela atualizada em 1o de fevereiro de 2022, com as últimas atualizações para cada modelo encontrado aqui.
Tabela de cálculo
- Combustível: Média ponderada (70% urbano, 30% rodoviário), a partir de números do Inmetro. Os preços (R$ 6,592/l de gasolina e R$ 5,989/l de diesel S10) são valores médios na cidade de São Paulo, segundo a ANP, no mê de março. Calculamos o custo para rodar 15.000km, distância média percorrida em um ano.
- Manutenção: Despesas com as revisões previstas pelas fábricas para o primeiro ano ou 15.000 km.
- Seguro: O valor publicado refere-se à menor cotação dentre todas as obtidas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras. Perfil QUATRO RODAS: homem, casado, 35 anos, sem filhos.
- Custo mensal: Obtido pela soma das despesas durante um ano dividido por 12 meses.
- Preço de tabela: Os valores considerados para o cálculo do seguro são os sugeridos pelas fábricas, coletados em março.
Hatches compactos mais baratos de manter
1º Chevrolet Onix 1.0 MT
Ele venceu apenas no consumo, mas isso foi suficiente para levar o troféu para casa, com 14,74 km/l de acordo com nossos cálculos.
No custo de revisão, por exemplo, ficou atrás do Hyundai HB20, que nesse quesito ganhou de lavada, com R$ 286 de custo da primeira revisão contra os R$ 400 do Onix. No seguro, foi a vez do Mobi levar o troféu, com R$ R$ 2.023, no perfil definido, contra R$ 2.177, uma diferença não tão grande assim.
Quando se faz um comparativo dessa natureza, qualquer detalhe pode levar à vitória ou à derrota, pois em geral os números não são tão discrepantes. Mas, se saem muito fora da curva, pesam bastante no resultado final.
No caso do Onix, o consumo o levou à vitória. No caso do VW Gol, ocorreu o inverso. Na revisão, por exemplo, teve o custo de R$ 626, disparadamente o mais alto do grupo.
O mesmo aconteceu com o seguro, novamente com o valor mais alto, R$ 2.302. Por isso amargou a lanterna nesse comparativo.
O Fiat Argo, que veio em segundo, perdeu do Onix por muito pouco no consumo (14,26 km/l na nossa média), também no seguro por muito pouco (R$ 2.197) e na revisão (R$ 432).
Essas pequenas diferenças acabaram levando o modelo da Fiat para o segundo lugar, mas com uma diferença de apenas R$ 24. Essa é a sutileza dos números.
Finalmente, o Onix é um modelo que vai além do que os números mostram, apresentando um bom desempenho no mercado de seminovos, com grande liquidez mesmo nos carros com maior quilometragem. Sem dúvida uma boa compra!
Preço | R$ 73.890 |
Custo/mês | R$ 773 |
Revisão | R$ 400 |
Seguro | R$ 2.177 |
Cons (Km/l) | 14,74 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 6.708 |
Ranking
2º Fiat Argo 1.0 | 3º – Hyundai HB20 | 4º – Fiat Mobi Like | 5º – VW GOL 1.0 12v | |
Preço | R$ 71.490 | R$ 71.590 | R$ 60.690 | R$ 72.290 |
Custo/mês | R$ 797 | R$ 800 | R$ 823 | R$ 849 |
Revisão | R$ 432 | R$ 286 | R$ 436 | R$ 626 |
Seguro | R$ 2.197 | R$ 2.139 | R$ 2.023 | R$ 2.302 |
Cons. (km/l) | R$ 14,26 km/l | R$ 13,78 km/l | R$ 13,3 km/l | R$ 13,63 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 6.934 | R$ 7.175 | R$ 7.417 | R$ 7.254 |
Sedãs compactos mais baratos de se manter
1º – Chevrolet Onix Plus LT
Olha ele aí novamente. E o cenário se repetiu, exatamente como ocorreu com a versão hatch. Ganhou apenas no consumo, mas levou.
A revisão fica nos mesmos R$ 400, com o Hyundai HB20S Vision levando o primeiro lugar com seus R$ 284. Quando se fala em seguro, ficou em segundo, com R$ 2.340 contra R$ 2.211 do modelo coreano.
Mas a supremacia do Onix vem no consumo, com 15,32 km/l contra 14,3 km/l do Hyundai.
Na hora da escolha, avalie os números, mas lembre-se de que o Hyundai tem garantia de cinco anos e isso pode pender a balança para o lado dele, pois a diferença mensal é de apenas R$ 18.
E assim como ocorreu com os hatches, os VW não tiveram um desempenho brilhante. Outrora primavam pela fama de serem baratos de manter, hoje o cenário é bem diferente.
O Voyage vem em terceiro e o Virtus em último, sendo a exceção do grupo, pois está entre os cinco mais vendidos e sua versão de entrada com câmbio manual (1.6 MSI) não é mais oferecida. Sendo assim, os números foram obtidos com a versão Comfort 200 TSi automática.
Mas observe que, mesmo sendo carros bem diferentes, as revisões de Voyage (R$ 626) e Virtus (R$ 677) têm valores muito próximos.
O Cronos, ao ficar em quarto lugar, também surpreendeu. Sua revisão de R$ 488 custa menos que as de Virtus e Voyage e mais que as de Onix Plus e HB20S. Mas, no seguro (R$ 2.595) e no consumo (13,8 km/l), ele é um dos mais dispendiosos. Só oferecendo vantagem diante dos números do Virtus.
Preço | R$ 80.690 |
Custo/mês | R$ 766 |
Revisão | R$ 400 |
Seguro | R$ 2.340 |
Cons (Km/l) | 15,32 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 6.454 |
Ranking
2º Hyundai HB20S Vision |
3º – Hyundai HB20 | 4º – Fiat Cronos 1.3 | 5º – VW GOL 1.0 12v | |
Preço | R$ 79.390 | R$ 83.690 | R$ 82.490 | R$ 112.090 |
Custo/mês | R$ 784 | R$ 850 | R$ 855 | R$ 982 |
Revisão | R$ 284 | R$ 626 | R$ 488 | R$ 677 |
Seguro | R$ 2.211 | R$ 2.543 | R$ 2.595 | R$ 3.008 |
Cons. (km/l) | R$ 14,3 km/l | R$ 14 km/l | R$ 13,8 km/l | R$ 12,2 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 6.915 | R$ 7.033 | R$ 7.176 | R$ 8.092 |
SUVs Compactos mais baratos de se manter
1º – VW T-Cross 200 TSI Aut.
Depois de amargar derrotas fragorosas nos dois segmentos anteriores, agora o T-Cross faz as honras da casa e encabeça a lista dos SUVs compactos. E sabe o que pesou muito para que isso acontecesse?
O valor da revisão. Ou melhor, o “não valor” da revisão, pois tem custo zero. Isso mesmo, e vai mais além: as três primeiras revisões são gratuitas.
O segundo lugar da Tracker não traz surpresas, um carro ágil e versátil, mas que curiosamente teve sua derrota determinada pelo custo da revisão. Se no modelo da VW é de graça, no modelo da GM é simplesmente o mais alto do grupo, com seus elevados R$ 628.
Para quem não gostou do design do novo Creta, a versão de entrada Action 1.6 AT6 é a única que mantém o visual antigo.
Neste comparativo, porém, o modelo coreano acabou amargando o último lugar no grupo, puxado, principalmente, pelo consumo (10,37 km/l na nossa média, o pior aqui). Tem a vantagem da garantia de cinco anos, que deve ser considerada. E a revisão é a segunda do grupo, com R$ 329.
O quarto lugar do Renegade foi puxado, principalmente, pelo seguro alto, R$ 3.362. Nem o consumo de 11,54 km/l e nem o valor da revisão (R$ 385) assustam. Finalmente, quanto ao Honda HR-V, já apresentado na Indonésia, estamos aguardando uma nova geração.
Mas para este comparativo adotamos o modelo antigo, uma vez que não temos nem previsão exata de quando teremos o novo. Vamos ver no ano que vem como vai se comportar o novo HR-V, completamente modificado.
Preço | R$130.850 |
Custo/mês | R$ 948 |
Revisão | R$ – |
Seguro | R$ 2.972 |
Cons (Km/l) | 11,75 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 8.514 |
Ranking
2º Chevrolet Tracker Turbo AT6 LT |
3º – Honda HR-V LX 1.8 CVT |
4º – Jeep Renegade Sport T270 |
5º – Hyundai Creta Action 1.6 AT6 |
|
Preço | R$ 118.630 | R$ 114.100 | R$ 123.990 | R$ 102.490 |
Custo/mês | R$ 962 | R$ 1.015 | R$ 1.260 | R$ 1.029 |
Revisão | R$ 628 | R$ 403 | R$ 385 | R$ 329 |
Seguro | R$ 2.967 | R$ 3.102 | R$ 3.362 | R$ 2.490 |
Cons. (km/l) | R$ 14,44 km/l | R$ 11,39 km/l | R$ 11,54 km/l | R$ 10,37 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 7.948 | R$ 8.681 | R$ 8.568 | R$ 9.535 |
SUVs Médios mais baratos de manter
1º – Toyota Corolla Cross XR
Desta vez a revisão gratuita não foi suficiente para levar o VW Taos ao primeiro lugar, e o Corolla Cross levou a melhor. E aqui cabe um comentário: fica difícil entender a estratégia da empresa alemã ao conceder o benefício da revisão gratuita para seus utilitários esportivos e deixar de lado os sedãs compactos, de entrada.
Aliás, as revisões caras também tiveram seu papel nos custos do Voyage e Virtus. De qualquer forma, das revisões cobradas, o Corolla ficou em primeiro lugar (R$ 445); segundo na geral.
No seguro ficou em terceiro, com R$ 3.581, e ganhou no consumo, sendo o único que passou dos 11 km/l no grupo, ficando com 11,89 km/l. A soma dos três fatores o levou à vitória.
O custo mensal do Corolla Cross e o do Compass, que vem em segundo lugar, são separados por meros R$ 25.
Um valor muito baixo. E a sutileza dos números continua, pois no terceiro lugar o Taos está atrás do Compass por R$ 5! Imagine se a revisão fosse cobrada… e do primeiro lugar, meros R$ 30 os separam.
Uma verdadeira Fórmula 1, onde as frações determinam os vencedores e os perdedores. Na verdade isso mostra um grande equilíbrio entre os concorrentes.
Destaque, desta vez negativo, vai para os dois chineses da Chery. Esperava-se que pudessem ofuscar os tradicionais concorrentes no que diz respeito ao custo de uso, mas decepcionaram.
Os dois Tiggo amargaram os dois últimos lugares, com destaque para as revisões caras, R$ 674, e os piores consumos do grupo. Vamos ver como ficam esses modelos nas próximas edições.
Preço | R$161.990 |
Custo/mês | R$ 1.023 |
Revisão | R$ 445 |
Seguro | R$ 3.581 |
Cons (Km/l) | 11,89 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 8.250 |
Ranking
2º Jeep Compass Sport T270 |
3º – VW Taos Comfortline 250 TSI |
4º – Caoa Chery Tiggo 8 1.6 |
5º – Hyundai Creta Action 1.6 AT6 |
|
Preço | R$ 158.990 | R$ 175.490 | R$ 199.990 | R$ 193.790 |
Custo/mês | R$ 1.048 | R$ 1.053 | R$ 1.177 | R$ 1.185 |
Revisão | R$ 450 | R$ – | R$ 674 | R$ 674 |
Seguro | R$ 3.118 | R$ 3.475 | R$ 4.000 | R$ 3.720 |
Cons. (km/l) | R$ 10,98 km/l | R$ 10,8 km/l | R$ 10,46 km/l | R$ 10,46 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 9.005 | R$ 9.156 | R$ 9.453 | R$ 9.829 |
Picapes mais baratas de se manter
1º – Nissan Frontier Attack AT CD 4×4
O segmento das picapes teve a briga mais acirrada, com números muito próximos
A disputa entre as picapes diesel foi marcada também pelos números muito próximos. E novamente coube à precisão dos números promover o desempate nos detalhes.
Mas aqui há um agravante: os valores são bem mais altos e as frações mostram como essa contenda foi acirrada. Todas as picapes tiveram consumo muito próximo, com S10 e Ranger apresentando exatamente as mesmas médias ponderadas (considerando 70% uso urbano, 30% uso rodoviário), de 9,42 km/l, somando fatores de valores diferentes!
A única que passou dos 10 km/l foi a L200 Triton, com seus 10,4 km/l. Mas isso não foi suficiente para deixar a Mitsubishi em uma posição mais confortável por conta de outros custos.
Por exemplo, a L200 Triton foi fortemente penalizada pelo altíssimo valor de sua apólice de seguro, quase R$ 8.000 (exatos R$ 7.940), e também pelos custos das revisões, R$ 1.537.
E esses dois fatores derrubaram sua pontuação, levando a picape japonesa ao último lugar e a ficar bem fora da média do grupo, no que diz respeito ao custo mensal (média de todas, R$ 1.330, contra os R$ 1.509, ou R$ 179).
É muita variação e explicamos a causa. A diferença entre a Nissan e o segundo lugar, a Ranger XLS, é de apenas R$ 34. E da Ranger para a S10… apenas exatos R$ 6!
E o páreo continua apertado, pois da S10 para a Hilux, são R$ 30. Estamos falando de pequenas diferenças em valores na casa de R$ 1.300/mês.
A Frontier já tem sucessora, mas isso não invalida sua conquista, porque espera-se que a nova geração siga na mesma tocada em relação aos custos.
Preço | R$267.190 |
Custo/mês | R$ 1.250 |
Revisão | R$ 747 |
Seguro | R$ 5.175 |
Cons (Km/l) | 9,9 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 9.074 |
Ranking
2º Ford Ranger XLS 2.2 CD AT 4×4 |
3º – Chevrolet S10 2.8 LT CD AT 4.4 |
4º – Caoa Chery Tiggo 8 1.6 |
5º – Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 |
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Preço | R$ 243.990 | R$ 262.840 | R$ 271.190 | R$ 236.990 |
Custo/mês | R$ 1.284 | R$ 1.290 | R$ 1.320 | R$ 1.250 |
Revisão | R$ 1.129 | R$ 724 | R$ 935 | R$ 1.537 |
Seguro | R$ 4.741 | R$ 5.216 | R$ 5.394 | R$ 7.940 |
Cons. (km/l) | R$ 9,42 km/l | R$ 9,42 km/l | R$ 9,45 km/l | R$ 9,90 km/l |
Gasto anual c comb. | R$ 9.534 | R$ 9.537 | R$ 9.506 | R$ 9.074 |