Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carro mais barato do Brasil ficou 50,5% mais caro em um ano

Com aumento do preço dos carros e tantos modelos descontinuados, onde começam os principais segmentos do mercado atualmente?

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 mar 2022, 00h15 - Publicado em 24 fev 2022, 12h40

O carro mais barato do Brasil ficou 50,5% mais caro de fevereiro de 2021 para fevereiro de 2022 e a culpa não é apenas da inflação, do dólar ou da falta de peças. O consumidor também tem culpa.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Há um ano, não havia carro novo mais barato que o Fiat Mobi Easy, de R$ 39.790. Mas era um carro básico de tudo: o único equipamento de série relevante era o computador de bordo. É o tipo de veículo que nem mesmo os frotistas querem, por não ter ar-condicionado ou direção hidráulica.

Se carros populares precisavam ser baratos e mal equipados, eles realmente não existem mais.

Hoje o carro mais barato é o Renault Kwid Zen, de R$ 59.890. É 50% mais caro, mas está equipado com direção elétrica, controles de estabilidade e tração, quatro airbags, rádio, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. É um modelo com o mínimo de conforto que os clientes exigem e não muito distante do que o Mobi Like (R$ 60.990) oferece.

Continua após a publicidade
Renault Kwid Intense
Novo Renault Kwid 2022 (Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)

Interesse do consumidor, vendas em baixa e o custo de atualização para as normas de emissões do Proconve L7 forçaram a extinção de versões, de modelos – em especial, os com mais tempo de mercado – e até de categorias, como picapes médias flex e dos furgões pequenos, onde havia apenas os Fiat Doblò e Peugeot Partner. A percepção de que os automóveis haviam ficado mais caros está ainda mais evidente agora, sem os carros pelados e com projetos defasados.

Mapeamos os preços dos carros mais baratos dos principais segmentos há um ano e os de agora. Nos segmentos de entrada é preciso dispor de pelo menos R$ 20.000 a mais para estacionar um carro novo na garagem.

Fiat Mobi Like 2022
Fiat Mobi Like 2022 (Divulgação/Fiat)

Esse montante vai muito além de um percentual de aumento ou de mais parcelas no financiamento: também representa uma dificuldade maior para o consumidor ter o financiamento do seu carro aprovado.

Comprar carros de alguns segmentos ficou ainda mais difícil, caso dos SUVs médios: o modelo-base de hoje, o Toyota Corolla Cross XR, é 60,4% mais caro que o Tiggo 7 T, que já saiu de linha. Entre as picapes compactas, o degrau entre a opção mais barata hoje, a Strada En-durance, e a Saveiro Robust de um ano atrás é de 51,6%.

Veja o preço inicial dos principais segmentos hoje na comparação com fevereiro de 2021:

Preço inicial dos carros por categoria
(arte/Quatro Rodas)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.