PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

VW Taos Comfortline é quase R$ 30.000 mais barato, mas vale a pena?

Modelo perde itens como os faróis tecnológicos e a grade iluminada, mas tem uma boa lista de equipamentos e mantém as principais virtudes do SUV

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 ago 2021, 17h19 - Publicado em 12 ago 2021, 17h00
Volkswagen Taos Comfortline
Volkswagen Taos Comfortline é a versão de entrada do SUV médio (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Tudo o que você viu ou ouviu falar sobre o Volkswagen Taos até agora dizia respeito à configuração Highline, que é a mais cara. Mas chegou a hora de conhecer a versão de entrada do SUV, a Comfortline, que perde vários itens, mas sai quase R$ 30.000 mais barata do que a topo de linha. Será que a economia compensa?

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Na tabela da Volks, o Taos Highline começa em R$ 181.790 e pode chegar a R$ 192.470 com todos os opcionais e pintura metálica. Já o Comfortline começa em R$ 154.990 e chega aos R$ 166.610 também com os opcionais disponíveis e pintura metálica.

Volkswagen Taos Comfortline
Maior diferença visual nas laterais do Taos Comfortline está nas rodas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ou seja, mesmo em sua configuração mais equipada, o Taos mais barato ainda fica longe do valor inicial do mais caro. O problema é que alguns equipamentos são exclusivos do Highline. Então, se você fizer questão de todo o pacote tecnológico, vai ser forçado a gastar um pouco mais para levar a versão topo de linha para casa.

Continua após a publicidade

As principais mudanças visuais da configuração de entrada estão na dianteira e nas laterais. A traseira segue sem nenhuma alteração. Na dianteira, os faróis perdem os projetores e ficam mais simples, mesmo que continuem iluminados por LEDs. A grade também deixa de ter o filete central iluminado.

Volkswagen Taos Comfortline
A traseira segue sem mudanças em relação a versão topo de linha (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De lado, a mudança mais notável está nas rodas. Elas têm desenho exclusivo e seguem com 18 polegadas como no Taos mais caro. Apesar do acabamento mais simples, elas são até mais elegantes do que as diamantadas do Highline. As janelas perdem o friso cromado. 

Por dentro, o SUV mantém a sobriedade com suas linhas horizontais e acabamentos discretos. O painel não tem partes emborrachadas, que ficam restritos às portas, mas têm uma porção central revestida de couro. O problema é que o revestimento é feito por cima de plástico rígido e, por isso, continua sem toque macio.

Continua após a publicidade
Volkswagen Taos Comfortline
Painel do SUV não tem materiais emborrachados e ostenta desenho sóbrio (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O que tem, o que não tem e o que pode ter

De série, os bancos são de tecido, com uma moderna padronagem de cinza mesclado. Mas assim como na unidade avaliada, é possível adicionar um pacote opcional com bancos de couro, além de aquecimento para os bancos dianteiros e ajustes elétricos para o do motorista. O pacote custa R$ 5.240.

Outra baixa no interior está no quadro de instrumentos digital, de 8 polegadas. Apesar de menor e de visualização mais simples, ele cumpre muito bem a sua função e mostra o necessário, sem grandes invenções. Só são dispensáveis os traços azuis nas laterais, que tentam disfarçar o tamanho reduzido da tela.

Volkswagen Taos Comfortline
Bancos de couro são opcionais; de série, o Taos Comfortline tem bancos de tecido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De série, assim como o Taos Highline, o Comfortline tem 6 airbags, chave presencial, central multimídia VW Play com 10 polegadas, detector de fadiga, chave presencial, carregador de celular por indução e faróis automáticos. Ela pode ter ainda piloto automático adaptativo, frenagem automática e detector de pedestres em um pacote que custa R$ 4.790.

Continua após a publicidade

Por outro lado, não pode ter detector de pontos cegos, iluminação ambiente na cabine, seletor de modos de condução, retrovisores aquecíveis e os faróis IQ Light. Além disso, só a Highline pode ter teto solar, e só como opcional.

Volkswagen Taos Comfortline
Quadro de instrumentos tem 8 polegadas, mas traços azuis nas laterais são dispensáveis (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Um dos trunfos do Taos está no espaço e quem vai atrás não se preocupa com aperto. Pernas, cabeça e ombros têm espaço de sobra. Até quem vai no meio consegue desviar do alto túnel central, apesar de ainda incômodo. O porta-malas, de 498 litros, também impressiona. É o maior entre os rivais. Depois dele vem o Compass, com 476 litros.

Mecânica intocada

O Taos é sempre equipado com o motor 1.4 TSI (turbo com injeção direta) flex, com 150 cv e 25,5 kgfm, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Esse conjunto, que é sempre puxado pela tração na dianteira, leva o Taos de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, de acordo com os nossos testes feitos com gasolina.

Volkswagen Taos Comfortline
Faróis perdem o sistema IQ Light e tem refletores comuns, mas são iluminados por LEDs – exceto na seta (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Ele tem boas acelerações e desenvolve velocidade de forma fácil e suave, sem esforço. Assim como a direção mais direta, a posição de dirigir do Taos tem certa esportividade, embora sua proposta seja totalmente familiar. É possível achar uma posição mais instigante e prazerosa. A suspensão vai pelo mesmo caminho, mas sem deixar de ser confortável.

Aqui, o acerto busca passar conforto para os ocupantes, sem que para isso o carro seja “molenga”. No Taos, o conjunto não permite que a carroceria tenha grandes rolagens ou dê sustos em curvas. Porém, enquanto os ocupantes desfrutam do conforto, a combinação da direção justa e da suspensão mais firme aparece de forma evidente para o motorista. As imperfeições do solo são refletidas diretamente no volante.

Volkswagen Taos Comfortline
Grade não tem a faixa iluminada e, por isso, é mais simples (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O SUV também passou pela prova de consumo de combustível com bons números. Com gasolina, ele registrou as médias de 11,4 km/l em ciclo urbano e 14,3 km/l em ciclo rodoviário.

Vale a pena?

A estratégia de preços e pacotes de equipamentos do Taos parece proposital para buscar dois tipos diferentes de clientes, em vez de apenas forçar o Highline em quem chegar nas lojas procurando pelo Comfortline. Quem busca por um SUV médio com muito espaço, ótima dirigibilidade e bom nível de equipamentos, mas não tem R$ 180.000 à disposição, vai ficar plenamente satisfeito levando a versão mais barata para casa.

Continua após a publicidade
Volkswagen Taos Comfortline
Rodas de 18 polegadas têm acabamento comum, mas são elegantes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ela tem tudo o que é necessário e ainda pode ter algo a mais pela oferta de opcionais, agradando quem curte estar perto das tecnologias mais avançadas. Além disso, é mais barata do que a versão equivalente do Jeep Compass, a Longitude. 

Por outro lado, buscará pelo Highline quem possui os 30 mil a mais para mostrar que tem a versão mais cara na garagem e, claro, poder usufruir de ainda mais tecnologia e conforto. Em resumo, tudo vai depender da sua conta bancária. E se você não puder levar o topo de linha para casa, não fique triste. O modelo de entrada também vai fazer muito bonito.

Teste – VW Taos
0 a 100 km/h: 10,2 s
0 a 1.000 m: 31,3 s – 169,6 km/h
Velocidade Máxima: 194 km/h*
Retomada:
D 40 a 80 km/h: 4,4 s
D 60 a 100 km/h: 5,6 s
D 80 a 120 km/h: 7,4 s
Frenagens:
60/80/120 km/h – 0 m: 13,6/25,3/54,6 m
Consumo:
Urbano: 11,4 km/l
Rodoviário: 14,3 km/l

Ficha técnica 

Garantia: 3 anos
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, turbo, 1.395 cm³, 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteiraSuspensão: ind. McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e sólido (tras.)
Direção: elétrica, 11,5 (diâmetro de giro)
Pneus: 215/55 R18
Dimensões: comprimento, 446,1 cm; largura, 209,7 cm; altura, 163,6 cm; entre-eixos, 268 cm; porta-malas, 498 l; tanque de combustível, 51 litros

*Dado de fábrica

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.