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Mitsubishi ASX é SUV com tração 4×4 a partir de R$ 50.000

Espaçoso, confortável e seguro, o Mitsubishi ASX vai bem no asfalto e em trilhas leves, mas poderia ser mais rápido e econômico

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 Maio 2024, 10h51 - Publicado em 4 Maio 2024, 19h00
Mitsubishi ASX usado
Barras cromadas em zigue-zague são destaques da terceira reestilização do ASX (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Mitsubishi é conhecida pela valentia de seus utilitários. O Mitsubishi ASX, por sua vez, é um carro de passeio que roda confortavelmente por estradas de terra e até encara trilhas leves.

Belo e funcional, este SUV médio chegou ao Brasil em 2010, importado do Japão, e até conseguiu conquistar parte da clientela do Pajero TR4 (especificamente aqueles que rodam mais no asfalto) ao suprir suas principais carências – especialmente aquelas ligadas ao espaço.

Motor 2.0 16V é a única opção para o ASX
Motor 2.0 16V é a única opção para o ASX (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O ASX tem dimensões de hatch médio (tem 4,36 m de comprimento e tem 2,67 m de entre-eixos), oferece espaço interno para cinco ocupantes, porta-malas de 409 litros, dirigibilidade dócil e confortável e bom pacote de segurança, que inclui sempre ABS e airbags frontais.

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Uma semelhança com o TR4 é o alto consumo: seu 2.0 16V a gasolina com comandos variáveis e injeção direta rende 160 cv, mas é limitado pelo câmbio CVT, que compromete o desempenho com respostas lentas. Quem gosta de acelerar deve optar pelas versões com câmbio manual ou apelar para trocas nas borboletas do volante.

Versão 4x4 é a mais valorizada
Versão 4×4 é a mais valorizada no mercado de usados (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Vale a pena investir no Mitsubishi ASX AWD: com preço inicial de R$ 55.000, ele traz sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelhos), controles de tração e estabilidade, tração 4×4 seletiva, assistente de partida em subidas, sensores de ré, de chuva e de faróis, chave inteligente com partida do motor por aproximação, retrovisores rebatíveis, bancos de couro elétricos e ar digital. Teto panorâmico e faróis de xenônio são opcionais bem-vindos.

A versão 4×2 atrai pouco porque oferece menos itens de série por um valor próximo no mercado de usados, mas essa escolha pode garantir um carro mais novo.

Mitsubishi ASX

Nacionalizado nos modelos 2012, o Mitsubishi ASX recebeu discretos retoques, roda aro 18 e revisão em motor e suspensão.

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Em 2015, o ASX Outdoor aliou câmbio manual e o 4×4: além do visual (bagageiro no teto e apliques de plástico), ele agrada pela dirigibilidade mais suave devido às rodas menores (aro 16) e aos pneus de uso misto e perfil mais alto. Mas no ano seguinte o Outdoor passou a ter tração apenas dianteira e câmbio CVT.

Mitsubishi ASX usado
Traseira segue inalterada desde 2010, quando o modelo chegou ao Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na linha 2017, a última reestilização garantiu a frente com novos frisos cromados na grade e que fazem uma espécie de ziguezague entre os faróis principais e os de neblina, junto com um novo para-choque com parte central preta.

Mitsubishi ASX usado
Painel tem materiais de toque rígido e aparência de baixa qualidade (Divulgação/Divulgação)

Mas a única mudança na traseira surgiu apenas na linha 2018, quando ganhou um logotipo indicando que, tardiamente, o motor 2.0 passou a ser flex e com direito ao sistema de pré-aquecimento do etanol na partida a frio. Foi quando chegou aos 170 cv e 23 kgfm – com gasolina os valores são de 160 cv e 22 kgfm. O câmbio manual deixou de ser oferecido.

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Mitsubishi ASX usado
Dimensões são de SUV compacto, mas preço está acima da média. Rodas são de 18 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Mitsubishi ASX usado
Central multimídia, mesmo completa, tem aspecto de item paralelo. Já o ar-condicionado, poderia ser digital (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Mitsubishi ASX saiu de linha em 2021. Mas, na verdade, o que aconteceu foi sua substituição pelo Outlander Sport que, na verdade, foi a terceira reestilização do ASX. Era o mesmo carro, com o mesmo motor, mas com frente e traseira renovados. Não deu muito certo, pois foi lançado em julho de 2020 e saiu de linha em dezembro de 2021.

O ASX desfruta da boa reputação dos carros japoneses, embora seu pós-venda deixe a desejar quando comparado aos rivais de Honda e Toyota. Por outro lado, a nacionalização melhorou a disponibilidade e o valor das peças de reposição e muitas delas são compartilhadas com o Mitsubishi Lancer. Vale pesquisar o preço de peças e serviços nas concessionárias, que quase sempre têm peças para pronta entrega e oferecem serviços de manutenção preventiva com preços fixos.

Problemas e defeitos do Mitsubishi ASX

Teto panorâmico – Os modelos 2010 e 2011 do ASX AWD foram convocados para recall de eventual aplicação de adesivo de fixação no teto panorâmico, por risco de descolamento do vidro.

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Mitsubishi ASX usado
Teto solar panorâmico é exclusivo da versão topo de linha e garante sensação agradável à cabine (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Câmbio CVT – Assim como o Lancer, as primeiras unidades do ASX chegaram ao país sem o radiador do fluido da transmissão, provocando ruídos e falhas principalmente em altas rotações. Vale a pena certificar se o equipamento foi instalado no período de garantia.

Suspensão – A calibração firme e o curso curto da suspensão cobra seu preço na vida útil de peças como buchas e batentes. Batidas secas e vazamentos são indícios claros de amortecedores sem ação.

Cabeçote – O motor pode apresentar ruídos anormais, vindos da corrente dos comandos de válvulas: óleo de especificação incorreta ou trocas fora do prazo determinado provocam o desgaste precoce desse componente.

Sistema 4×4 – Exige atenção no alinhamento da direção e suspensão da versão AWD, sob risco de desgaste excessivo dos pneus e comportamento dinâmico irregular. Cheque também se o óleo da caixa de transferência e o do diferencial traseiro foram substituídos.

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Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor (Divulgação/Mitsubishi)

Valor dos Mitsubishi ASX usados (KBB)

Modelo 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
4×2 manual R$ 50.565
R$ 56.675
R$ 58.200 R$ 64.554 R$ 65.990 R$ 66.134 R$ 68.990
GLS
R$ 94.489 R$ 109.521
HPE
R$ 101.920
HPE-S R$ 107.540
4×2 CVT R$ 52.220
R$ 58.970
R$ 59.940
R$ 63.240 R$ 67.100
R$ 69.940
R$ 76.640
R$ 83.340 R$ 86.690
AWD CVT
R$ 54.730
R$ 60.304
R$ 63.400 R$ 64.550 R$ 70.120 R$ 77.351 R$ 88.687 R$ 87.980 R$ 102.592
OUTDOOR MT R$ 76.315
OUTDOOR CVT R$ 73.335 R$ 81.120

Preço das peças do Mitsubishi ASX

Mitsubishi ASX
Versão reestilizada do ASX foi apresentada durante o Salão do Automóvel de 2016 (Divulgação/Quatro Rodas)
Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 2.103 R$ 750
Farol (cada um) R$ 1.029 R$ 1.600
Retrovisor (cada um) R$ 1.034 R$ 600
Discos de freio (par) R$ 1.018 R$ 370
Pastilhas de freio (jogo) R$ 350 R$ 260
Amortecedores (os quatro) R$ 1.454 R$ 1.500

O que diz o proprietário

Nome: Fábio Tabarelli
Idade: 39 anos
Profissão: empresário
Cidade: Guarulhos (SP)

O que eu adoro:“É muito versátil e ignora as condições da via graças à elevada altura do solo: as suspensões independentes nas quatro rodas garantem conforto e estabilidade, no asfalto ou fora dele.”

O que eu odeio:“A transmissão CVT é o ponto fraco do carro: tem reações muito lentas, apresenta aquecimento no uso intenso em altas velocidades e ainda compromete acelerações, retomadas e até o consumo.”

Teste de desempenho e consumo (com gasolina) – Mitsubishi ASX 2.0 16V CVT AWD

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 33,7 s – 156,8 km/h
  • Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,5 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,8 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 9,1 s
  • Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,6 / 29,4 / 68,2 m
  • Consumo urbano: 6,9 km/l
  • Consumo rodoviário: 9,8 km/l

Ficha técnica – Mitsubishi ASX 2.0 16V CVT AWD

  • Preço: R$ 128.490
  • Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 16V, 1.998 cm3, 160 cv a 6.000 rpm, 25,5 mkgf a 4.200 rpm
  • Câmbio: automatico, 6 marchas, tração integral
  • Suspensão: McPherson(diant.) / multilink (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant.) / discos sólidos (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 225/55 R18
  • Dimensões: comp., 436 cm; largura, 178 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.480 kg; tanque, 60 l; porta-malas, 415 l
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