Mico? Peugeot Hoggar é cada vez mais procurada entre as picapes usadas
Descontinuada há bastante tempo, foi redescoberta pelo mercado e tem apresentado boa procura no segmento
Lançada em 2010, a Hoggar foi a primeira picape leve da história da Peugeot, que nasceu como metalúrgica, em 1810. A picape estreou nas versões de entrada X-Line, intermediária XR e na top de linha Escapade (mesmo nome da versão mais cara da perua 207 SW, que também adotava visual aventureiro).
As duas primeiras versões estavam equipadas com o motor 1.4 com 82 cv e 12,8 kgfm. Para os 1.135 kg de uma XR, era suficiente (a capacidade de carga é de 660 kg). A Escapade trazia motor 1.6 16V de 113 cv e 15,8 kgfm. A X-Line era a opção de trabalho, com rodas de aço sem calotas e acabamento simples. XR e Escapade eram voltadas para o lazer.
Todas contavam com o interessante degrau de acesso à caçamba, localizado na lateral. E também tinham, na época incomum, a garantia de três anos, pois uma das principais queixas dos consumidores em relação aos carros franceses (acontece até hoje) era sobre o custo da manutenção.
Uma curiosidade é que a Hoggar tinha as portas do 207 quatro-portas, menores que as das versões de duas portas.
E sempre tinha vigia basculante de série. Existia ainda uma política diferenciada com relação aos acessórios, que eram instalados nas concessionárias. O destaque era o teto solar. Ou seja, não houve Hoggar com teto solar de fábrica, pois todos os que foram colocados tiveram sua instalação na rede autorizada.
Mas algumas mudanças eram necessárias para que a Hoggar pudesse enfrentar a concorrência e os tempos não andavam fáceis, pois, além dos concorrentes tradicionais, até mesmo a já então ultrapassada Courier dava trabalho ao modelo da Peugeot.
Assim, na linha 2012, a X-Line ganha protetor de caçamba, direção assistida, novos revestimentos dos bancos e relógio digital. A XR recebe aquecimento interno e também novos revestimentos. E a Escapade, por sua vez, agrega computador de bordo.
No último ano de vida, modelo 2014, a Hoggar passou a dispor das versões Active e Allure, ambas com motor 1.4, uma vez que a Escapade já havia sido retirada de linha, levando junto o motor 1.6 16V.
Houve em muitos dos guias Melhor Compra, entre os usados, indicações para essa picape. Ela era barata, bem acabada e eficiente para o trabalho leve. E parece que os consumidores perceberam isso, pois ultimamente a procura por ela aumentou.
É difícil achar alguma com quilometragem baixa, mas seu preço ainda é interessante. A Hoggar tem suas qualidades. Mas olho vivo na manutenção, pois tende a ser mais cara que a média do segmento.
Problemas e defeitos comuns na Peugeot Hoggar
Ruídos de suspensão dianteira – Causados por buchas e pivôs, esses ruídos são relativamente comuns. Embora incomodem, não são graves e são baratos de arrumar.
Coxins de motor e câmbio – Quando quebram, causam vibração excessiva do conjunto, o que também incomoda bastante. O problema é causado principalmente por impactos no solo. O conserto custa relativamente pouco.
Vazamento de óleo – Quando as gotas de óleo aparecem no chão, verifique se o lubrificante não está saindo pelo sensor de temperatura do óleo, um defeito relatado em um bom número de unidades desse modelo e em outros Peugeot equipados com o motor 1.4.
Direção dura – Por causa desse problema, houve até recall, abrangendo também o vazamento de fluido hidráulico do sistema. Na hora da compra, verifique como está o comportamento da direção.
Vazamento de óleo da transmissão – Um problema que foi encontrado mesmo em carros com quilometragens baixas. A maior parte detectada nessas condições foi arrumada em garantia, mas mesmo assim fique atento.
A voz do dono
Nome: Hamilton Pereira Vaz da Silva
Idade: 53 anos
Profissão: comerciante
Cidade: São Paulo (SP)
O que eu adoro: “É confortável e econômico, nem parece uma picape quando estamos nela. Capacidade de carga e tamanho de caçamba também me atendem muito bem e esse foi um dos principais motivos para a aquisição dela.”
O que eu odeio: “Quebrei o para-choque dianteiro. Somando tudo, capa, aplique e grade, era uma verdadeira fortuna. O farol também teve um pequeno trincado, e na concessionária custaria mais de R$ 6.000!”
Preços médios da Peugeot Hoggar (KBB Brasil)
Modelo | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 |
Peugeot Hoggar Active 1.4 | – | – |
R$ 24.800
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R$ 28.629
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Peugeot Hoggar Allure 1.4 | – | – |
R$ 24.000
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R$ 26.300
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Peugeot Hoggar X-Line 1.4 |
R$ 24.473
|
R$ 27.847
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R$ 29.820
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R$ 30.881
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Peugeot Hoggar XR 1.4 |
R$ 26.010
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R$ 28.197
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R$ 31.078
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– |
Peugeot Hoggar Escapace 1.6 16V |
R$ 26.350
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R$ 28.800
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R$ 31.750
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R$ 33.300
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Preço das peças da Peugeot Hoggar
Pense também em um Ford Courier
Ford Courier Baseada no Fiesta antigo, foi produzida entre 1997 e 2013, ou seja, teve vida muito longa. Em 2000 teve o facelift da linha Fiesta, quando ganhou o novo motor Zetec RoCam 1.6. Tem uma enorme caçamba, com capacidade de carga de 750 kg, muito alta para um carro de apenas 1.045 kg. Era ágil, econômica e robusta, tanto que durou o que durou.