Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Santana quase foi transformado em picape nos anos 1980

O modelo chegou a sair do papel e ter um protótipo produzido, mas foi barrado pelo financeiro da fabricante

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 abr 2024, 09h35 - Publicado em 22 jul 2022, 18h49

Após revelar projetos de atualizações que não aconteceram para a Kombi, o designer e ex-Volkswagen Luiz Alberto Veiga, usou novamente sua conta do Instagram para mostrar outra proposta que não se tornou realidade. Este, porém, chegou mais perto de ganhar as ruas.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Desta vez, Veiga mostrou o que seria uma picape derivada do Volkswagen Santana no final dos anos 1980, que representaria a primeira e única baseada em um modelo médio no Brasil.

Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, mostra como teria sido uma provável picape derivada do Santana nos anos 80
Proposta chegou a virar um protótipo, mas não chegou à produção por barreiras financeiras (Arquivo pessoal/Reprodução)

“Esta proposta de uma pick-up derivada do Santana foi realizada inteiramente pela área de protótipo da ala 17 [em São Bernardo do Campo (SP)], com algumas recomendações da nossa área”, escreveu o designer na publicação, feita nesta sexta (22).

Continua após a publicidade

Mas ele foi além: mais do que apenas o desenho do projeto, revelou também a foto de um protótipo do modelo, com direito uma série de acessórios, ainda de aparência bem inicial. Entre eles, havia grade nos faróis, estribos laterais, barras traseiras e um santantônio com faróis de longo alcance. Adesivos laterais e traseiro também compunham o mock-up.

View this post on Instagram

A post shared by Luiz Alberto Veiga (@veigaluizalberto)

Há ainda mais história nos comentários. “Fizemos vários testes com este protótipo. A caçamba e vários componentes da parte traseira, vieram da pick-up VW Taro”, conta Guilherme Sabino. A Volkswagen Taro era nada mais do que uma Toyota Hilux que era vendida na Europa como Volks. 

Continua após a publicidade

Eram tempos de Autolatina e a picape, caso fosse aprovada, seria vendida como Volkswagen (Santana) e Ford (Versailles)). “Visava principalmente substituir a Ford Pampa com o fim da família Del Rey, pena que não seguiu adiante”, completa Sabino.

É difícil precisar as dimensões da picape, mas dá para imaginar que encostaria nos 5 metros de comprimento pela imensa caçamba em conjunto com a cabine simples e o longo capô do Santana. Seria um porte acima da Saveiro, parecido com o das clássicas UTE australianas, como a Ford Falcon Ute dos anos 2000, também baseada no sedã médio Falcon.

Enquanto a nova Kombi nunca existiu por exigências de segurança, a picape Santana não passou de um protótipo por questões financeiras, segundo Veiga. “No fim, como em muitas outras investigações, o projeto não atingiu um retorno financeiro necessário para justificar os grandes investimentos”, apontou. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.