Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volkswagen Santana quase foi transformado em picape nos anos 1980

O modelo chegou a sair do papel e ter um protótipo produzido, mas foi barrado pelo financeiro da fabricante

Por Guilherme Fontana 22 jul 2022, 18h49

Após revelar projetos de atualizações que não aconteceram para a Kombi, o designer e ex-Volkswagen Luiz Alberto Veiga, usou novamente sua conta do Instagram para mostrar outra proposta que não se tornou realidade. Este, porém, chegou mais perto de ganhar as ruas.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Desta vez, Veiga mostrou o que seria uma picape derivada do Volkswagen Santana no final dos anos 1980, que representaria a primeira e única baseada em um modelo médio no Brasil.

Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, mostra como teria sido uma provável picape derivada do Santana nos anos 80
Proposta chegou a virar um protótipo, mas não chegou à produção por barreiras financeiras Arquivo pessoal/Reprodução

“Esta proposta de uma pick-up derivada do Santana foi realizada inteiramente pela área de protótipo da ala 17 [em São Bernardo do Campo (SP)], com algumas recomendações da nossa área”, escreveu o designer na publicação, feita nesta sexta (22).

Continua após a publicidade

Mas ele foi além: mais do que apenas o desenho do projeto, revelou também a foto de um protótipo do modelo, com direito uma série de acessórios, ainda de aparência bem inicial. Entre eles, havia grade nos faróis, estribos laterais, barras traseiras e um santantônio com faróis de longo alcance. Adesivos laterais e traseiro também compunham o mock-up.

View this post on Instagram

A post shared by Luiz Alberto Veiga (@veigaluizalberto)

Há ainda mais história nos comentários. “Fizemos vários testes com este protótipo. A caçamba e vários componentes da parte traseira, vieram da pick-up VW Taro”, conta Guilherme Sabino. A Volkswagen Taro era nada mais do que uma Toyota Hilux que era vendida na Europa como Volks. 

Eram tempos de Autolatina e a picape, caso fosse aprovada, seria vendida como Volkswagen (Santana) e Ford (Versailles)). “Visava principalmente substituir a Ford Pampa com o fim da família Del Rey, pena que não seguiu adiante”, completa Sabino.

É difícil precisar as dimensões da picape, mas dá para imaginar que encostaria nos 5 metros de comprimento pela imensa caçamba em conjunto com a cabine simples e o longo capô do Santana. Seria um porte acima da Saveiro, parecido com o das clássicas UTE australianas, como a Ford Falcon Ute dos anos 2000, também baseada no sedã médio Falcon.

Enquanto a nova Kombi nunca existiu por exigências de segurança, a picape Santana não passou de um protótipo por questões financeiras, segundo Veiga. “No fim, como em muitas outras investigações, o projeto não atingiu um retorno financeiro necessário para justificar os grandes investimentos”, apontou. 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês