Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quando o compartilhamento de peças entre os carros foi longe demais

Compartilhar peças é comum, mas há casos inusitados em que os modelos não mereciam ter sua intimidade invadida

Por Fábio Black
Atualizado em 9 dez 2022, 11h16 - Publicado em 9 dez 2022, 10h59
F40 e Fiat Uno
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Ferrari F40 x Fiat Uno

Eram outros tempos. Os carros da Ferrari não eram tão sofisticados no acabamento como são hoje. Mas encontrar componentes da Fiat no cockpit de uma F40, talvez o carro mais icônico do século 20, como teclas de faróis, saídas de ar e haste indicadora de direção de modelos da mesma época, como o Uno, causa uma sensação de déjà-vu um tanto quanto estranha.

Alla grande famiglia

MAREA
(Reprodução/Quatro Rodas)

Ao melhor estilo da grande família italiana no almoço de domingo: o primo Lancia Thema emprestou suas lanternas traseiras para o primo Fiat Marea que vivia no Brasile, quando este precisou retocar seu visual, a partir de 2001. Quase ninguém notou.

Ford ou Fiat?

KA Palio
(Reprodução/Quatro Rodas)

Quando você entrar em um Ford Ka europeu e tiver a impressão de estar em um Fiat Palio, não se assuste. O Ford Ka comercializado nos países europeus utilizou o mesmo painel de instrumentos do Fiat Palio, mudando apenas a tipologia.

Primos univitelinos

Doblo e Fiorino
(Reprodução/Quatro Rodas)

O Fiat Doblò, que existiu no Brasil de 2001 a 2021, fez um tipo de doação de órgãos em vida, ao ceder suas lanternas traseiras para o Fiat Fiorino Furgão, a partir da linha 2010. Para os nostálgicos do Doblò resta admirar a traseira das Fiorino Brasil afora.

Continua após a publicidade

Design Lavoisier

Pagani e Rover
(Reprodução/Quatro Rodas)

Horacio Pagani deve ter se inspirado no francês Lavoisier (nada se perde, tudo se transforma) ao utilizar no superesportivo Zonda, de 1999, o mesmo controle de climatização que equipava o Rover 45, fabricado entre 1990 e 2005.

Lanterna multiúso

Punto e Toro
(Reprodução/Quatro Rodas)

A Stellantis deve se orgulhar do design de peças. Mas temos uma que ganhou o prêmio de mais versátil. Esta “luz de ré” é utilizada no Alfa Romeo Mito, Fiat Punto e, pasmem, na Fiat Toro. E o melhor, parece que foi feita para eles exclusivamente.

Do luxo à carga pesada

Sprinter SLR
(Reprodução/Quatro Rodas)

Donos de furgão Mercedes Sprinter têm um supertrunfo na hora de defender seu carro entre amigos. Isso porque a chave de setas utilizada no Mercedes-Benz Sprinter é a mesma do superesportivo Mercedes SLR, feito em parceria com a McLaren.

Continua após a publicidade

Porsche é Fusca?

Fusca e Porsche
(Reprodução/Quatro Rodas)

Fusca é Porsche? Sim, podemos dizer que são irmãos, um feito para as massas e o outro feito para ser exclusivo. Isso não quer dizer que não possam ter características semelhantes, como motor, faróis e calotas, por exemplo.

Requinte off-road

Jeep e MAserati
(Reprodução/Quatro Rodas)

O Jeep Renegade tem uma proposta de SUV inspirado nos jipes de guerra. Com design que remete a robustez e a sensação de ser um carro que “sobe parede”. Mas seu painel veio de um gran turismo italiano que esbanja estilo e sobriedade: Maserati Ghibli.

Iluminação francesa

1007-x-hoogar
(Reprodução/Quatro Rodas)

A estilosa minivan compacta Peugeot 1007 foi lançada em 2004, na França, e nunca veio ao Brasil. Mas se fez presente ao emprestar suas lanternas para a picape Hoggar, que estreou aqui em 2010. Quem
vê pensa que foram feitas sob medida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.