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Volkswagen revela “Passat elétrico” sem maçanetas e com 620 km de alcance

Futuro topo da família ID., sedã de quase 5 m de comprimento é feito ao gosto do mercado chinês para brigar com Tesla Model 3 e BMW i4

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 nov 2022, 18h50 - Publicado em 27 jun 2022, 12h56

Para superar a Tesla até 2025, a Volkswagen vem lançando sua família de carros elétricos ID., inclusive com planos “quentes” para o Brasil. Se aqui teremos os ID.3 e ID.4, o exterior já sabe o que esperar do ID. Aero, primeiro sedã elétrico da alemã.

Com lançamento previsto para 2023, o ID. Aero foi apresentado em versão de pré-produção, com design quase final. Ainda que, no ano que vem, apenas China e Europa devam ter o sedã à venda, a Volkswagen o considera um lançamento “mundial”, de modo que outros mercados seguem em espera.

Volkswagen ID. AERO
Tecnologia IQ. Light envolve até o logotipo da marca na traseira (Divulgação/Volkswagen)

Estilo sóbrio

Como de costume, a montadora teve abordagem bem conservadora no design do sedã. Ainda que o ID. Aero seja posicionado como o modelo mais luxuoso da sua família, o estilo externo segue bem modelos mais baratos, como o ID.3.

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Volkswagen ID. AERO
(Divulgação/Volkswagen)

Isso fica mais claro na dianteira, com faróis e para-choque de desenho bem conhecido. A tira de leds que une as luzes está presente, assim como faróis auxiliares na parte inferior.

Os destaques do modelo vêm da busca de aerodinâmica perfeita: feito na mesma plataforma modular MEB, o ID. Aero tem colunas A bem inclinadas e um habitáculo que forma um arco bem suave, a fim de conduzir o ar da melhor maneira possível.

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Plataforma MEB permite balanços menores, otimizando o espaço interno
Plataforma MEB permite balanços menores, otimizando o espaço interno (Divulgação/Volkswagen)

Com quase 5 m de comprimento, o sedã será um dos maiores veículos da Volkswagen no mundo, o que ajuda a disfarçar o tamanho das imensas rodas de aro 22, com desenho eficiente. A união de forma e função também vale às maçanetas, que sequer são retráteis e foram substituídas por uma touchscreen. Imagens do interior não foram reveladas até o momento.

Mecânica conhecida

A Volkswagen não detalhou informações mecânicas do sedã, mas espera-se algo parecido com o ID.5 GTX, que utiliza um motor em cada eixo, com tração integral. O SUV cupê esportivo tem pico de 300 cv e 46,9 kgfm — números que podem ser superados pelo ID. Aero.

A VW, entretanto, confirmou que o sedã terá baterias de 77 kWh, garantindo autonomia de 620 km em ciclo WLTP. Assim, o modelo deverá rivalizar com o BMW i4, que em sua versão mais poderosa entrega 544 cv de potência e 510 km de autonomia, e com o Tesla Model 3.

Volkswagen ID. AERO

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