Novos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid têm inédito motor 1.5 GSE Turbo
Versões europeias dos SUVs são equipadas com o motor GSE 1.5 turbo feito especialmente para o trem de força híbrido leve
A dupla de SUVs da Jeep, Renegade e Compass, tem uma nova opção ecológica na Europa. Além das já existentes versões híbridas plug-in 4xe, que estreia no Brasil em 2022, está lançando a variante E-Hybrid, um híbrido leve que estreia um novo motor da família GSE Turbo.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Trata-se de um inédito motor quatro-cilindros 1.5 turbo com injeção direta da família GSE Turbo, a mesma dos 1.0 T3 e 1.3 T4 que estrearam no Brasil em 2021 em modelos da Fiat e Jeep.
Este motor foi desenvolvido com foco na eficiência e justamente para ser usado com um sistema híbrido leve. Por isso, trabalha sempre no ciclo Miller (mais eficiente), com uma taxa de compressão de 12,5:1 e sistema de injeção direta de alta pressão, operando em até 350 bar. Sendo assim, gera 131 cv e um bom torque de 24,5 kgfm.
Aliado ao motor a gasolina está um motor elétrico de 48 volts, que entrega 20 cv e 5,6 kgfm. A transmissão é nova 7HDT300 com dupla embreagem e 7 marchas, responsável por jogar toda a força nas rodas dianteiras. O conjunto fica completo com um sistema regeneração da energia das frenagens, que alimenta a bateria.
O motor elétrico é capaz, também, de atuar sozinho em determinadas situações, como dando partida, durante manobras em marcha ré ou condução em marcha lenta, e também durante um engarrafamento usando o sistema “stop & go”. A Jeep não divulgou números de consumo, mas promete que estas novas versões são 15% mais eficientes que as a combustão.
Focada na sustentabilidade, a Jeep preparou uma versão especialmente ecológica para seus SUVs. A Upland estará disponível durante o lançamento e é feita com materiais “sustentáveis e ecologicamente corretos” desde a tinta da carroceria, até o acabamento interno.
A versão amiga do meio ambiente tem carroceria na nova e exclusiva cor “Matter Azur” e teto preto. As rodas de liga leve são de 17’’, no Renegade, e 18’’, no Compass. Já as grades e as placas de proteção traseiras apresentam acabamento em MetaKrome bronze, enquanto o capô ostenta um adesivo preto para dar mais estilo aos SUVs.
Por dentro, a Jeep destacou os novos bancos SEAQUAL, feitos a partir de plástico reciclado retirado do Mar Mediterrâneo. O material foi transformado em uma fibra de poliéster e misturado com outras fibras naturais para fazer o tecido dos assentos. Outras partes como o forro do teto e os tapetes também são produzidos com matéria-prima sustentável.
Na parte tecnológica, os veículos tem tela multimídia de 8,4’’ e 10,1’’ (exclusiva para o Compass) com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, além de compatibilidade com os assistentes de voz Amazon Alexa e Google Voice Assistant.
Na lista de equipamentos, chama a atenção o sistema de condução autônoma de nível 2, que combina o controle de cruzeiro adaptativo com o assistente de permanência em faixa para ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória.
Para reforçar a segurança, a lista inclui ainda frenagem autônoma de emergência, com reconhecimento de pedestres e ciclistas ( somente no Compass), alerta de fadiga, reconhecimento de semáforo e Intelligent Speed Assist, que ajuda o motorista a não ultrapassar o limite de velocidade da via.
Os pedidos começam hoje na França, Alemanha e Itália. Posteriormente, ele estará disponível em outros mercados da Europa, como Bélgica, Holanda e os países nórdicos. Além da edição especial Upland, os modelos também estarão disponíveis nas versões Longitude, Night Eagle, Limited, e S. Os valores ainda não foram divulgados.