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Híbrido que faz 50 km/l, Jeep Compass S 4xe está homologado ao Brasil

Versão intermediária da linha Compass híbrida, modelo usará 1.3 turboflex atual junto a motor elétrico no eixo traseiro

Por Eduardo Passos Atualizado em 9 nov 2021, 23h54 - Publicado em 3 nov 2021, 13h47
Versão intermediária foi escolhida para estrear o Compass híbrido no Brasil
Versão intermediária foi escolhida para estrear o Compass híbrido no Brasil Jeep/Divulgação

Com a indústria em câmera lenta pela falta de matérias-primas, a Jeep deu mais um passo rumo à sua promessa de lançar carros híbridos no Brasil. Como já adiantamos, a honra será dada ao Compass, que agora tem sua versão com motor elétrico definida e homologada.

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O estreante é o Jeep Compass S 4xe, revelado por dados obtidos por QUATRO RODAS. Lá fora, o SUV ocupa posição intermediária entre os Compass híbridos — acima do Limited 4xe e abaixo do Trailhawk 4xe — e, além do motor 1.3 turboflex de 185 cv já usado nos modelos atuais, terá um motor elétrico no eixo traseiro.

Em modo elétrico, o carro passa a ser impulsionado apenas pelo motor elétrico de 60 cv instalado no eixo traseiro, com autonomia para rodar até 50 km sem gastar gasolina. 

Mudanças estéticas mais notáveis são os detalhes em azul nos emblemas e carroceria
Mudanças estéticas mais notáveis são os detalhes em azul nos emblemas e carroceria Divulgação/Jeep

Quando aliado ao 1.3, entretanto, a dupla chega aos 245 cv, com 50 km/l de consumo médio. Ao contrário dos 4×4 normais, o sistema do Compass destina um motor para cada eixo, eliminando componentes mecânicos como cardãs e diferenciais que acrescentam peso e complexidade à manutenção do modelo a diesel, por exemplo.

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Em termos estéticos pouco muda. O que chamará a atenção, claro, é a portinhola extra para carregamento da bateria de 11,4 kWh. Afinal, trata-se de um híbrido plug-in e é possível recarregar a bateria sem depender do motor 1.3.

Motor elétrico fica sobre o eixo traseiro, garantindo tração 4x4 sem necessidade de eixo cardan
Motor elétrico fica sobre o eixo traseiro, garantindo tração 4×4 sem necessidade de eixo cardan Divulgação/Jeep

O motorista ainda dispõe de um seletor de modos que inclui regime híbrido, elétrico e de recuperação, no qual a energia dissipada nas pela frenagem ajuda a recarregar as baterias de forma mais intensa.

Interior não muda em relação ao Compass brasileiro
Interior não muda em relação ao Compass brasileiro Divulgação/Jeep

O novo Jeep Compass S 4xe chegará às lojas brasileiras até meados de 2022. O preço estimado gira em torno dos R$ 280.000.

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