Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Moskvich será recriada para montar elétricos da JAC em fábrica da Renault

Russos planejam parceria com chineses para driblar sanções econômicas; empresa de origem soviética montará até elétricos da JAC

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 jul 2022, 18h08

Após a nacionalização da operação da Renault na Rússia, já estava definido que a fábrica da francesa em Moscou poderia continuar em operação. A estratégia da prefeitura de Moscou, quem agora comanda a planta, é recriar a marca Moskvitch, uma fabricante criada na União Soviética e que faliu em 2006. Agora os planos estão mais claros: querem montar carros elétricos da JAC ali.

Com a ajuda da fabricante de caminhões Kamaz, que já tem parceria com a JAC, os russos estariam negociando a possibilidade de usar design e o projeto dos carros elétricos da JAC para fabricá-los na Rússia.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, já havia revelado a intenção de fabricar carros elétricos com a marca Moskvitch. Jornais russos apontam, inclusive, que a marca Moskvich poderia ressurgir já no final de 2022.

linha jac moskvich
(Reprodução/Internet)

A operação teria início com uma operação de montagem de carros da JAC importados semi-desmontados (SKD), para até 2024 evoluir para um processo CKD, com carros chegando em kits para montagem, com direito a processos de soldagem e pintura.

Em 2023 a fábrica montaria pelo menos 50.000 carros, incluindo 10.000 elétricos, passando a 80.000 carros, sendo 20.000 elétricos, em 2024. A fabricação local, de fato, será algo para o futuro da empresa. 

Um slide vazado mostra quais carros pretendem montar na Rússia como forma de driblar as sanções de outros países. Há carros vendidos no Brasil, como o JAC T60 Plus e sua versão elétrica e-JS4, o sedã A5 e o SUV X8, uma versão atualizada do JAC T80 vendido no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.