A partir de R$ 90.000: oito opções de carros híbridos e elétricos usados
Com vendas em alta entre os zero-quilômetro, os carros híbridos e elétricos aparecem cada vez mais nas lojas de seminovos – e com preços atraentes
Nunca se venderam tantos carros híbridos e elétricos no Brasil, mas não é por acaso: a oferta de modelos desses segmentos tem crescido exponencialmente nos últimos anos, isso sem falar na “popularização” das opções, com preços cada vez mais atraentes – ou menos caros.
De acordo com a Anfavea, a associação das fabricantes, foram comercializados 19.764 híbridos de janeiro a julho de 2022, ante 16.602 no mesmo período de 2021. Ou seja, um crescimento de 19%. Entre os elétricos, o aumento impressiona: 315%, passando de 922 nos primeiros sete meses do ano passado para 3.834 em 2022.
São números absolutos ainda tímidos, mas bem próximos dos 2,8% de participação no mercado dos automóveis novos movidos apenas a gasolina. Juntos, híbridos e elétricos representam uma fatia de 2,5% nas vendas de modelos zero-quilômetro.
Com uma frota reforçada mês a mês, cresce o interesse por veículos que podem rodar sem queimar combustível, mesmo que por trechos curtos.
Tem sido cada vez mais comum encontrar modelos desse tipo no segmento de usados, conforme observado tanto em lojas físicas de revendedores como em anúncios divulgados nas plataformas de vendas online – embora ainda não existam números compilados por associações ou empresas do ramo sobre o comércio dos eletrificados no Brasil.
De olho nesse mercado, separamos algumas das melhores opções de híbridos e elétricos usados disponíveis. Os híbridos possuem maior número de ofertas pelo histórico longevo no Brasil, enquanto os 100% elétricos, ainda recentes, são mais escassos.
Em todos os casos, vale o alerta de checar o estado dos motores e das baterias, que costumam ter garantia entre oito e dez anos, em geral. As nossas indicações foram balizadas por esse fator. Também é necessário estabelecer qual deles se adéqua melhor às suas necessidades.
Carros Híbridos
Ford Fusion – A partir de R$ 85.000 (2014)
A segunda geração do Fusion híbrido chegou ao Brasil em 2013 com um motor 2.0 a gasolina e outro elétrico que, juntos, rendiam 188 cv. Em nossos testes, chegou às médias de 19,2 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2014 | R$ 90.000 |
2015 | R$ 103.000 |
2016 | R$ 110.000 |
2017 | R$ 130.000 |
Lexus CT200H – A partir de R$ 109.900 (2017)
“Primo rico” do Prius, é com ele que o CT200h compartilha a mecânica, somado a um bom nível de acabamento e equipamentos. Os motores 1.8 a gasolina e elétrico entregam 136 cv e, a partir de 2017, o modelo tem visual atualizado.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2017 | R$ 112.000 |
2018 | R$ 119.000 |
2019 | R$ 165.000 |
– | – |
Toyota Prius – A partir de R$ 88.000 (2016)
Uma das escolhas mais óbvias entre os híbridos, opte pelos Prius a partir de 2016, já em sua última geração e com visual futurista. Os motores são os mesmos do Lexus ao lado, com 136 cv. Ele passa por uma reestilização em 2019.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2016 | R$ 90.000 |
2017 | R$ 105.000 |
2018 | R$ 120.000 |
2019 | R$ 170.000 |
Volkswagen Golf – A partir de R$ 210.000 (2020)
Com 99 unidades vendidas, todas azuis, o Golf GTE promete acelerar como um GTI, mas consumindo menos. Seus 204 cv resultam da combinação entre o motor 1.4 turbo e o elétrico. A maioria está em posse da locadora Unidas.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2020 | R$ 210.000 |
Volvo XC40 – A partir de R$ 274.000 (2020)
Foram só dois anos de vendas no Brasil, o que torna o XC40 híbrido raro. Ele combina um motor 1.5 e outro elétrico que, juntos, rendem 262 cv. O modelo é boa opção para quem quer o Volvo, mas não deseja se preocupar com recargas.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2020 | R$ 280.000 |
2021 | R$ 290.000 |
2022 | R$ 310.000 |
Carros elétricos
Renault Zoe – A partir de R$ 129.900 (2019)
Ao contrário do Leaf, o Zoe ainda tem oferta limitada de usados e apenas unidades 2019 e 2022. São 110 cv, 22,9 kgfm e 300 km de autonomia no primeiro e 135 cv, 25 kgfm e 385 km no segundo. O visual também muda entre eles.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2019 | R$ 140.000 |
2022 | R$ 210.000 |
Nissan Leaf – A partir de R$ 189.000 (2020)
O Leaf possui boa oferta de usados e segue quase inalterado na linha 2023, mas, antes disso, tem limitações pelo tipo de plugue de recarga. O motor oferece 150 cv e 32,6 kgfm, e a autonomia prometida pela Nissan é de até 272 km.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2020 | R$ 210.000 |
2021 | R$ 270.000 |
2022 | R$ 293.000 |
BMW i3 – A partir de R$ 229.900 (2020)
Embora tenha chegado em 2014 predominantemente com um motor a gasolina como gerador, o i3 também recebeu versões 100% elétricas. A partir do modelo 2020, são 170 cv e 25,5 kgfm, com autonomia estimada em 355 km.
Preço médio dos usados
Ano/modelo | Preço |
2020 | R$ 240.000 |
2021 | R$ 270.000 |
2022 | R$ 300.000 |